Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, fevereiro 16, 2013

Milhares de manifestantes protestam contra o governo em Lisboa e Madri

Cidadãos foram às ruas contra as medidas de austeridade dos governos.
Espanhóis querem evitar onda de despejos, que deixou 350 mil sem casa.

Milhares de manifestantes tomaram as ruas de Madrid e Lisboa este sábado (16) para protestar contra as duras medidas de austeridade apresentadas por seus respectivos governos na tentativa de controlar seus débitos.

Em Lisboa, cerca de 5 mil pessoas se juntaram em uma marcha organizada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), exigindo que o governo pare com as mudanças. Os participantes levaram cartazes e chamaram de mentiroso e ladrão o primeiro-ministro Português, Pedro Passos Coelho.

“Todos os dias eles estão roubando mais dinheiro de aposentados, a cada dia nossas vidas pioram, as pessoas compram menos remédios do que poderiam porque não têm o dinheiro necessário” afirmou o engenheiro civil aposentado Jorge Silva, de 71 anos. Credores endossaram o progresso de Lisboa em cortar custos e sobre a reforma econômica, o que abriu caminho para cerca de US$ 3.2 bilhões em fundos.

Manifestantes portugueses marcham em Lisboa contra medidas de austeridade do governo (Foto: Jose Manuel Ribeiro/Reuters)Manifestantes portugueses marcham em Lisboa contra medidas de austeridade do governo (Foto: Jose Manuel Ribeiro/Reuters)
 
Autoridades da zona do Euro estão dando apoio para que o programa de recuperação econômica de Portugal continue por esse caminho para evitar mais problemas no bloco econômico, que enfrenta uma crise. Entretanto, o governo está sob muita pressão da oposição e líderes empresariais para mudar de curso, alegando que a austeridade está enforcando a economia. A taxa de desemprego atual e de 15,7% e deve chegar a 16,4%, um recorde para o país.

Enquanto isso, na Espanha, milhares de manifestantes se reuniram no centro de Madri para alterar as rigorosas leis de reintegração de posse que já causaram milhares de despejos, em meio a uma profunda recessão. Mais de 350 mil espanhóis já foram despejados desde 2008 porque não conseguiram fazer os pagamentos de hipoteca.

Na última terça-feira (12), um casal de aposentados cometeu suicídio, deixando um bilhete afirmando que estavam prestes a perder a casa. A manifestação, organizada pela Plataforma de Vítimas de Hipoteca, tem como objetivo a criação de novas leis para acabar com a onda de despejos.

Com placas dizendo 'parem os despejos', espanhóis protestam em Madri (Foto: Albert Gea/Reuters) 
Com placas dizendo 'parem os despejos', espanhóis protestam em Madri (Foto: Albert Gea/Reuters)
 
Protestos parecidos ocorreram em outras 50 cidades espanholas nos últimos meses, como parte das demonstrações de revolta contra a recessão e o governo conservador, que impõe medidas de austeridade.

Manifestantes conseguiram um marco histórico ao fazer com que o parlamento espanhol concordasse em debater um conjunto de medidas populares para proteger os residentes mais pobres, alavancado por uma petição que conseguiu mais de 1.4 milhão de assinaturas.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...