Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, março 25, 2013

'Serei mais uma ou a última?', diz diretora agredida por aluno no Rio

Educadora utiliza rede social para questionar incidente de quinta-feira (21).
Segundo a diretora, que teria levado socos, dor física é a menor delas.

Os alunos da escola João Kopke fizeram um cartaz escrito "Violência não" na manhã desta segunda (25), após diretora ter sido agredida por aluno. (Foto: Isabela Marinho / G1) 
Os alunos da escola João Kopke fizeram um cartaz escrito "Violência não" na manhã desta segunda (25), após diretora ter sido agredida por aluno. (Foto: Isabela Marinho / G1)
 
 
A diretora da Escola Municipal João Kopke, Leila Soares, que afirmou ter sido espancada na quinta-feira (21) por um aluno de 15 anos, utilizou o Facebook para desabafar, em recado escrito no sábado (23). A educadora, que disse ter ficado com o rosto muito marcado por conta dos socos, escreveu que a dor física é menor do que a sentimental, "que não tem remédio".

"O corpo dói. Mas a dor vai passando com gelo, analgésico, remédios... O coração, este fica tão apertado que parece que sobra espaço em torno dele de tão pequeno. Este espaço é preenchido com dor. Que não tem remédio", postou.


No sábado (23), educadora desabafou no Facebook: 'perdemos o chão'. (Foto: Reprodução da internet/Facebook) 
Educadora desabafou no Facebook em postagem
feita no último sábado (23): 'perdemos o chão'.
(Foto: Reprodução da internet/Facebook)
 
 
No texto, a diretora chega a repensar sobre a profissão. "Quem somos nós, educadores? Pois eu sei quem somos nós: somos aqueles de quem ri o que sai impune, olhando para trás e rindo. Será que serei só mais uma? Ou a última?" questionou.

Na manhã desta segunda-feira (25), alunos da escola fizeram um cartaz escrito "Violência não". De acordo com a mãe de uma aluna de 13 anos, identificada apenas como Aline, a diretora tenta "melhorar o ambiente" da escola desde que chegou. Segundo a jovem, antes de o aluno agredir a diretora, uma briga entre dois jovens, na semana retrasada, movimentou a escola.

"Minha filha me contou que um aluno jogou pedra em outro, que revidou", disse. A mãe ressaltou ainda que o consumo de drogas no entorno da escola é comum.


'Pancadaria é frequente', diz ex-aluna

 

Jennifer foi aluna da escola há cinco anos e seu irmão estuda na instituição atualmente. Segundo ela, naquela época, já havia presenciado a tentativa de agressão de um aluno à mesma diretora.

"Acho que é porque ela quase não fica na escola. É difícil encontrá-la aqui. E quando chega quer botar moral e não consegue", afirmou a ex-aluna. De acordo com Jeniffer, o irmão dela costuma comentar que "a pancadaria" na escola é frequente.

Para uma professora da escola, que não quis ser identificada, a afirmação da ex-aluna de que Leila seria omissa é uma inverdade. "Ela é muito dedicada e fica na escola além do horário."
Segundo ela, a diretora subiu para ver o que estava acontecendo no corredor e o aluno estava dando uma gravata "de brincadeira" em um colega. O rapaz deu um empurrão e xingou a professora, que disse que chamaria o responsável do aluno. Foi quando ele deu um soco na diretora.

"Ela foi para a sala, ele a imobilizou, deu vários socos nela. Saiu muito sangue, enchemos uma  lixeira com papeis. Ela também machucou o ouvido", contou a professora. A diretora foi encaminhada para o Hospital Salgado Filho. A história foi publicada pelo jornal "O Dia" nesta segunda.

Medo

A professora disse ainda que os professores estão com medo, porque o aluno fez ameaças de que caso fosse expulso, voltaria para matar todo mundo.

A mãe de uma outra aluna, que não quis se identificar, chegou na porta da escola por volta de 11h20, preocupada.

"Recebi a ligação de uma amiga me dizendo que o aluno que agrediu a diretora é morador do Morro do Urubu e que os traficantes viriam à escola pegar a diretora. Não sei o quanto disso é verdade, mas fiquei com medo e vim aqui ver. Fiquei tranquila quando vi que as portas da escola estão trancadas e que as coisas estão calmas", contou.

Segundo nota da Polícia Civil, a vítima procurou a delegacia informando ter sido agredida por um aluno de 15 anos. O menor foi ouvido e a vítima encaminhada para exame de corpo de delito. De acordo com a delegada Cristiane Carvalho, da 24ª DP (Piedade), a vítima compareceu à delegacia sem apresentar lesões externas, contudo, foi encaminhada ao IML para averiguar lesões internas, no ouvido.

Ainda segundo a polícia, na delegacia, o aluno contou que agrediu Leila após a diretora do colégio o repreender por ele não voltar à sala após o intervalo de aula.

A Secretaria Municipal de Educação esclareceu, em nota, que não admite este tipo de conduta nas escolas da Prefeitura do Rio e já aplicou o Regimento Escolar Básico do Ensino Fundamental ao caso, com a transferência do aluno para uma outra unidade.
 
"É triste e lamentável. Não admitimos qualquer tipo de violência nas nossas escolas", declarou a secretária de Educação, Claudia Costin.

De acordo com a Polícia Civil, o caso foi enviado a Vara da Infância e Juventude e foi registrado na 24º DP (Piedade).

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...