Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Censo Agropecuário alcança 25% dos cadastros na primeira quinzena de trabalho


A equipe técnica da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) cumpriu 25% da meta de cadastros do I Censo Agropecuário de Parauapebas em quinze dias de trabalho. Por meio de visitas nas propriedades, os técnicos da Sempror realizam o preenchimento dos formulários e identificam as principais necessidades do produtor rural.

As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira. Para concluir o Censo dentro do prazo previsto, os técnicos aproveitam encontros e reuniões na zona rural, nos finais de semana, para preencher o formulário com produtores que não são localizados nas propriedades rurais durante as visitas.

Para facilitar a realização do Censo, a zona rural de Parauapebas foi dividida em seis macros regiões e os 30 técnicos da Sempror foram divididos em seis equipes, uma para cada região. Cada equipe é composta por médico veterinário, zootecnista, agrônomo e dois técnicos agrícolas.

Além do grupo de campo, há também a equipe de apoio, composta por oito servidores, responsáveis por lançar as informações dos formulários no programa criado especificamente para fazer a tabulação dos dados. Cada uma das seis equipes possui um veículo e uma motocicleta para agilizar o acesso aos produtores. Logo após a tabulação dos dados e o consequente diagnóstico da atual situação da produção rural no município, a Sempror realizará seu plano de ação.

De acordo com o secretário de Produção Rural, Horácio Martins, a realização do Censo vai direcionar o trabalho da Sempror para que sejam atendidas as reais necessidades dos produtores rurais. “Com a realização do Censo, identificaremos os problemas e as potencialidades de cada região. A partir desse diagnóstico, trabalharemos na melhoria da qualidade de vida do produtor rural”, assegura.

Atendimentos emergenciais
Ao fazer o Censo Agropecuário, as equipes da Sempror já identificam as demandas mais imprescindíveis e, a partir desse diagnóstico, fazem atendimentos emergenciais, tais como preparação da terra para o plantio da segunda safra do milho, plantio de mandioca e hortas e atendimentos a animais doentes.

Roberto Rolim, produtor rural da região das Três Voltas, ao receber a visita dos recenseadores e ser informado sobre os atendimentos emergenciais, solicitou a ajuda dos técnicos para tratar de um bezerro machucado.

Nasareno Luiz Fontana Neves, veterinário responsável por atender a região do senhor Roberto, se prontificou a fazer o atendimento, assim que soube do problema.

“O bezerro estava com uma das patas traseiras quebrada e muito machucado. Fizemos curativo, estabilização da pata, medicamos e orientamos o proprietário sobre os cuidados necessários. A recuperação levará de uma a duas semanas”, afirma o veterinário.

Além dos atendimentos nas propriedades, a Sempror também fará, dentro de suas possibilidades, a desobstrução de algumas estradas da zona rural. Para tanto, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) disponibilizará, ainda na segunda quinzena de fevereiro, uma patrulha rural composta por caçamba, motoniveladora, retro-escavadeira e pá-carregadeira.

Reuniões na zona rural
A Sempror tem um cronograma de reuniões a serem realizadas com os produtores rurais do município. Dentre elas, algumas contam com a presença do secretário, que aos finais de semana participa em média de três a quatro encontros.

O principal objetivo dessas reuniões é tratar de assuntos relacionados às necessidades das comunidades rurais e também reforçar a importância do Censo e da nova dinâmica de trabalho da Sempror.

Segundo Horácio Martins, as reuniões estão sendo extremamente produtivas. “Estou conhecendo os produtores e suas necessidades, para que possamos transformar a realidade local. A meta do governo é fazer de 2013 o ano da produção rural no município”, declara o secretário.

Distribuição das regiões
Região 01: Cedere I, Onalício Barros, Carajás II e III. Número de famílias na localidade: 200.

Região 02: Palmares Sul, Barra do Cedro, Rio Novo e Palmares III. Número de famílias: 400.

Região 03: Palmares II, Três Voltas e Limão. Número de famílias na localidade: 530.

Região 04: Vila Paulo Fonteles e Vila Sanção. Número de famílias: 415.

Região 05: Ilha do Gelado, Carlos Fonseca, Araçatuba, Rio Branco, Tapete Verde e Valentin Serra. Número de famílias: 602.

Região 06: APA do Gelado. Número de famílias: 125.



Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
GT de Assessoria de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 253 | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...