Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 27, 2013

Incêndio já consumiu 700 hectares da reserva do Taim, diz ICMBio

Chamas seguem avançando, segundo responsável pela área.
Incêndio atinge banhado, onde vivem roedores e pequenos animais.

Fogo já atingiu uma área de 700 hectares na Estação Ecológica do Taim (Foto: divulgação/ICMBio)Fogo já atingiu uma área de 700 hectares na Estação Ecológica do Taim (Foto: divulgação/ICMBio)
 
 
O incêndio que começou na manhã de terça-feira (26) já atingiu uma área de pelo menos 700 hectares da Estação Ecológica do Taim, no sul do Rio Grande do Sul. Quem afirma é o coordenador do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Henrique Ilha, responsável pela reserva.

“O fogo continua avançando. A tendência é que na quinta-feira (28) este número esteja bem maior”, projeta ele, após sobrevoar a região em um helicóptero da Marinha durante a tarde.

Como o fogo está concentrado em uma área de difícil acesso, o combate às chamas está sendo feito em duas aeronaves agrícolas de pequeno porte. A operação, no entanto, teve de ser interrompida durante o anoitecer, em função da baixa visibilidade. Nesta quinta-feira, duas aeronaves do ICMBio vindas da Bahia devem reforçar o combate às chamas

Conforme o responsável pela estação ecológica, o fogo se concentra em uma área de banhado, com grande quantidade de folhas secas e água por baixo. Animais de pequeno porte, como roedores e invertebrados, devem ser os mais atingidos, prevê Ilha. A suspeita é de que o incêndio teria sido provocado por um raio na manhã de terça-feira (26).

A reserva do Taim abrange uma área de 34 mil hectares, entre os municípios do Rio Grande e de Santa Vitória do Palmar. A estação fica em uma faixa de terra localizada entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico, próximo ao Arroio Chuí, na fronteira do Brasil com o Uruguai.

Criada por decreto em 1986, a estação do Taim é uma 312 unidades de conservação federais geridas pelo ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. É considerada uma das mais importantes reservas, em função da grande biodiversidade que abriga.

No banhado, que constitui a maior parte da vegetação da reserva, vivem várias espécies de animais, como capivaras, ratões, jacarés, tartarugas, entre outras, além de centenas de espécies diferentes de aves.

Em 28 de janeiro de 2008, a reserva foi atingida pelo maior incêndio de sua história. As chamas foram controladas apenas cinco dias depois, após terem consumindo cerca de 4 mil hectares de vegetação da reserva.

Incêndio reserva do Taim (Foto: CMBio/Divulgação)Reserva do Taim volta a ser atingida por um incêndio de grandes proporções (Foto: CMBio/Divulgação)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...