Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, agosto 30, 2012

Doenças no coração e pulmão são as que mais afetam fumantes, diz médico

Especialista falou sobre o vício no Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Brasil tem 25 milhões de fumantes e 200 mil morrem por ano.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado nesta quarta-feira (29) e a data serve para alertar sobre os problemas relacionados ao vício que atingem milhões de brasileiros. 

Médico em Santos, no litoral de São Paulo, fala sobre os problemas de saúde que o cigarro provoca.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 200 mil pessoas morrem por ano em consequência do cigarro. 

No Brasil, existem 25 milhões de fumantes e o tabagismo está relacionado ao surgimento de mais de 50 doenças. Os problemas no coração e do pulmão são as que mais afetam os fumantes.

Segundo o pneumologista Alex Macedo, o câncer é a doença responsável pelo maior número de mortes relacionadas ao tabagismo. "Dos tipos de câncer relacionados ao tabaco, o principal em termo de mortalidade, é o pulmonar, mas temos o câncer de laringe, de língua, de boca, de traqueia, de esôfago, de bexiga, que tem incidência maior em quem fuma", explica.

O médico diz ainda que o índice de tabagistas no Brasil está diminuindo. "O país tomou algumas medidas governamentais no sentido da baixa do consumo de tabaco e de cigarros no país e isso realmente tem reflexo, mas só vamos colher frutos daqui a 30 anos. 


Hoje nós ainda estamos fazendo a manutenção do tabagismo da década de 1970, que era muito alto", diz.

Segundo Macedo, diminuir o número de cigarros não ajuda no combate ao vício. Ele diz que as doenças estão relacionadas à algumas substâncias ligadas ao refino do tabaco e que induzem a tumores. 


Por isso ele afirma que a diminuição é até um risco. "Toda diminuição tem que ter um objetivo, a pessoa tem que estar disposta a parar. Isso é extremamente produtivo e ajuda no processo da retirada do tabaco. Essa medida tem que ser a curto e médio prazo. Se a pessoa disser que está diminuindo o cigarro há três anos, isso não vai funcionar", explica.

O médico lembra ainda que essa redução deve ser supervisionada por um profissional. "Quase todas as tentativas de parada de tabagismo que são feitas de maneira espontânea tem no máximo 20% de sucesso. 


Quando você tem um acompanhamento médico, psicoterápico e quando você recebe alguma medicação que ajuda, esse sucesso chega até a 65%", finaliza.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...