Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, março 25, 2013

Filhote de pavão nasce em cativeiro no Mangal das Garças, em Belém

Segundo veterinários do Mangal, é o primeiro caso no Brasil desde 1960.
Espécie habita locais de solo úmido da Amazônia.

Do G1 PA

Pavãozinho nasceu no borboletário do Mangal das Garças, em Belém (Foto: Everaldo Nascimento/ Agência Pará)Pavãozinho nasceu no borboletário do Mangal das Garças, em Belém (Foto: Everaldo Nascimento/ Agência Pará)
 
 
Um filhote de Pavãozinho do Pará, também conhecido como Pavão papa-moscas, nasceu no Mangal das Garças em Belém. A reprodução da espécie foi muito comemorada no mangal, já que os técnicos do local conhecem apenas um relato de nascimento em cativeiro, que aconteceu na década de 1960 no estado do Rio de Janeiro.

O pavãozinho habita partes do México, Agentina, Uruguai e, no Brasil, pode ser encontrado na regiao amazônica em locais de solo úmido, como margens de rios, lagos e igarapés, que são seu habitat natural. A espécie mora no Boboletário do Mangal desde 2009, onde se alimenta de camarão, ração e larvas de besouro.

Cuidados

Quando o ninho foi visto pela primeira vez no Mangal, a equipe que toma conta dos animais tomou uma série de cuidados para que o pavãozinho pudesse nascer, à partir do momento em que o casal foi avistado levando materiais para a construção do ninho no topo de uma árvore.


“A primeira iniciativa que nós tivemos foi de proteger a árvore contra os predadores. Também aumentamos a alimentação, isolamos uma área do Borboletário – onde o ninho se encontrava – para evitar o stress do animal e colocamos uma tela de proteção embaixo do ninho para que o filhote não caísse”, revela a veterinária do Parque, Stefânia Miranda.

De acordo com os veterinários, o ninho é feito de fibras, folhas, musgos e raízes. A espécie coloca um ou dois ovos, que são chocados durante cerca de 26 dias. A mãe usa sua plumagem para espantar predadores, emitindo um som semelhante ao de uma cobra, que assusta os roedores que se alimentam de ovos. Enquanto a mãe protege o ninho, o pai busca alimento para o filhote.

Segundo Miranda, o envolvimento da equipe foi essencial para que o animal pudesse nascer. “Foi muito satisfatório ver que o pavãozinho conseguiu sobreviver. O que foi conquistado aqui no Mangal foi quase inédito. Não teríamos conseguido esse feito sem a ajuda de todos – desde a pessoa que projetou o Borboletário até os tratadores, que colocam a comida para os animais”, enfatiza Stefânia Miranda.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...