Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, janeiro 25, 2013

Hospital se desculpa por texto sobre alisamento de cabelo de crianças

Santa Joana recebeu críticas nas redes sociais por artigo em blog.
Instituição lamentou 'aborrecimento' e nega preconceito ou racismo.

Post foi retirado de blog do hospital e maternidade Santa Joana (Foto: Reprodução) 
Post foi retirado de blog do hospital e maternidade
Santa Joana (Foto: Reprodução)
 
O Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo, publicou artigo no blog da instituição a respeito do alisamento de cabelo de crianças. Após críticas nas redes sociais, o texto foi despublicado nesta quinta-feira (24) e a instituição negou preconceito e racismo.

Com o título "Minha filha tem o cabelo muito crespo. A partir de qual idade posso alisá-lo?", o artigo recomendava cuidado com uso de produtos como formol. O texto era ilustrado com a foto de uma menina negra com cabelos encaracolados.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o centro médico informou que o texto foi produzido por uma empresa terceirizada e que foi mal interpretado. Por essa razão, segundo a assessoria, foi retirado do site e o hospital divulgou no mesmo blog uma nota de esclarecimentos.
O Grupo Santa Joana mantém, além do hospital e maternidade com mesmo nome, a Pro Matre Paulista na capital paulista, e no Rio de Janeiro, as maternidades Perinatal Laranjeiras e Perinatal Barra.

De acordo com a nota de esclarecimento, o objetivo do texto era orientar as mães sobre as normas da Anvisa sobre uso dos produtos para alisamento. Segundo o hospital, a maioria dos temas tratados em seus canais de  comunicação são construídos para responder questionamentos recebidos.

O texto original tinha três parágrafos e partia da premissa de que as mães recorrem ao alisamento para deixar as crianças mais bonitas. "Muitas crianças nascem com os cabelos crespos ou rebeldes demais. Com a adesão cada vez maior às técnicas de alisamento, algumas mães recorrem a essas alternativas para deixarem as crianças mais bonitas", afirmava a abertura do texto.

O artigo afirmava que o alisamento nem sempre é a melhor solução por causa dos componentes químicos e aconselhava cautela, apontando duas técnicas de escova que não causam danos.  "A dica é que as mães desconfiem de tratamentos que prometem milagres e investiguem os compostos utilizados", afirmava a conclusão do texto retirado do ar.

Nota de esclarecimento

Confira abaixo a nota divulgada pelo hospital no mesmo blog em que havia sido publicado o post sobre o alisamento:

"Nota de esclarecimento

O Hospital e Maternidade Santa Joana esclarece que não foi de sua intenção ofender qualquer pessoa a partir da postagem do texto sobre alisamento de cabelo em crianças; pelo contrário, a finalidade é puramente informativa, com o intuito de orientar as mães no que diz respeito à utilização de produtos químicos em crianças, de acordo com as normas da Anvisa.


Vale reforçar ainda que a maioria dos assuntos publicados em nossos canais de comunicação surgem de dúvidas e questionamentos recebidos. Além disso, chamamos a atenção para o histórico que o Hospital e Maternidade Santa Joana vem apresentando em 64 anos de história, atuando com competência e respeito no atendimento a seus pacientes, sendo reconhecido como centro de referência nos cuidados com a saúde integral da mulher e do neonato.

A instituição lamenta que tenha causado tal aborrecimento a seus seguidores nas redes sociais e ressalta que não é adepta a nenhuma forma de preconceito ou racismo. Em respeito aos seus pacientes e leitores que se sentiram desconfortáveis com essa publicação, a Instituição removeu o texto de suas redes sociais e pede desculpas pelo mal entendido."

25 comentários:

Vania Borges disse...



nossa! achei o artigo educativo, com o intuito de ajudar a quem quer alisar os cabelos!!! quanta bobagem, meu! o que mais tem é gente alisando cabelos! mulheres, homens e crianças! todo mundo quer um cabelo de fácil trato, para lavar, para pentear. A começar pelos próprios negros que alisam e não são poucos! que saco!

Vânia Pôrto disse...



Estou contigo xará!

Basilio Derani disse...



Vânia Pôrto, concordo com vc tb

Basilio Derani disse...



Se na foto estivesse uma criança branca, essa polemica não existiria!!! sugiro que as empresas propaganda doravante não se utilizem mais de modelos que não sejam brancas!!!...ai não existira racismo!!!....

Hitsugaya Taichou disse...



Esse negocio de racismo em tudo já encheu o saco! Não pode nem peidar que é racismo.

Lukas Silva disse...



Ta dificil ein tudo agora vira racismo deus me perdoe.

Fábio Silva disse...



o problema foi apenas o uso da foto da menina?? È proíbido isso agora??? Se a menina da foto fosse branca, qual seria a diferença???? Dizer que isso é racismo por causa da foto da menina é que realmente é preconceito!!!!

Sueli Jardim disse...



Sou NEGRA SIM e com muito orgulho, e como pode existir racismo num Pais chamado Brasil onde todos são negros?

