Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, abril 23, 2013

Cerca de quatro mil pessoas passam a receber água na torneira








Gente que há pelo menos 18 anos não tinha em seus lares o conforto de receber água tratada nas torneiras, muito menos o prazer de um banho no chuveiro, agora comemora a chegada do benefício cessando assim o período de fornecimento por carro pipa no Bairro Liberdade.

Uma destas pessoas é a dona de casa, Maria do Socorro Silva; ele relata que em todos os 16 anos que mora naquele local, Bairro Liberdade, nunca teve água tratada e a ausência do serviço obrigou a abrir um poço comum para suprir as necessidades.

“Esperei todos esses anos, e agora fico feliz por esta vitória”, comemora Maria do Socorro, prevendo a queda no valor de sua conta de energia já que deixará de usar a bomba para encher a caixa d’agua.
E resumiu: “Este governo tá começando bem, espero que a cada dia melhore mais.”

A ação, de acordo com o gestor do SAAEP (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas), Gesmar Costa, trata-se apenas de parte da solução dos problemas enfrentados no abastecimento de água no município. “Ainda não estamos satisfeitos, e só ficaremos quando todas as casas receberem água tratada e em abundancia”, diz Gesmar, mensurando ser esta uma pequena ação diante do que ele chama de grande desafio.

Gesmar dá ainda a boa noticia que até o dia 10 de Maio as áreas que já possui ligações de água deverá ter o fornecimento de água suficiente para os moradores, e depois partirá para os bairros chamados secos, que compõem o complexo Caetanópolis.

A ação - Concluída na terça-feira, 23, a etapa contemplou 993 casas no Bairro Liberdade que antes eram abastecidas por caminhões pipas o que, segundo Gesmar Costa, irá potencializar o abastecimento do complexo Caetanópolis; bairros previsto para até o meado deste ano, 2013, estar coberto pelo total abastecimento de água.    

Gesmar faz a conta de que a média Brasil de consumo de água por pessoa seja de 150 litros/dia, mas leva em conta que em Parauapebas, por ainda se ter a cultura de lavar carros e calçadas, dobra o gasto  médio saltando para 300 litros/dia por pessoa.

“Com isto pode se dizer que pelo menos 300 mil litros de água deixa de ser transportada por carro pipa aqui no Liberdade”, mensura Gesmar. 


 (Francesco Costa)

 Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...