Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, junho 01, 2012

Doenças do fumo consomem 30% do dinheiro destinado ao SUS

Com a quantia seria possível, por exemplo, dobrar oferta de casas populares dentro do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, ou cobrir com folga investimento previsto em 2012 para saneamento básico em todo o país.

André Trigueiro Rio de Janeiro
                                                                                
Nesta quinta-feira, ontem (31) foi o Dia Mundial sem Tabaco. Você vai ver quanto custa, para todos os brasileiros, tratar a saúde de quem fuma. São os efeitos do fumo nas contas do SUS.
Sessenta anos fumando cigarros, 40 por dia. Até o raio-x confirmar enfisema.

"O enfisema não cura. Com o tratamento ele cicatriza. Ele está cicatrizado, só que fica com a saúde flácida, qualquer gripe pode tornar pneumonia", diz a aposentada Vilma Ramos.
Um arsenal de remédios ajuda dona Vilma a controlar a doença. Um tratamento caro e sem plano de saúde, ela recorreu ao SUS.

“Tomografia todo ano, os medicamentos todos eu ganho", conta ela.
O maior estudo já feito no Brasil sobre os custos do tabagismo para a saúde pública revela que o país gasta com o tratamento dos fumantes, cerca de três vezes mais do que arrecada com cigarros. São quase R$ 21 bilhões. Com esse dinheiro seria possível, por exemplo, dobrar a oferta de casas populares dentro do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, ou cobrir com folga o investimento previsto em 2012 para saneamento básico em todo o país.

O secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, disse que os números servem para a reflexão de todos: governo e sociedade:

“É muito importante termos em mente o mal causado pelo tabagismo. Um descompasso entre o que se arrecada de tributos com a indústria do tabaco e o que se gasta com esse hábito, esse hábito maléfico para a saúde”.


No Dia Mundial sem Tabaco, um posto de saúde do Rio de Janeiro checava o nível de monóxido de carbono no pulmão.

“0.96, isso é ruim, horrível”, revela um mulher.
Seu José já sofreu quatro infartos por causa do cigarro.

“Passou do 3.0. Pesado. É para você parar mesmo”, orienta um médico.

“Eu vou tentar parar, eu vou conseguir”, deseja José.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...