Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Acusado de intermediar morte de grávida de 9 meses vai a julgamento

Florentino Rodrigues será o primeiro de quatro acusados a ser julgado.
Corpo de Ana Karina, morta em 2010, nunca foi encontrado. 

Do G1 PA

1 comentário
Caso Ana Karina, Parauapebas (Foto: Reprodução/TV Liberal) 
Ana Karina estava grávida de 9 meses quando foi
morta (Foto: Reprodução/TV Liberal)


Será julgado nesta quinta-feira (21) Florentino Rodrigues, acusado de ter intermediado a morte da comerciária Ana Karina. A vítima, de 29 anos, estava grávida de 9 meses quando foi assassinada em 10 de maio de 2010 em Parauapebas, no sudeste do Pará. Seu corpo nunca foi encontrado.

O julgamento de Florentino Rodrigues está marcado para as 8h30 no fórum de Parauapebas. Ele será o primeiro de quatro acusados a ir ao banco dos réus. 

Alexandre Camilo, que seria pai do filho de Ana Karina; a noiva dele, Graziela Barros; e Francisco de Assis, acusado de ser o pistoleiro que matou a comerciária também devem ir a júri popular, mas somente depois do Tribunal de Justiça do Pará julgar os recursos movidos pelas defesas dos réus. Como a defesa de Florentino não recorreu, o processo foi desmembrado e ele será julgado separadamente.

Infográfico Ana Karina vale este (Foto: Nathiel Sarges/ G1)

Vinte e cinco pessoas foram convocadas para o júri, mas apenas sete devem compor o conselho de sentença, que é o órgão que representa a sociedade para decidir se o réu é culpado ou inocente após a argumentação da promotoria e da defesa.

Crime sem corpo

De acordo com o Ministério Público do Pará, este será o primeiro julgamento do estado em que os restos mortais da vítima não foram localizados. Ainda assim, a promotoria acredita que tem elementos para condenar o réu. "Temos a confissão do Alexandre Camilo (que seria o pai do filho de Ana Karina, e é acusado de ser o mandante do assassinato), e uma testemunha diz que viu Florentino no carro do Camilo no dia do crime", explica o promotor Danilo Colares.


Segundo Colares, Florentino Rodrigues teria ajudado o pistoleiro contratado por Alexandre Camilo a cometer o crime, além de ter auxiliado o acusado a esconder o corpo de Ana Karina. A defesa do réu foi procurada pelo G1, mas disse que só iria se manifestar após o julgamento. "Logicamente a defesa irá tentar desacreditar a testemunha, mas esses argumentos são antigos. Tenho a esperança de que Florentino será condenado", disse o promotor.

A promotoria acusa do réu dos crimes de ocultação de cadaver, aborto sem consentimento da gestante e homicídio duplamente qualifiado por motivo torpe e por recurso que tornou impossivel a defesa da vitima. Somados os crimes, o réu pode ser condenado a até 50 anos de cadeia.


Expectativa da família

A mãe de Ana Karina, Maria Iris Matos Guimarães, diz que espera saber a verdade através do julgamento. "É a verdade o que eu mais quero. O que sempre peço é saber o paradeiro, saber onde colocaram os restos mortais da minha filha e do meu neto. Essa é a nossa justiça maior".


Maria Iris conta  que, dos cinco filhos, Ana Karina era com quem tinha mais proximidade. "Ela vivia comigo, sempre viveu comigo. Todo dia eu choro, todo o dia eu peço ajuda a Deus. A falta dela é muita grande, mas Deus nos ajuda. É hora de ter justiça. Tenho fé em Deus que amanhã Deus vai tocar no coração daquela criatura. É só o que eu quero: saber a verdade", desabafa.

Sobre a relação de Ana Karina com Alexandre Camilo, Maria Iris diz que a filha não tinha mais contato com o acusado. "Eles tiveram um caso, mas na época do crime eles não tinham mais nenhum vínculo. Ele tinha prometido de cobrir o custo do parto dela porque o plano dela não cobria tudo. Eles não brigavam, não tinha discussão. Ela ligava para ele e ele não atendia", relata.

Ainda de acordo com Maria Iris, Ana Karina não tinha intenção de prejudicar Alexandre Camilo. "Ela nunca quis atrapalhar a vida dele. Ele já tava de casamento marcado. Ela não queria nem que o filho fosse registrado no nome dele", conta.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...