Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 29, 2013

'Caí em uma mentira', diz pai de família que vive nas ruas do litoral

Família recebeu várias propostas de trabalho no litoral de São Paulo.
Anderson, Sabrina e o filho de dois anos estão há uma semana nas ruas.

Ivair Vieira Jr. do G1 Santos
298 comentários
Família que morava na rua encontra seu 'anjo da guarda' (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Família que mora nas ruas de São Vicente encontra o 'anjo da guarda' (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
 
 
O morador de rua que teve sua história compartilhada nas últimas horas em uma rede social viu a vida mudar de um dia para o outro. Depois que seu drama foi divulgado no Facebook, Anderson Antônio Dias da Silva recebeu várias propostas de emprego e moradia. Anderson, a esposa e um filho pequeno estavam há uma semana morando nas ruas de São Vicente, no litoral de São Paulo.
 
Anderson nasceu em São Paulo e foi criado na Zona Sul, no bairro Capão Redondo. Desde criança, trabalhou como ajudante de marcenaria. Ele conta que, por falta de oportunidades na Capital, veio há três meses para Peruíbe, também no litoral paulista, trabalhar em um sítio. "Eu era caseiro, não recebia dinheiro, mas comia o que plantava e também tinha onde morar", explica.

Foi no final do ano passado que a história dele começou a mudar. Anderson conheceu um rapaz que morava em uma cabana, próximo ao sítio, e o abrigou na casa dele. Em dezembro, a família desse rapaz veio passar o Réveillon em Peruíbe e a irmã dele convenceu o marceneiro a ir para São Vicente. "Ela disse que era tudo melhor, que as pessoas davam roupa, alimento, que o emprego era rápido e fácil, e eu acreditei nessa mentira", conta.

Casal enganado (Foto: Claudete/Arquivo Pessoal) 
Casal passou uma semana morando na rua.
(Foto: Claudete/Arquivo Pessoal)
 
 
Em janeiro a família foi para São Vicente e Anderson conseguiu um emprego como ajudante de marcenaria. Poucos dias depois, ele alugou uma casinha no bairro Vila Margarida. "Mas o serviço em marcenaria é complicado, tem tempos que tem trabalho para fazer, outros que não tem. Então começou a ficar fraco e o rapaz me dispensou. Aí começou a ficar difícil de arrumar outro emprego", lembra.

A famíla começou então a catar latinhas e bater de porta em porta pedindo panelas velhas. Foi quando não conseguiu mais pagar o aluguel. "Eram 60 latinhas para dar um quilo, cada quilo vale R$ 2. Tive que sair da casa e ir para a rua, isso faz uma semana", lamenta Anderson.

Anjo da guarda

A situação da família começou a melhorar quando o cozinheiro Roberto Schweitzer passeava com os cachorros próximo à Ponte Pênsil. "Quando eu passei perto o menino acordou. Os meus cachorros são grandes, mas ele não se assustou, esfregou o olhinho, abraçou um deles no pescoço e disse 'meu amigo!'. Puxei assunto e eles contaram a situação pela qual passavam", explica Roberto.


O cozinheiro tem um restaurante e ofereceu comida para a famíla. Eles foram e depois disso Roberto teve a ideia de colocar Anderson trabalhando com ele na cozinha, e a esposa e filho em uma creche com a qual ele colabora. Foi no restaurante que a advogada Claudete Sachi conheceu Anderson. Ela almoçava com a mãe e teve a ideia de fotografar a família e divulgar a história nas redes sociais.

Anderson está feliz com as notícias. (Foto: Ivair Vieira Jr/G1) 
Anderson está feliz com a possibilidade de
mudanças. (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
 
 
Anderson está espantado com tudo o que aconteceu de um dia para outro. "A Claudete já recebeu até ligação da China oferecendo ajuda para a gente. Não tem explicação. Você está no nada, não tem onde dormir, onde encostar a cabeça, e de repente tudo isso acontece", diz o marceneiro.

A esposa de Anderson, Sabrina Monteiro de Barros, que está grávida de oito meses, também está muito feliz pela possibilidade de mudança."Dou graças a Deus, porque o que a gente passou foi muito difícil, o nosso filho pedindo comida, a gente pedindo dinheiro ou então panelas e as pessoas dizendo que não tinham. Mas tenho certeza que eles vão ser abençoados como a gente foi", finaliza Sabrina.

O caso

A imagem de uma família encontrada morando debaixo da Ponte Pênsil, em São Vicente, no litoral de São Paulo, ganhou destaque nas redes sociais durante as últimas horas. A história da família, composta por um homem de 20 anos, a esposa de 21 e uma criança de apenas dois, foi compartilhada mais de 12 mil vezes em apenas 18 horas. Com a repercussão do caso, dezenas de internautas compararam a história ao caso do 'Mendigo Gato de Curitiba'.




298 comentários no G1 da Globo. Leiam o restante dos comentários na página do G1.


Marianna Silva 
E ele e bonito tanto quanto o Mendigo gato, bem que ele poderia virar um modelo. Cade os olheiros???

El Hefe
Ser loiro e de olhos claros sempre abre portas. Se você for feio igual a mim e for concorrer a uma vaga de emprego com uma pessoa com as mesmas qualificações que você ou até um pouco menos, mas for loiro dos olhos claros, pode ir procurar outra vaga que você perdeu essa!

Flávio Nascimento 
Pq será que ajudaram o Anderson? Pq não ajudaram um mendigo negro e feio ou até branco mesmo mais feio? Pq somos hipócritas e só ajudamos a quem nos convém.

