Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, abril 25, 2012

Bannach será o 2º município a receber o selo “Município Verde” no Pará

VALBER: “70% de nossa população esta na zona rural, precisamos nos adequar ecologicamente para desenvolver” Se depender do empenho do Prefeito Valber Milhomem (PSB), Bannach, no sul do Pará, será o segundo município paraense a conquistar o título de “Município Verde”. O primeiro é Paragominas, que atualmente serve de modelo para o Pará e Brasil em desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente.

Após realizar o primeiro Seminário Regional de Desenvolvimento Sustentável do sul do Pará, que aconteceu nos últimos dias 12 a 14, Valber foi para Belém onde está desenvolvendo uma força tarefa dentro da Secretaria Extraordinária de Municípios Verdes para que Bannach seja declarada “Município Verde”, pois segundo ele todas as exigências para a classificação já foram sanadas.


As políticas sociais de todos os órgãos estaduais e federais são condicionadas ao desembargo e adequação ambiental, que em outras palavras é o município que está em total conformidade com as exigências para proteção do meio ambiente.


Segundo o prefeito, além de proteger o meio ambiente a sua meta é deixar o município apto a receber recursos de todos os seguimentos. “O selo 'Município Verde' colocará o nosso município na condição de prioridade para acessar recursos de todos os órgãos Federais e Estaduais, por isso vamos passar a ser o 2º Município Verde do Estado do Pará”, explicou Válber.


Desde que assumiu o executivo em janeiro de 2009, com uma visão de vanguarda Valber já deu início a política ambiental e hoje o município já preenche todos os requisitos para ser classificado 'Município Verde', restando apenas à certificação oficial, o que dará a Bannach a condição de receber mais investimentos por parte do governo do Estado e Federal.


OUTROS: Para ser considerado 'Município Verde', o município deve cumprir sete metas, da resolução 01 da COGES/PMV, que são elas: 1ª - Celebrar Pacto de prevenção e combate ao desmatamento ilegal; 2ª - Constituir e por para funcionar o Grupo Municipal de combate ao desmatamento ilegal; 3ª - Possuir mais de 80% do seu território cadastrável inserida no Cadastro Ambiental Rural (CAR); 4ª - Possuir estrutura para o monitoramento, fazendo a verificação em campo dos focos de desmatamento; 5ª - Não fazer parte da lista de municípios embargados pelo Ministério do Meio Ambiente; 6ª - Manter o volume anual do desmatamento ilegal abaixo dos 40 km2 (PRODES) ou de 20 Km2 (SAD ou DETER); 7ª - Introduzir nas escolas municipais noções de Educação Ambiental. “Todas essas metas já foram priorizadas desde o início de nossa gestão”, explicou Valber.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...