Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Jovem de comunidade do Rio ganha bolsa em letras e quer ensinar inglês

Kamila Silva, de 23 anos, mora na comunidade do Caju, na Zona Norte.
'Idioma abre portas, mas curso é muito caro', diz estudante.

Kamila da Costa Silva, de 23 anos, vai estudar letras  (Foto: Divulgação/ UVA)Kamila da Costa Silva, de 23 anos, vai estudar letras (Foto: Divulgação/ UVA)
 
Moradora da comunidade do Caju, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Kamila da Costa Silva, de 23 anos, está ansiosa para a chegada do mês de março e o início das aulas do curso de letras. Vai ser a segunda vez que ela vai iniciar uma graduação. 

A primeira, em turismo, ela teve de abandonar após cursar seis meses pois não tinha condições de pagar, mesmo com o desconto de 30% ofertado pela instituição. Agora nada a impede de conquistar o diploma, o primeiro de nível universitário da família. Kamila ganhou uma bolsa de estudos integral da Universidade Veiga de Almeida (UVA), após vencer um concurso, e vai poder realizar um de seus sonhos, o de se formar em letras com habilitação em inglês para lecionar.
 
O outro sonho de Kamila é criar uma escola de idiomas na comunidade do Caju e oferecer aulas gratuitas de inglês. "Quero viajar um pouco, conhecer outras culturas, ser professora e abrir uma escola. Aqui na comunidade não tem escola de inglês, e o idioma abre muitas portas. O curso é caro e muita gente não tem condições de pagar."

A bolsa na faculdade foi o prêmio do concurso “Um milhão de possibilidades para tornar o seu sonho realidade”, promovido pela Rede Ilumno. Na primeira parte da disputa, Kamila escreveu sua história e pediu votos pelas redes sociais, teve o melhor desempenho: 748 votos. Depois, ela passou por uma entrevista.

Moro em uma comunidade carente,  e tenho certeza que as pessoas teriam interesse em aprender inglês, e nada como uma oportunidade para mudar a vida de alguém"
Kamila da Costa e Silva, estudante
A estudante nasceu na Paraíba, onde foi criada pela avó. Mudou-se para o Rio de Janeiro há cinco anos para estudar e trabalhar. Ela atua como jovem aprendiz em uma empresa de telefonia móvel.

“Na Paraíba morava num vilarejo muito pequeno, não tem nem muita circulação de ônibus, é tudo mais difícil.”

A mãe trabalha como empregada doméstica, e o padrasto é motorista, com o pai não tem contato. 
Na história sobre sua vida, a jovem falou das dificuldades e principalmente da vontade de aprender inglês para ensinar.

“Estudei inglês como bolsista em vários cursos, sei o quanto é difícil conseguir uma bolsa. Moro em uma comunidade carente, mas tenho certeza que as pessoas teriam interesse em aprender inglês, e nada como uma oportunidade para mudar a vida de alguém”, diz a jovem. 

“Na redação deixei claro que meu maior sonho era me tornar professora de inglês, adoro ensinar. Escrevi o que é verdadeiro. Estou muito feliz e sou exemplo de que todo mundo pode chegar aonde quer.”

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...