Vanessa Magalhães 
Essa mulher fez macumba, né.. Ter um Brad Pitt em casa não é pra qualquer uma. Parabéns! hahah

Maria Arruda 
o que importa é o amor que manteve a família unida apesar de toda a dificuldade...passaram fome juntos...aí está a beleza....talvez uma mais bonitinha não tivesse suportado.

Maria Arruda 
que maldade...ela tb pode ficar bonita se se arrumar, se maquiar...só está maltratada.

Jadir Pinheiro 
DEUS ESCREVE CERTO, EM LINHAS TORTAS , VIDAS QUE SE TRANSFORMA.....PARABÉNS

Marcelo Gouvez 
quem disse aqui que ela e branca? ahahahah pele escura e nariz de batata.....esses que estao falando devem ser de salvador! qualquer coisa que nao seja cafe e branco! ahahahahahah

Amanda Machado
vou parar de procurar namorado na balada, na balada so da dragao ,agora so vou andar debaixo da ponte!!

Monique Rodrigues 
Pq o Guilherme Fontes foi parar nas ruas?

Sabrina Trindade 
Que ótimo que as pessoas se disponibilizaram a ajudar a familia. Só fico me perguntando se fossem pessoas "feias" será que alguém ia parar pra ouvir a história deles?!

Vanessa Magalhães 
Com todo respeito Sabrina, o seu marido é um GATOOOOOOO!

Helen 
Extrair racismo de uma mensagem de esperança é o limite. Tô me lixando se são brancos ou negros, bonitos ou feios. O que me preocupa mesmo é essa capacidade de subverter tudo a ponto de macular até mesmo um ato de fraternidade e altruísmo com este de socorrer uma familia que não tem um lar. Desculpa aí, mas esse tipo de postura apenas revela o racismo que cada um tem em si. Dê uma chance para este ato de compaixão, por favor. Tirem um pouquinho de ódio e revolta do coração, uma família que estava em dificuldades foi ajudada, o que tem de errado nisso, meu Deus?
Imagem do usuário

Kevin Menon 
caraca esse comerciante e o jogador FRED.kkkkkkkkkk

Iuri Gonçalves 
Não penso que não merecem a oportunidade, pois todos devem ter condições de se manter (teoria), mas a questão é, porque receberam essa oportunidade ? Somente porque há entre a família um homem cujo sua beleza externa está nos padrões estéticos vigentes pela sociedade (ou pelo menos maioria dela) ?. Como disse anteriormente fico feliz por ver que um grupo familiar recebeu a chance de se estabelecer, mas só queria que isso fosse aplicado à TODOS que precisam!

Orlando Basil 
Legal isso aí. Todos que estão na rua tem um drama, pode ter certeza. Vams começar a divulgar no facebook pra ajudar todas elas pq as pessoas não sabem que existem gente passando por dificuldade, vamos divulgar.

Sandro Silva 
A confiança vem pela cor da pele nao o que você realmente e'...

Sandro Silva 
Brasil racismo a flor da pele, so' nao ver quem ja' morreu. Tantos mendigos na rua mas se for branco nao e' digino de estar na rua merece algo melhor na vida.

Diego Boltz 
Mistura de raça ou pureza de raça, tudo bobagem num país tão miscigenado como o nosso. Nosso maior preconceito é qto ao nivel social, como a maior fatia da pobreza tem negros e pardos fica a impressão que se discrimina a raça. Duvido que alguem nesse país ofenda ou pratique atos racistas contra o Pelé ou o ministro do STJ Joaquim Barbosa.

Kevin Menon 
Olha que comerciante quer alguma coisa em troca......esse olhar dos dois nao me engana.

Raihan Felipe 
QUERO DEDICAR A ESSA FAMILIA TODAS AS BENÇÃO DO CEU. QUE VENHAM SER ILUMINADO E QUE SE TORNEM UM ESPELHO PARA SOCIEDADE BRASILEIRA. ( TODO MAU OLHADO VOLTE PARA A PESSOA. QUE AS PESSOAS VENHAM SE ESPELHAR NA TRAJETORIA DE VIDA DELES, ASSIM DANDO VALOR PARA AS PEQUENAS COISAS.) PEÇO PARA VCS DOIS JUIZO E QUE ESSA PORTA É PEQUENA PARA VC, SE VC FOR ONESTO E RESPONSAVEL, MUITAS IRAM SE ABRIR

Edson Bruno 
Nesse país existe uma regra que é a seguinte: Só negros e feios podem ser mendigo, branco não! País racista!

Raihan Felipe 
SÓ OS LOUCOS SABEM!!!!

Raihan Felipe 
RODRIGO ROCHA A VIDA É FEITA DE OPORTUNIDADES, CADA UM TEM A SUA, A MAIORIA DAS PESSOAS ACABAM DEIXANDO PASSAR SEM PERCEBER. OU ABRAÇAM A OPORTUNIDADE E ACABAM NAO SE DEDICANDO COMO DEVERIA.

Fausto Noriega 
Amigos! conheço este comerciante que deu esta oportunidade a este casal, a mais de 30 anos. E posso afirmar que se trata de um homem justo! ele sempre empregou todo tipo de pessoas.(SOU NEGRO E TRABALHO PRA ELE)



Rosemeire Pereira
Com certeza uma pessoa íntegra fazendo a diferença neste mundo cão!

Diego Boltz
Então de os parabens ao patrão pela nobreza da atitude. Pessoas como ele são mosca branca, rarissimas de se encontrar.
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...