Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Câmeras acompanham nascimento e desenvolvimento de papagaios; veja

Aves são vigiadas durante o período de reprodução, de setembro a março.
Instituição monitora ninhos da espécie em ilhas no litoral paranaense.

Câmeras foram instaladas em ninhos de papagaios-de-cara-roxa para acompanhar nascimento e desenvolvimento dos filhotes (Foto: Rafael de Rivera / Divylgação / SPVS)Câmeras foram instaladas em ninhos de papagaios-de-cara-roxa para acompanhar nascimento e desenvolvimento dos filhotes (Foto: Rafael de Rivera / SPVS / Divulgação)
 
O nascimento e o desenvolvimento de filhotes papagaios-de-cara-roxa passaram a ser monitorados por câmeras. Instaladas em ninhos, as imagens também mostram a interação entre as aves na Ilha Rasa, no litoral do Paraná. Elas são vigiadas durante o período de reprodução, que vai de setembro a março, pela equipe do projeto de conservação da espécie mantido pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).


A técnica em conservação ambiental do projeto, Maria Cecília Abbud, explicou que entre setembro de 2011 e março de 2012 foi feito um teste com as câmeras nos ninhos. Elas foram colocadas em dois ninhos, porém, como apenas um foi ocupado pelas aves, eles optaram em agora pôr os equipamentos somente no ninho ocupado anteriormente.

“A gente acompanha desde o início, quando o casal escolhe o ninho, alguns dias antes de a fêmea colocar os ovos. Ela não os coloca de uma vez só, em média, isso acontece de dois em dois dias. Dessa vez, foram colocados três ovos. O primeiro filhote nasceu dia 3 de novembro [de 2012], o segundo dia 5 e o último no dia 8 de novembro [de 2012]”, relatou.

Segundo a SPVS, as câmeras, que são similares as de segurança, são posicionadas interna e externamente, discretamente, para não perturbar o casal de aves nem os filhotes. A ideia é registrar os cuidados dos pais e todas as fases de desenvolvimento, do ovo até a saída do ninho.

A técnica contou que papagaio mais novo morreu com cerca de 40 dias. “Uns dias antes, tínhamos os visto pessoalmente e foi constatado que ele estava mais fraco do que os outros”. O primeiro filhote saiu do ninho no dia 10 de janeiro e o outro já em seguida. De acordo com Maria Cecília, eles ainda ficaram uns dias próximos ao ninho, mas agora já voaram para longe.


Câmera colocada em ninho de papagaio-de-cara-roxa não atrapalha o desenvolvimento dos animais (Foto: Divulgação)Câmera colocada em ninho de papagaio-de-cara-roxa não atrapalha o desenvolvimento dos animais (Foto: Rafael de Rivera / SPVS / Divulgação)
 
Riscos

No Paraná, a estimativa é, conforme a técnica, de que existam cerca de 5.500 papagaios-de-cara-roxa, que está em extinção. Em todo o país, são aproximadamente 6.700 aves da espécie. Ainda de acordo com Maria Cecília, o litoral do Paraná, o litoral sul de São Paulo e o litoral norte de Santa Catarina são os locais de ocorrência dessas aves.


“Com esse trabalho, a gente entende como é o comportamento reprodutivo da espécie e o cuidado parental. Como o nosso projeto é de conservação, nosso foco mesmo é a reprodução. Ao entender o [processo] biológico reprodutivo, vamos acrescentar nosso conhecimento sobre a espécie”, finalizou.

A instituição monitora, desde 1998, ninhos de papagaios-de-cara-roxa em algumas ilhas no litoral do estado. Em 2003, iniciou a implantação de ninhos artificiais para substituir os ninhos naturais que foram perdidos ao longo do tempo. Atualmente, mais de 100 ninhos – entre naturais e artificiais – são monitorados.

Mais vídeos dos papagaios-de-cara-roxa podem ser conferidos no blog do projeto.


Aves são acompanhadas, desde 2012, durante o período de reprodução, que vai de setembro a março (Foto: Rafael de Rivera / Divylgação / SPVS) 
Aves são acompanhadas, desde 2012, durante o período de reprodução, que vai de setembro a março (Foto:

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...