Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Ex-agente da CIA dá dez dicas de espionagem a serem aplicadas no mundo dos negócios

Ouvir mais do que falar e saber observar e se adaptar são passos importantes no processo
Foto: Margaret Stepian
Foto: Margaret Stepian

Já pensou levar a sua carreira ao estilo 007? No seu novo livro "Work Like a Spy" ("Trabalhe Como um Espião", em tradução livre), a ex-agente da CIA J. C. Carleson argumenta que as mesmas habilidades e táticas que ajudam agentes secretos de sucesso podem ser aplicadas ao mundo corporativo.

"As táticas usadas por agentes da CIA são surpreendentemente básicas", afirma Carleson. 
"O trabalho clandestino é passa por compreensão, análise e aplicação de comportamentos humanos, que é mais psicológico do que técnico."

Carleson teve uma carreira de sucesso empresarial trabalhando para empresas como Starbucks e Baxter International antes de decidir se juntar à CIA.Ela passou nove anos na agência, viajando pelo Iraque e pelo Afeganistão e fazendo recrutamento de espiões e de inteligência. Quando ela voltou ao mundo civil há quatro anos, percebeu que suas técnicas de agente secreto poderiam ser usadas para ser bem-sucedida nos negócios.


1) Seja um camaleão

Assim que entrar em uma nova empresa, aproxime-se e se adapte ao seu objetivo e alvo, como um espião infiltrado. "Cada promoção que você está procurando tem de ser adaptada às vulnerabilidades", afirma ela. "Não é manipulação, é uma abordagem pró-ativa para exploração das oportunidades."


2) Foque em que tomar as decisões

Quando Carleson estava na CIA, a agência pensava que o Iraque tinha armas de destruição em massa. Seu trabalho era achar informações. Da mesma forma, no mundo dos negócios, você deve analisar a gerência sênior e os tomadores de decisões que podem influenciar seu sucesso. "Descubra quem controla atribuições, bônus e promoções", afirma.


3) Analise os comportamentos que são recompensados

Ela também sugere que o funcionário amplie sua visão sobre a organização e o departamento e veja quem está tendo sucesso e por quê. Quais atitudes são recompensadas? Depois de reconhecer as habilidades e comportamentos que são reconhecidos na empresa, comece a introduzi-los no seu trabalho.


4) Seja competente

Você não será capaz de conseguir uma promoção sem competência básica. "Eu recomendo que as pessoas comecem pelo papel", diz Carleson. "Estabeleça uma linha de base de competência em seu método de trabalho, em seguida, construa os relacionamentos."


5) Tenha acesso aos superiores

"Você precisa estabelecer um contato além de um ‘oi’ no corredor", afirma Carleson. Ela sugerecomeçar com alguém a que você tenha acesso, seja o supervisor ou um colega. Pessoas abaixo de você, como assistentes, também podem conhecer as rotinas do gerente e podem ajudá-lo a aprender mais sobre eles.


6) Formule um "gancho"

A CIA recruta espiões que usam a técnica chamada de "gancho", que tem três partes: a razão para conhecer, a razão para se conectar e a razão para continuar conhecendo. A mesma coisa serve para o mundo dos negócios: assim que você tiver a atenção, não se venda, mas se conecte a pessoas com interesses comuns.


7) Crie conexões

A parte mais crítica é estabelecer confiança. Ela também aconselha a aprender os seus preconceitos dos colegas e superiores. "As pessoas costumam tomar decisões baseadas em suposições", afirma a especialista. "Entenda as suas vulnerabilidades."


8) Escute mais do que fale

Os funcionários da CIA aprendem a reparar nos detalhes que os outros podem descartar sem perceber. "Isso faz com que você cale a boca e escute", explica a ex-agente.


9) Observe o grupo

"Analisaro grupo pode lhe dar mais informações e uma melhor compreensão do seu objetivo", diz Carleson. Quem são os protegidos? Quando souber, use suas descobertas para adequar a sua linguagem corporal e sua abordagem.


10) Tenha um olho na competição

"Não é para sabotar o seu vizinho do trabalho", afirma Carleson. No entanto, "é um fato de que existe um número limitado de promoções, bônus e atribuições grandes." Portanto, os colegas também são a sua concorrência, e é inteligente prestar atenção ao que eles fazem e como as pessoas no topo trabalham.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...