Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, janeiro 29, 2013

Gurgel diz que acusação contra Renan é 'extremamente consistente'

Procurador-geral denunciou senador por uso de notas frias ao Supremo.
Ele afirmou ainda que não há ligação entre denúncia e momento político.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta terça-feira (29) que a denúncia enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada contra o senador Renan Calheiros é "extremamente consistente" e foi "examinada e refletida" com o máximo de cuidado.

Com apoio de governistas, o peemedebista Renan Calheiros (à dir.) costura a candidatura; Randolfe Rodrigues (à esq.) pretende se lançar como alternativa (Foto: José Cruz/Agência Senado) 
Renan Calheiros (à dir.)  (Foto: José Cruz / Agência
Senado)
 
Renan é investigado em inquérito no STF pelo suposto uso de notas fiscais frias para justificar, em 2007, que tinha renda para pagar a pensão de uma filha. O senador apresentou as notas, referentes a suposta venda de bois, para se defender da suspeita de que a pensão era paga por um lobista de uma empreiteira. O escândalo levou à renúncia do peemedebista do comando do Senado em 2007.
Gurgel não quis dar detalhes sobre a peça protocolada na Suprema Corte na semana passada alegando que o processo está sob segredo de justiça. O Supremo ainda precisa decidir se aceita ou não a denúncia da Procuradoria. Se aceitar, Renan vai virar réu e vai responder a uma ação penal.

"O que posso dizer é que foi uma iniciativa extremamente cuidadosa, extremamente ponderada do Ministério Público. Uma iniciativa ponderada, examinada, refletida com o máximo cuidado e extremamente consistente", ressaltou o procurador-geral ao final da primeira sessão do ano do Conselho Nacional do Ministério Público.

Gurgel também negou que a denúncia apresentada tenha motivações políticas. Renan é candidato à presidência do Senado, e a eleição para o cargo acontecerá nesta sexta (1º).
“A iniciativa (denúncia contra Calheiros) foi extremamente ponderada. Tenho sempre muito cuidado com isso, mas não posso ficar subordinado. As pessoas estão sempre concorrendo a cargos. Não pode ficar o Ministério Público de mãos atadas, subordinado a só oferecer denúncia quando seja politicamente conveniente”, disse Gurgel.

Neste sábado, após vir à tona que o Ministério Público havia protocolado denúncia contra ele por conta de notas frias apresentadas para comprovar seus rendimentos, Calheiros divulgou nota afirmando que a iniciativa de Gurgel “padece de suspeição e possui natureza nitidamente política”.

A denúncia foi protocolada na Suprema Corte na última sexta (25), exatamente uma semana antes da eleição para a presidência do Senado. Calheiros é considerado o favorito na corrida eleitoral pela sucessão do senador José Sarney (PMDSB-AP).

Parado desde fevereiro de 2011

Gurgel também justificou nesta terça o prazo para avaliação do processo contra Calheiros. A investigação contra o senador do PMDB estava parada na PGR desde fevereiro de 2011, quando o relator do caso no STF, ministro Ricardo Lewandowski, enviou o processo para vista do Ministério Público.

De acordo com o procurador-geral, o tamanho do processo – são 43 volumes – e ao fato de ele ter se dedicado no último ano, durante mais de quatro meses, ao julgamento do processo do mensalão atrasaram a análise das suspeitas.

“Esse inquérito é extremamente volumoso. São dezenas de volumes que consumiram muito tempo de análise. Todo mundo sabe que, no segundo semestre de 2012, o procurador-geral ficou por conta do mensalão. Isso, infelizmente, retardou a apreciação não apenas deste, mas de uma série de outros feitos", explicou.

O chefe da PGR descartou tomar qualquer iniciativa para tentar barrar a participação de Calheiros na eleição pelo comando do Senado. “Não há cogitação nesse sentido e nem o oferecimento da denúncia produz esse efeito”, observou.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...