Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, fevereiro 05, 2013

Artista chinês traz para Brasília obras criadas por camponeses do seu país

'Da Vincis do Povo' é aberta nesta terça no CCBB e Museu dos Correios.
Aviões, submarinos e um disco voador estão na mostra, que vai até março.

Artista usa pólvora para produzir obras que estão na mostra do CCBB, em Brasília (Foto: Joana França/Divulgação) 
Artista usa pólvora para produzir obras que estão na 
mostra do CCBB, em Brasília (Foto: Joana França/Divulgação)
 
Brasília vai receber a partir desta terça-feira (5) a arte explosiva do artista chinês Cai Guo-Qiang. A exposição “Da Vincis do Povo”, acontece simultaneamente no Centro Cultural Banco do Brasil e no Museu dos Correios. O diretor de efeitos visuais e especiais das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 é conhecido por seus experimentos com explosivos e pólvora em instalações e performances.

Uma das telas é inspirada nos fogos usados nos desfiles das escolas de samba do Rio. Esta é a primeira mostra individual do artista no Brasil. Depois de Brasília, a exposição será exibida em São Paulo, em abril, e no Rio de Janeiro, em julho. 

Máquinas voadoras estão entre os objetos que podem ser vistos na mostra  (Foto: Joana França/Divulgação) 
Máquinas voadoras estão entre os objetos que podem ser 
vistos na mostra (Foto: Joana França/Divulgação)
 
As obras são produzidas em uma parceria com agricultores e trabalhadores chineses. O artista encomenda peças e as incorpora na mostra. No CCBB, a instalação Fairy Tale apresenta aviões, helicópteros, robôs que pintam e espirram água e animais construídos com sucatas e outros materiais. Em um tanque de água congelada estarão submarinos semissubmersos que vão simular uma viagem em um mar glacial.

Uma instalação multimídia será apresentada em 40 pipas de bambu e seda, que voam com auxílio de um ventilador e estão presas ao chão por hastes.

No Museu dos Correios está uma instalação que lembra um disco voador   (Foto: Victor Ribeiro/Correios) 
No Museu dos Correios, no Setor Comercial Sul, está uma 
instalação que lembra um disco voador 
(Foto: Victor Ribeiro/Divulgação Correios)
 
Uma das atrações mais intrigantes dos trabalhos esta no alto do prédio do Museu dos Correios, na área central da cidade. Um disco voador foi instalado em cima do prédio de sete andares. A obra tem quatro metros de altura e terá luzes durante a noite.

No mesmo local, o público poderá ver uma série de desenhos criados a partir da explosão da pólvora em papel, desenvolvidas especialmente para a exposição. Nesta terça, ele estará no museu para participar de uma palestra.


Durante a mostra no CCBB, crianças poderão participar de um espaço interativo onde serão estimulados a produzir seus próprios robôs, aviões e discos voadores. De acordo com os organizadores, as invenções serão selecionadas para integrar a instalação “Crianças Da Vincis". 
 
Instalação multimídia foi montada em pipas em um dos espaços do CCBB (Foto: Joana França/Divulgação) 
Instalação multimídia foi montada em pipas em um
dos espaços do CCBB (Foto: Joana França/Divulgação)
 
O artista

O curador da mostra, Marcello Dantas, diz que Guo-Qiang é um escultor de cenários que criou uma linguagem própria na arte contemporânea.

O artista é ganhador do Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 1999 e um dos cinco ganhadores, em 2012, do Praemium Imperiale, que reconhece os feitos de artistas em categorias não cobertas pelo Prêmio Nobel. Ele também recebeu a Medalha das Artes do Departamento de Estado dos EUA.

Guo-Qiang viveu durante nove anos no Japão e a desde 1995 vive e trabalha em Nova York. Em 2008, ele foi o diretor de efeitos visuais e especiais das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de  Pequim.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...