Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, outubro 09, 2012

Eleito pela 6ª vez em Aguaí, Biazzo é o prefeito mais velho do Brasil

Representante do PMDB, Tião comandou a cidade pela 1ª vez com 37 anos.
Ele venceu o candidato Dr. Gutemberg (PPS) com 44,47% dos votos válidos.

Tião Biazzo é o prefeito mais velho do Brasil, eleito com 89 anos (Foto: Divulgação/PMDB) 
Tião Biazzo é o prefeito mais velho do Brasil, eleito
com 89 anos (Foto: Divulgação/PMDB)
 
O prefeito mais velho do Brasil, Tião Biazzo (PMDB), de 89 anos, conquistou no domingo (7) seu sexto mandato para comandar o município de Aguaí (SP). Biazzo venceu Dr. Gutemberg (PPS) com 8.063 votos, o que corresponde a 44,47% dos votos válidos.

Veja a apuração completa de Aguaí

Avesso a entrevistas e até mesmo a conversas por telefone, Biazzo contou à reportagem do G1 por e-mail como foi a campanha e ainda comentou sobre o desafio para os próximos quatro anos.

O prefeito eleito para a gestão 2013/2016 superou as dificuldades da idade e o preconceito. “A idade não pode determinar o futuro de uma cidade e de sua gente. Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições. Preconceitos existiram, mas a maioria dos eleitores avaliou a idade como experiência e reconheceu tudo o que eu já havia feito pela nossa cidade”, comemorou Biazzo que enfrentou a campanha com muita disposição.
Confira o raio-x da sua cidade (Foto: Arte/G1)Confira o raio-x da sua cidade (Foto: Arte/G1)
“Campanhas eleitorais são sempre muito desgastantes e cansativas em qualquer idade. Porém, com toda certeza, aos 89 anos é bem mais complicado, pois o vigor físico já não é mais o mesmo das disputas anteriores. Mesmo assim tenho muita disposição e participei intensamente de toda campanha. Além disso, tenho uma equipe bastante eficiente e a experiência das outras nove campanhas disputadas nos dá a tranquilidade para superar tudo com muita disposição”, afirmou.

Experiência

Sebastião Biazzo foi prefeito de Aguaí nos mandatos de 1960 a 1963, 1969 a 1972, 1983 a 1988, 1993 a 1996 e 2005 a 2008. Disputou também os pleitos de 1951, 1976, 2000 e tentou a reeleição em 2008.


Essa é a décima eleição que Sebastião Biazzo disputou para o cargo majoritário. Foi vereador de Aguaí de 1964 a 1968 e presidente da Câmara durante os cinco anos de mandato. “A idade avançada contribui com a experiência, afinal, são mais de 20 anos só no cargo de prefeito”, avaliou.

Para os eleitores de Aguaí, que tem pouco mais de 32 mil habitantes, Biazzo é o administrador que garante a cidade limpa, os serviços públicos em ordem e evita o atraso dos salários dos servidores municipais. Mas a boa fama não o isenta de enfrentar os desafios que cidade apresenta.

“Aguaí viveu um verdadeiro caos nos últimos três anos e precisa ser reestruturada. Me propus a assumir essa responsabilidade, pois sei que posso administrá-la até que a cidade se recupere. Enfrentar esse desafio será o combústivel que me dará forças”, finalizou.

Tião Biazzo foi prefeito de Aguaí pela primeira vez com 37 anos (Foto: Divulgação/PMDB) 
Tião Biazzo entrou para a vida política ainda jovem
em Aguaí (Foto: Divulgação/PMDB)
 
Biografia

Sebastião Biazzo nasceu em 20 de janeiro de 1923, em São João da Boa Vista (SP). Neto de imigrantes italianos, Tião Biazzo, como ficou conhecido, vendeu frutas para ajudar a família e foi caminhoneiro.


Morou em São Paulo dos 16 aos 18 anos, idade com que se mudou para Aguaí e comprou seu primeiro caminhão. Quando foi eleito pela primeira vez, Tião Biazzo possuía uma frota com cerca de 50 caminhões que transportava couro salgado para os curtumes da região. Seus negócios eram centralizados em Aguaí, São Paulo e Rio de Janeiro. Biazzo fez fortuna como empresário do agronegócio e atualmente investe em plantações de soja.

Apontado como um dos homens mais ricos da cidade, Biazzo tem hábitos simples e modestos, como usar apenas um Fusca e dormir no mesmo local em que armazena grãos para venda.
Carreira política

O primeiro mandato de Biazzo foi conquistado aos 37 anos, na década de 1960, pelo PTB. Avesso a campanhas, ele não faz comícios nem pede votos, mas mantém um eleitorado cativo.

Para os eleitores, Biazzo é um ícone na cidade por ter alguns costumes próprios, como o fato de ter levantado um monumento aos mortos da família. No principal cemitério da cidade, ele mandou construir esculturas representando cada um dos parentes que morreram.
O mausoléu da família chama a atenção dos visitantes pelas dimensões em tamanho natural das esculturas que foram dispostas em volta de uma grande mesa, como a Santa Ceia de Cristo.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...