Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, janeiro 24, 2013

Jovem que abortou em MT espera aval da Justiça para voltar a Portugal

Menina está sob os cuidados do estado desde que interrompeu gravidez.
Também indiciada pelo crime, cantora tenta levar filha para Portugal.


A jovem portuguesa, de 14 anos, que cometeu aborto em Cuiabá deverá ser ouvida pela Justiça antes de seguir com a mãe, a cantora Maria Adelaide Mengas Matafome, de 54 anos, para Portugal. A jovem está sob os cuidados do estado desde que realizou o aborto forçado ao ingerir medicamentos abortivos adquiridos pela internet. Ela está em uma casa de internação para meninas em vulnerabilidade social, na capital.

O Ministério Público Estadual (MPE) requereu que a menina preste serviços à comunidade por ter cometido o aborto. A manifestação do promotor da Infância, Manoel Resende Rodrigues, foi encaminhada à 2ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá que irá dar o desfecho do caso.

Desde esta quarta-feira (23), a mãe da menina está no Brasil para tentar levá-la de volta para casa. Ela foi indiciada pela Polícia Civil de Mato Grosso por ter, supostamente, auxiliado a filha a cometer aborto. Para o delegado que investiga o caso, Paulo Araújo, da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), mesmo indiciada, a cantora não terá dificuldades em deixar o Brasil.

À polícia, a cantora negou ter prestado ajuda à filha para interromper a gravidez de três meses. Ela não falou à imprensa. Em entrevista ao G1, o advogado da cantora, Isaque Rocha, informou que ela só teria tomado conhecimento da situação no dia do fato.

Cantora portuguesa foi intimada a prestar depoimento após visitar filha (Foto: Dhiego Maia/G1) 
Cantora portuguesa negou à polícia de MT que
auxiliou filha a abortar (Foto: Dhiego Maia/G1)
 
“Houve uma conversa pela webcam entre as duas [no dia anterior]. Ela percebeu que a filha estava diferente e brincou que a menina estava grávida, mas não levou a sério”, disse o delegado. Horas depois, a cantora teria recebido um e-mail da filha dizendo que ela estava no hospital. “No amanhecer daquele dia [ 4 de janeiro] ela recebeu a notícia [ do aborto] e ordenou às pessoas que estavam com ela para que a filha fosse levada para o hospital”, ressaltou o advogado.

As alegações da artista, segundo o delegado que investiga o caso, Paulo Araújo, chocam-se com as investigações da polícia. Apesar do aborto ser permitido em Portugal, a polícia suspeita que a cantora não queria se envolver em um escândalo no país europeu e preferiu que a filha fizesse o aborto no Brasil

De acordo com o delegado, no dia em que a filha foi internada por complicações decorrentes do remédio abortivo que ingeriu, a cantora ligou ainda por volta de 5h [ do dia 4] no telefone fixo da casa do namorado da filha “falando com cada um em separado para não dizer quem era o pai e que a adolescente já veio grávida de Portugal para o Brasil”, ressaltou o delegado.

Em uma ligação telefônica monitorada entre a cantora e a adolescente, na Casa de Retaguarda Paulo Prado, onde a menina está aos cuidados do estado, um relatório encaminhado à polícia também dá conta que Maria Adelaide teria reclamado da filha pelo depoimento prestado à polícia. “Por que você falou a verdade à polícia?”, teria dito Maria Adelaide por telefone.

Entenda o caso
Remédio abortivo e receita encaminhados à menina foram apreendidos pela polícia (Foto: Polícia Civil) 
Remédio abortivo e receita encaminhados à menina
foram apreendidos pela polícia (Foto: Polícia Civil)
 
Além da mãe portuguesa, a polícia indiciou o namorado brasileiro, de 21 anos, e a mãe dele, por também tentarem acobertar o crime. O caso foi descoberto na madrugada do dia 4 de janeiro quando a garota deu entrada no Hospital Universitário Júlio Müller.

Ela apresentava um quadro grave de hemorragia provocado pela ingestão de quatro comprimidos contendo substância altamente abortiva. Três horas depois de tomar o medicamento, ela entrou em trabalho de parto que só foi concluído quando o feto foi expelido no vaso sanitário da unidade hospitalar.

A garota de 14 anos conheceu o rapaz brasileiro na região de Vila Caiscais, em Portugal. O casal passou a morar na casa da mãe da adolescente desde fevereiro de 2012 e, no dia 28 de setembro do ano passado, ambos viajaram para Cuiabá. A jovem portuguesa queria conhecer a família do namorado. Na capital, a menina descobriu que estava grávida ao fazer dois testes de farmácia.

Em depoimento à polícia, a menina disse que tomou a decisão de abortar e, mesmo o namorado tendo se mostrado contrário à decisão dela, foi auxiliada por ele a fazer pesquisas na internet para localizar abortivos. Eles resolveram adquirir o medicamento de uma organização internacional que auxilia mulheres em dificuldade para manter uma gravidez.

O remédio foi adquirido em um site holandês. Um médico austríaco emitiu uma receita e os 10 comprimidos remetidos pela Índia foram encaminhados à casa do namorado da adolescente, em Cuiabá, ao custo de R$ 88. O delegado que investiga o caso também solicitou à Justiça a proibição de veiculação do site por meio do qual a portuguesa adquiriu os medicamentos.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...