Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 29, 2013

Governo enfrenta dilemas para combater inflação no Brasil

Principal antibiótico, na opinião destes economistas, são os juros.
Reformas são necessárias para alterar cenário de forma permanente.



Agora é oficial: o Banco Central do Brasil prevê inflação acima da meta estabelecida pelo governo até o final do ano que vem. Em uma reportagem especial, o Jornal da Globo examina os dilemas do governo para combater a inflação, uma doença crônica.

Não é nenhum paciente terminal, mas é crônico, e o tratamento, complexo. Diagnósticos, remédios, efeitos colaterais, tudo isso está em discussão, e consultamos uma junta médica para examinar esse paciente.

“Ele está com um quadro complicado de saúde”, diz Sérgio Vale, economista. “Não está na UTI, mas é um paciente que poderia ter um desempenho muito melhor”, afirma o economista Alexandre Schwartzman.

O paciente é a economia brasileira. Nem o alto nível de emprego disfarça: está na cara que vai mal de saúde. Para cuidar do doente, o médico responsável: o governo federal.  O paciente apresenta dois sintomas agudos: cresce pouco e tem uma febre persistente, a inflação.

O médico examina tudo: os indicadores, as expectativas, as reclamações. E decide o tratamento: juros baixos, algumas doses de desonerações de impostos, bastante gasto público, um remédio pra fazer efeito no câmbio, sempre que necessário, e crédito pra manter o paciente mais animado.

O tempo passa, porém, e os exames mostram: o Brasil continua crescendo pouco e com inflação. 

O que acontece, doutor? “O médico considera que é uma gripe, mas, na verdade, eu acho que a gente está mais para um processo infeccioso grave, uma pneumonia. Então, o que acontece é que o governo está dando o medicamento fraco, errado, para um problema que deveria ter sido tratado de outra forma, com antibiótico”, diz Vale.

O principal antibiótico, na opinião destes economistas, são os juros. Só que, para eles, o Brasil está tomando a dose errada para o sintoma errado. Em vez de juros baixos para crescer, precisa de juros mais altos para conter a febre da inflação.

“Na verdade, é como se você estivesse dando um banho frio em um paciente com febre. Consegue baixar a febre, saí lá de 39 e vai para 37. Você fica contente, não está ainda sem febre, o processo infeccioso está lá. Você não tratou do processo infeccioso”, afirma Schwartzman.

Na terça-feira (27), durante o encontro dos Brics na África do Sul, a presidente Dilma falou sobre o estado da economia brasileira. “Esse receituário que quer matar o doente, em vez de curar a doença, é complicado. 

Eu vou acabar com o crescimento do país? Isso está datado, isso, eu acho, que é uma política superada. Nós não achamos que a inflação está fora do controle, pelo contrário, achamos que ela está controlada, e o que há são alterações e flutuações conjunturais, mas nós estaremos sempre atentos”, afirmou.

Os economistas dizem que existe outro erro de diagnóstico: os remédios para fazer a economia crescer não dão resultado e ainda pioram a febre.

“O diagnóstico que está por trás desse conjunto de medidas é que o problema da economia brasileira hoje é semelhante ao problema que nós enfrentamos lá em 2008/2009, ou seja, falta de gasto, consumo fraco. 

Não é esse o problema. A gente não consegue crescer mais porque a gente não consegue entregar. Você pode jogar mais demanda, mais consumo nessa economia, não vai gerar mais PIB. Em boa medida, vai virar um pedaço inflação e um pedaço aumento das importações”, afirma Schwartzman.

Então, qual é o remédio para crescer mais? “Outro antibiótico extremamente forte que se chama reformas, que a gente parou de fazer uns sete anos atrás”, diz Vale. “Reforma trabalhista, tributária, abertura com comércio internacional. Um conjunto de medidas que reduza custos, aumente produtividade, aumente a competição”, afirma Schwartzman.

Com autoridade de quem é médico e economista, o Maurício Alchorne concorda. Acha que o tratamento tem que mudar. “Medicações sintomáticas. Você tem um sintoma, você medica para corrigir o sintoma, a doença permanece, o paciente continua doente e, por vezes, só controlar sintomas faz com que a doença continue se agravando. 

Nós vamos ter crescimento nesse país se nós mostrarmos que nós somos um país saudável, um país em que vale a pena investir, um país que está preparado para aquele aporte de recursos, que não vai se perder no emaranhado de problemas estruturais que nós temos e precisamos também combater”, afirma.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...