Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Jovem do DF que se acorrentou para não consumir crack é internado

Família recebeu oferta de internação de 5 clínicas após divulgação do caso.
DF terá cinco Casas Abrigos para internação voluntária, diz Saúde.


O jovem viciado em crack, morador de Samambaia, no Distrito Federal,  que acorrentou os pés com cadeados para evitar sair de casa e comprar a droga foi internado na tarde desta quinta-feira (21) em uma clínica em Anapólis (GO), que fica a 155 quilômetros de Brasília.

A família recebeu oferta de cinco clínicas de reabilitação após a divulgação do caso. ''Quem tem uma família que tem o filho que usa essa droga não desiste do filho, não”, disse a mãe do rapaz no momento em que ele saía de casa.

O rapaz de 25 anos, que preferiu não ser identificado, contou os motivos porque preferia ficar imobilizado.“Eu prefiro ficar acorrentado porque hoje em dia as coisas não estão brincadeira. É perigoso e tantas pessoas morrem por causa desse vício que eu prefiro ficar passando mal com vontade de usar, mas não ficar arriscando perder a minha vida”.

Na casa onde ele mora estão as marcas da destruição causada pelo impulso do vício. Um vidro na entrada da residência está quebrado, a maçaneta também. No lugar há outras portas arrombadas. Segundo a mãe do rapaz, isso aconteceu quando ele tenta fugir de casa para usar a droga.

“Estou destruindo minha família. Sou o caçula, sempre fui um menino carinhoso. Depois que conheci essa vida, essa droga, minha vida praticamente foi para o fundo do fundo do poço. O sofrimento que eu estou passando eu não desejo pra ser humano nenhum na Terra.”, comenta o homem.

O rapaz começou usar o crack com 15 anos. Nesta quarta, antes da internaççao, a mãe   relatou que estava tentando internar o filho em uma clínica mas enfrentava dificuldades.  “Tem muito tempo que a gente está lutando para conseguir uma clínica. Na verdade, o poder público não tem. 


A gente procura, eles mandam a gente para o Caps [Centros de Atenção Psicossocial] e o Caps não funciona. Eles fazem uma visita e vão embora, marcam um retorno para daqui a três, quatro meses”.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o DF não possui política de internação compulsória de pacientes usuários de droga. Segundo a pasta, o modelo a ser adotado no Distrito Federal terá cinco Casas Abrigos, a serem inauguradas nos próximos dias, onde os usuários poderão ficar em tratamento por tempo indeterminado, por livre vontade.

Atualmente o tratamento de usuários de drogas ocorre com apoio dos Caps - o DF tem 14 deles, sendo sete especializados em álcool e drogas, seis para atendimento a adultos e um para crianças e adolescentes. Nos centros não há internações. 

Além dos Caps, o Distrito Federal conta com um hospital psiquiátrico e um Centro de Orientação Psicossocial (COMPP), diz a Secretaria de Saúde.

“O desejo de uma mãe é ver o sucesso do filho, que ele tenha uma vida digna. E ele está vivendo um momento muito triste, porque ele não tem controle sobre ele mesmo”, desabafou a mãe do jovem.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...