Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Ministro do Japão diz que idosos devem se apressar e morrer

Discurso foi em reunião do Conselho de Reformas da Segurança Social.
Após repercussão, Taro Aso disse que falou apenas do seu desejo pessoal.

 
O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, disse na última segunda-feira (21)  que deve ser permitido o idoso "apressar-se e morrer" em vez de custar dinheiro do governo para cuidados médicos para o "fim de vida", de acordo com a AFP.

Aso, que também é vice-primeiro-ministro do país, teria dito seu ponto de vista durante uma reunião do Conselho Nacional de Reformas da Segurança Social. "Deus nos livre se você é forçado a viver quando você quer morrer. Você não pode dormir bem quando você pensa que está tudo pago pelo governo", completou. "Isso não vai ser resolvido, a menos que você deixá-los se apressar e morrer", disse ele.

"Eu não preciso desse tipo de atendimento. Vou morrer rapidamente", argumentou Aso acrescentando que ele havia deixado instruções escritas que sua vida não é prolongada artificialmente. Durante a reunião, ele se referiu como "povo tubo" ao falar de pacientes que não conseguem se alimentar.

Repercussão

Depois do discurso de segunda-feira, ele tentou recuar, insistindo que ele só tinha falado sobre seus desejos pessoais quando disse que o idoso deve morrer rapidamente. "Eu disse o que eu, pessoalmente, acredito, não o que o sistema de cuidados médicos "fim da vida" deve ser, disse ele a repórteres. Aso ainda afirmou que "é importante que você passe os últimos dias de sua vida em paz".


Ministro das Finanças japonês Taro Aso (à direita) tosse enquanto o presidente do BC Masaaki Shirakawa responde perguntas de jornalistas (Foto: Reuters) 
Ministro das Finanças japonês Taro Aso (à direita)
tosse enquanto o presidente do BC Masaaki
Shirakawa responde perguntas de jornalistas
(Foto: Reuters)
 
Cronologia

Aso 72 anos de idade, o ex-primeiro ministro está em seu atual emprego há menos de um mês, mas tem uma longa história de "plantar o pé firme em sua boca", segundo a AFP.
Em 2001, ele provocou um furor ao dizer que um país de sucesso foi era o qual os "judeus ricos" queriam viver.

Aso nasceu em uma família industrial de "sangue azul", mas seus deslizes verbais estão em contraste marcante com a sua herança.Ele é neto de Shigeru Yoshida, um dos mais influentes primeiros-ministros do Japão que ajudaram a reconstruir o país das cinzas da Segunda Guerra Mundial. Ele é casado com a filha de outro ex-premiê.

Política

O envelhecimento é uma questão sensível no Japão, um dos países mais antigos do mundo, com quase um quarto de seus 128 milhões de pessoas acima de 60 anos. Esse número deverá subir para 40% do total de pessoas no próximo meio século, segundo a AFP.


Ao mesmo tempo, um número cada vez menor de trabalhadores coloca pressão ainda maior sobre um sistema de segurança já gemendo social, com falta de dinheiro vai para a panela para apoiar aqueles que dependem dele.

29 comentários:

Iraci Barbosa disse...

Iraci Barbosa

72 anos? Por que ele não se mata? Os idosos não estão dando prejuízo. Passaram anos contribuindo e pagando impostos e não merecem um retorno digno?

Ildeu Soares disse...

Ildeu Soares

Um pulha como este não deveria nem ter nascido, ou melhor, ter nascido morto.

Justiça Brasil disse...

Justiça Brasil

Aqui deveria ser ao contrário! Os jovens deveria morrer antes e deixar os idosos dos "bons tempos" vivos! Fico imaginando o mundo como será com a mentalidade lixo desses jovens fúteis dos dias de hoje! Em especial os do Brasil é claro! Bando de funkeiros e ....

Gabriela Amorim disse...

Gabriela Amorim

eu não consegui prestar atenção na materia porque eu CHOREI DE RIR HAUHAUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHAUHAUAHAUHAUAHAUHAUAHAUHAUAHAUA mano que raio de texto é esse? um macaco escreveu???

Luiz Rosa disse...

Luiz Rosa

Traduziram o texto no Google tradutor e colaram aqui sem fazer uma revisão, foi isso?

Eliz Nassiff disse...

Eliz Nassiff

"ele havia deixado instruções escritas que sua vida não é prolongada artificialmente"?? Esse texto foi traduzido pelo google e nem revisaram? Ou foi escrito por algum semianalfabeto?

Diego Moura disse...

Diego Moura

"com falta de dinheiro vai para a panela para apoiar aqueles que dependem dele." o cara que escreveu esse texto ta de sacanagem...kkkkkkkkkkkkk....acho q ele não quer pedir as contas, quer ser "mandado embora"...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcelo Cotrim disse...

Marcelo Cotrim

Gente! Que texto. O autor ja completou o fundamental?

Reinaldo Vizc disse...

Reinaldo Vizc

Caraca.. que texto mal escrito...arra 17 minutos at

Arnaldo Forti disse...

