Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, dezembro 24, 2012

EUA incluem focas do Ártico em lista de animais em risco de extinção

Derretimento no Ártico afeta habitat de duas espécies de focas, diz NOAA.
Decisão vai levar à revisão de financiamento de projetos que afetem focas.

Duas espécies de focas encontradas no Ártico foram incluídas em uma lista de animais em risco de extinção mantida pelos Estados Unidos, informa o órgão americano responsável pelos mares e pela atmosfera, o NOAA.
Segundo o NOAA, a foca anelada (Pusa hispida) e a foca-barbuda (Erignathus barbatus) foram reconhecidas oficialmente como em risco devido à perda de habitat pelo derretimento do gelo no Oceano Ártico. Os ursos polares já integravam a lista, informou uma nota do órgão nesta sexta-feira (21).

Filhote de foca anelada deixa caverna de neve; espécie vai receber medidas de proteção devido à ameaça, diz NOAA (Foto: Michael Cameron/NOAA/Reuters) 
Filhote de foca anelada deixa caverna de neve; espécie vai 
receber medidas de proteção devido à ameaça, diz NOAA 
(Foto: Michael Cameron/NOAA/Reuters)
 
A Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção dos EUA, que define uma lista de animais nestas condições que requerem cuidados especiais para sua preservação, diz que uma espécie em risco "é qualquer espécie que possivelmente se tornará ameaçada em um futuro próximo, em todo seu habitat ou em uma porção significativa dele". Portanto, as espécies de focas estão a um degrau de serem consideradas em grande ameaça de extinção, diz o NOAA.

A decisão não vai resultar em restrições imediatas a ações humanas, como caça ou pesca de subsistência realizada por nativos no Alasca, diz o órgão dos EUA.
No entanto, fundos federais que financiem projetos com potencial para atingir as espécies de focas devem ser revistos. A medida visa garantir proteção às focas, segundo o NOAA.
Degelo no Ártico

"Nossos pesquisadores revisaram extensamente as melhores informações científicas sobre o assunto. Eles concluíram que houve redução significativa no gelo oceânico [do Ártico] e que esta mudança deve atingir a população de focas", disse o diretor de proteção ambiental do NOAA para o Alasca, Jon Kurland, em entrevista ao site da instituição.


Foca barbuda no litoral do Alasca, nos Estados Unidos (Foto: John Jansen/NOAA/Reuters) 
 
Foca-barbuda no litoral do Alasca, nos Estados Unidos 
(Foto: John Jansen/NOAA/Reuters)
 
O órgão federal espera trabalhar em conjunto com o estado do Alasca e com comunidades nativas da região para "identificar regiões em que houve perda crítica de habitat para as duas espécies de focas".

As mudanças climáticas que aceleraram o degelo no Ártico afetaram também a formação de neve ao longo do ano, o que deve atingir em cheio as focas aneladas, já que elas "protegem e cuidam de seus filhotes em cavernas de gelo na região", diz o NOAA.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...