Marcelo Nove disse...



Boa Hitsugaya! Falou tudo.

Claudinei Ribas disse...



Sueli Jardim voces negros tambem sáo cheio de chororo se chamar de branco é racismo se chamar de preto fican bravo tao querendo é voltar pra senzala

Joshua Micheletti disse...



Sueli Jardim eu sou brasileiro e sou tão branco que não tenho cotas pra faculdade! Chega de mimimi, essa moda de coitadinho é um absurdo. Se eu fosse negro já estaria mais cansado disso ainda, nunca iria querer esmola pena e nem simpatia de ninguém. Eu prefiro não me resumir a uma cor felizmente!

O Meu disse...



Boa Hitsugaya, é isso aí. Cuidado senão a Sueli Jardim vai te processar. O bando de chato.

Cassiana Braga disse...



Não tinha nada de preconceito nesse artigo do hospital. Racismo está nos olhos de quem interpreta. Essa galera não sabe mais o que fazer pra encher o saco e ganhar uma graninha metendo processo no mundo!

Claudinei Ribas disse...



Sueli Jardim pode me procesar mas vcs sao muito chatos

Shirley Cordier disse...



Quem reclamou é que é racista, eu até curti no Face, pois a publicação demonstra o que uma pessoa é bonita mesmo com cabelos crespos. A criança que aparece é lindíssima. As pessoas tem é que se valorizar mais e gostar de si mesmas independente de cor, raça e classe social. Eu também sou contra alisar cabelos de crianças, hidrate com produtos bons e adequados. Alisar cabelos de crianças deveria ser considerado "maus tratos".

Nena Pepa disse...



O racismo é uma coisa horrível, mas essa manina de achar que tudo é racismo está insuportável. Até quando alguém tenta dar uma informação direitinho ali, sem nenhuma tendenciosidade, é interpretado como racista. A pergunta já dizia que o cabelo era "muito crespo". Por que é considerado ofensivo usar a foto de uma menina negra, que aliás é muito linda e charmosa com seu cabelo crespo? Daqui a pouco nem poderemos mais falar de pássaro preto, vão achar que é preconceito contra a ave. Tá faltando bom senso e equilíbrio.

Clodoaldo Cunha disse...



Na boa , acho que estão procurando pelo em ovo.

Aparecido Lima disse...



Acho que o preconceito, e até mesmo o racismo, está na cabeça de quem acha que é. Sabidamente, a raça negra, mulatos e pardos, são quem tem os cacelos crespos. Esse hospital, só tentou, tirar de certas cabecinhas, o que pode e o que não pode, ilustrando com a figura adequada. Ou queriam uma loira de cabelos longos e lisos?

Andersen Andrade disse...



Sim, se alguém tá afim de alisar o cabelo do filho(a) é bom que exista mesmo alguma explicação de como fazê-lo com cuidado! Esse texto não incentiva ninguém a fazer, apenas dá explicação de como fazer, a quem quiser fazer...

Caroline disse...



GENTE. O texto diz que as mães tentam deixar as crianças "mais bonitas" ao tirar o cabelo crespo, de sua raça, e vocês JURAM que não tem racismo??

Marcelo Nove disse...



Suele Jardim, quero deixar bem claro, não são todos os brasileiro que são negro. EU NÃO SOU E SOU BRASILEIRO, respeite os outros, não aprendeu ainda? Sou descendente de Europeu e me orgulho. Este papinho de racismo realmente está um saco.

Luis Almeida disse...



olhe no espelho... veja... vc é uma brasileira que linda... não gostou... se mate tem cura não... isso significa que vc é uma misturada mesmo! aceite, é lindo isso!!!

Alexandre Santos disse...



concordo com a Celene, esse auto racismo que muitos negros tem de si, precisa ser apontados.

Celene disse...



Mais um caso de gente que nega a propria cor e os outros é que são racismo... Ridiculo essa gente q passa formol no cabelo acusar um medico de racismo por querer orientar.

Valter Desiderio Barreto. disse...

Minha gente, vamos ser mais inteligentes ! Será que estamos nos esquecendo que alma não tem cor ? Isso mesmo, alma não tem cor. Isso significa que todos nós somos iguais perante Deus. Deus não está interessado no nosso físico não, Ele está interessado é na nossa alma quando partirmos desse mundo. Não estou falando de religião, estou falando de Deus. Não importa se você crê Nele ou não. Nosso corpo físico não tem nenhum valor depois de morto, "...e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu".Eclesiastes 12:7. Vou começar a processar o branco quando não me chamar de preto, porque eu tenho a pele morena e me considero negro e não tenho nenhum problema de autoafirmação com a cor da minha pele. Gosto de ser tratado por "neguinho", não sou rico e nem famoso, mas sou jornalista, escritor, ex-professor de psicologia, filosofia e sociologia,e acima de tudo, sou um servo do Senhor Jesus Cristo. Porque vou mensurar o meu valor como ser humano apenas por causa da cor da minha pele ? Pensem nisso.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...