Arnaldo Forti

Reinaldo Vizcarra, não tente mudar o focu, porque será que quando falam a verdade sobre o povo japones todos os baba ovo disconversa, este povo e pior que os nazistas,o que tem lá e só propaganda.

Marcos Saito disse...

Marcos Saito

Esta declaração me lembra da frase do Dr.Malcon (em Jurassic Park): "Deus cria o homem, o homem destrói Deus; o homem cria dinossauros, e os dinossauros destroem o homem"... basta trocar a palavra 'dinossauro' pela palavra 'dinheiro', ou 'sistema', ou 'capital', enfim, o que quiserem! O capitalismo neoliberal, 'destruiu' a relação do Homem com Deus, e, assim, escravizou o Homem ! ! !

Jaqueline Machado disse...

Jaqueline Machado

hey G1 como vcs recrutam esses estagiários?a coisa ta feia hein é um texto mais mal escrito que o outro

Jorge Carlos disse...

Jorge Carlos

É vergonhoso a GLOBO permitir a publicação de um texto como este. Quanto às declarações do Ministro, são justificáveis como pensamento e ponto de vista pessoal dele como responsável pelas finanças do país, mas nunca poderia fazer uma declaração dessas. É o tipo de coisa que até pode ser pensada, mas nunca, dita.

Antonio Silva disse...

Antonio Silva

Seu Raul por certo deve ter parentes com maisde 50 eu tenho e trabalho das 7 as 21 horaqs tenho cancer e graças a deus nunca precisei de governo nem de aposentadorias

Bruno racionais disse...

Bruno racionais

como Japão não e Brasil, com certeza japoneses vai protesta o que ele diz, um politico pisa na bola, japoneses sai na rua para protesta ate o politico pede demissão, enquanto Brasileiros faz piada com situação ninguém leva a serio, e fica por isso mesmo

Welves Jeremias disse...

Welves Jeremias

esse cara pensa q nunca vai ficar velho, ele já é velho só porque tem dinheiro. filho da mãe.

Miquelangelo disse...

Miquelangelo

O japa convidou a todos os idosos por lá a fazerem um favor ao país e se matarem! Um país que não tem dimensões, não tem recursos naturais e mão de obra jovem o suficiente, terá que abrir as porteiras para os imigrantes brasileiros que já são conhecidos lá ou morrer à míngua com o passar dos anos. Certamente, não se manterão como a 3ª economia do mundo e, nem esse ministro ficará no cargo por muito tempo também não!

Jorge Kussarev disse...

Jorge Kussarev

O texto tá ruim mas entendi o sentido... Vamos convidá-lo a implantar seu método em nosso Congresso,Assembléias e Câmaras Municipais,vamos economizar fortunas ! E ainda pode ser reconhecido como herói por todos nós !!!

Geraldo Barchi disse...

Geraldo Barchi

Eu queria entender como alguem se ''APRESSA A MORRER''. Único modo seria o suicídio não ?

Antonio disse...

Antonio

Aqui no lixão, chamado Brasil, essa metodologia já é praticada há muito tempo pelo SUS. Somos pioneiros nisso. Que beleza!!!!!

Gijos Mitt disse...

Gijos Mitt

O difícil é entender como um sujeito que se expressa tão mal consegue alcançar uma posição tão elevada. Os temas que ele aborda não são novos, nem politicamente incorretos, nem deixam de fazer sentido (não é um idiota falando), mas a forma como ele fala a respeito deles é horrível. Creio que Taro Aso é uma demonstração de como os grupos de poder dominam a política (no mundo todo) e os representa nos governos.

José Silva disse...

José Silva

É fácil, falar assim quando se nasce em berço esplendido. Fácil falar quando não precisa entrar em fila de INSS ou outro similar de lá. Tipico falatório de pessoa que nunca sofreu na vida.

José Bezerra disse...

José Bezerra

O SUS BRASILEIRO ESTA PRECISANDO DESTE MINISTRO DO JAPAO

Maria Yarosky disse...

Maria Yarosky

Tá enganado, José. A teoria do ministro japonês é a prática do SUS. Ah, e do INSS também.

Wilson Praiano disse...

Wilson Praiano

Esse ae tem o perfil do SUS... Qualquer hora vira ministro da Saúde do Brasil...Seria um Gestor totalmente identificado com a Saúde Pública.

Janete Ferrer disse...

Janete Ferrer

kkkk tá sem sentido mesmo, André. Padrão Globo de jornalismo.

Walter Filho disse...

Walter Filho

Mas que bando de idiotas, se entenderam a materia, porque ficar falando de um erro no texto, jamais erraram, e o que vcs acharam da declaração do Japones.....

Gabriela Amorim disse...

Gabriela Amorim

eu não consegui prestar atenção na materia porque eu CHOREI DE RIR HAUHAUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHAUHAUAHAUHAUAHAUHAUAHAUHAUAHAUA mano que raio de texto é esse? um macaco escreveu???

Walter Filho disse...

Walter Filho

vc não conseguiu porque é BURRA me desculpe o erro esta no fim do texto, sua mula...

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...