Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, janeiro 31, 2013

Grupo limpa espelho d'água do Congresso em protesto contra Renan

Ato questionou candidatura de Renan Calheiros à presidência do Senado.
Senador foi denunciado pela Procuradoria por suposto uso de notas frias.

Manifestantes fizeram uma limpeza na mureta do espelho d'água do Congresso Nacional, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (30). Eles protestaram contra a candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado. Renan foi denunciado na semana passada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pelo suposto uso de notas fiscais frias, mas nega irregularidades.

Manifestantes fizeram uma limpeza na mureta do espelho d'água do Congresso Nacional, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (30). Eles protestaram contra a candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado. (Foto: Pedro Ladeira/AFP) 
Manifestantes fizeram uma limpeza na mureta do espelho d'água do Congresso Nacional, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (30). Eles protestaram contra a candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado. (Foto: Pedro Ladeira/AFP)
Cerca de 20 pessoas levaram baldes, vassouras e sabão para limpar a rampa do prédio, mas foram barradas pela Polícia do Senado. De acordo com a assessoria de imprensa do Senado, a entrada dos manifestantes foi barrada com base em norma que autoriza o impedimento de acesso ao prédio para assegurar a manutenção da ordem.

Grupo protesta em frente ao Congresso contra candidatura de Renan Calheiros à presidência do Senado (Foto: Felipe Néri / G1) 
Grupo protesta em frente ao Congresso contra 
candidatura de Renan Calheiros à 
presidência do Senado (Foto: Felipe Néri / G1)
A manifestação foi organizada pela internet por duas entidades do Rio de Janeiro e uma de Brasília. De acordo com o presidente da organização Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, um documento que questiona uma possível vitória de Calheiros para a presidência do Senado contou com o apoio de 100 mil internautas.

"Nós esperamos que os senadores não tomem a decisão de conduzir Renan Calheiros à presidência. [...] Queremos um presidente ficha limpa", disse Costa. Mais cedo, os manifestantes haviam fincado vassouras verdes e amarelas no gramado da Esplanada dos Ministérios.

Vassouras fincadas em frente ao Congresso Nacional em protesto à candidatura de Renan Calheiros para a presidência do Senado (Foto: Felipe Néri / G1) 
Vassouras montam uma cruz em frente ao 
Congresso Nacional em protesto à candidatura de 
Renan Calheiros para a presidência do Senado 
(Foto: Felipe Néri / G1)

Após a denúncia da Procuradoria, o Supremo terá de decidir se aceita ou não a acusação. Se aceitar, Renan vai virar réu em processo criminal.

O senador é investigado em inquérito no STF pelo suposto uso de notas fiscais frias para justificar, em 2007, que tinha renda para pagar a pensão de uma filha.

Renan Calheiros apresentou as notas, referentes a suposta venda de bois, para se defender da suspeita de que a pensão era paga por um lobista de uma empreiteira. O escândalo levou à renúncia do peemedebista do comando do Senado em 2007.

Manifestantes limpam beira do espelho d´água após serem barrados de subir na rampa pela Polícia do Senado (Foto: Felipe Néri / G1) 
Manifestantes limpam beira do espelho d´água após serem 
barrados de subir na rampa pela Polícia do Senado 
(Foto: Felipe Néri / G1)

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...