Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, abril 30, 2013

Colunista de Curionópolis pode ser processado por calúnia e difamação


No dia 13 de abril aconteceu uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Curionópolis, na qual a diretora do Hospital Municipal Elcione Barbalho solicitou a mesa diretora espaço para fazer esclarecimentos sobre o funcionamento da casa de saúde, principalmente no que concerne a remoção de pacientes para outras cidades a exemplo de Marabá onde funciona o Hospital Regional do Sul e Sudeste do Pará.



Ao fazer uso da tribuna após ser anunciada pelo presidente da Casa Wilson Acácio – PT, Etiene Maria apresentou números dos atendimentos nos quatro anos anteriores e explicou também como funciona o sistema de transferência de pacientes. 



 Edson. O colunista




 











Vereadores agradeceram 
a iniciativa da 
diretora do Hospital

















Vereador Wilson Ferreria.
Levou paciente sem 
cadastro e voltou do 
Hospital Regional
 







  





vereadora Nilde. Apoiou  
a diretora do hospital
 
















Apesar da Ata da Sessão ter sido lavrada e registrada com a informação de que a diretora teria se disposto a comparecer na Câmara e por fim os vereadores a terem aplaudido e entendido que realmente é complexa a transferência de pacientes para outras cidades, a coluna “Três Tempos”, publicada na Edição 514 do Carajás O Jornal assinada por Edson Luiz cometeu vários erros além de denegrir publicamente a imagem da diretora do Hospital.

Sem ter presenciado a Sessão o autor da coluna afirmou que a diretora teria sido sabatinada pelos vereadores, que não soube explicar problemas internos no hospital e ainda denegriu a imagem afirmando que ela não teria competência para gerir a casa de saúde.


A publicação indignou moradores de Curionópolis como a empresária Selma do Comercial Marista que taxou de “irresponsável e sem noção” o autor da coluna. 


O presidente da Câmara também repudiou a atitude do colunista de fazer uma publicação sem nenhum embasamento: “Gostaria de parabenizar a diretora pelo seu trabalho e entendemos as limitações não apenas em Curionópolis, mas em todo Brasil. 

Sabemos das dificuldades e vamos continuar trabalhando para contribuir para que o atendimento fique ainda melhor”, afirmou Wilson que disse ainda: “Não compactuamos do que disse esse colunista que não teve nenhum embasamento não participou da Sessão e tão pouco escreveu nada de acordo com que ocorreu na mesma”.

No que concernia a transferência de pacientes a diretora recebeu ainda na Sessão apoio dos vereadores, Wilson do Fórum – PV, Wilson Acácio – PT e Professora Nilde – PMDB que relataram casos de pessoas que foram levados sem cadastro no Hospital Regional e não foram recebidas: “Eu mesmo cheguei a levar um paciente que a família queria transferir de qualquer jeito, chegaram a assinar o termo de responsabilidade, mas, quando chegamos ao Regional não fomos atendidos e tivemos que voltar”, disse o vereador Wilson do Fórum.


A diretora do Hospital afirma que a coluna teve como único e exclusivo interesse em denegrir sua imagem, pois o mesmo tem rixa da diretora porque segundo ela na época da campanha Edson Luiz que concorreu a uma vaga de vereador estaria tentando usar o hospital como reduto eleitoral e a mesma não teria permitido.


Etiene Maria é graduada em gestão de organização de saúde pela Unama, pós-graduada pela Uninter no curso MAB de gestão hospitalar, agora cursando gestão de pessoas pela Universidade Cesumar, além de ser técnica em enfermagem a mais 30 anos com registro no Conselho Regional e Federal de Enfermagem do Pará. 


A diretora é ainda credenciada pelo Conselho Regional e Federal de Administração do Pará.


Residente em Curionópolis desde 1980 e foi à primeira diretora do Hospital Elcione Barbalho na primeira gestão após a emancipação do município, saindo da gestão para concorrer e em seguida assumir uma vaga de vereadora no pleito 1993 a 1996. 


Foi diretora por duas vezes do Hospital e Maternidade Menino Jesus em Eldorado do Carajás, diretora do Hospital Municipal de Eldorado do Carajás, Secretária de Saúde também em Eldorado, diretora do Hospital Municipal de Jacundá e atual diretora do Hospital Municipal Elcione Barbalho.


O caso já foi encaminhado para um advogado que deverá dar entrada em um processo de retratação pública e direito de resposta além do que, o colunista deverá ser processado por danos morais, calúnia e difamação. 


“Não irei permitir que a imagem que construí como moradora de Curionópolis a mais de 30 anosseja deturpada, denegrida e caluniada por um senhor recém chegado que não tem o mínimo de conhecimento de causa e ainda age de má fé, irei portanto dar seguimento ao processo para que o caso não fique em 

pune”, afirmou Etiene Maria.

Francesco Costa



Um comentário:

Anônimo disse...


Parauapebas; 11 de Setembro de 2013.

No Hospital de Curionópolis não fica enfermeiros pela noite!!! Prefeito diz que não tem dinheiro para pagar

No município de Curionópolis, fui deparado com uma grande situação que nos envergonha. Estamos em pleno século XXI, realizando diversas batalhas, paralizações e manifestações juntos aos sindicatos entre outros, para que nos Enfermeiros sejam reconhecidos com dignidade.
No Hospital Municipal de Curionópolis hoje, só é lotado enfermeiros para trabalhar de segunda a sexta–feira de 08:00 as 15:30, sendo que no período noturno fica descoberto e aos finais de semanas não fica Enfermeiro nem um período, sendo ocupado no período da noite e nos finais de semanas Técnicos de Enfermagem e Médico. Uma vez deixando passar esse absurdo e nos calando, a saúde e mais precisamente os Enfermeiros são desvalorizados cada vez mais. O município paga um salário para os Enfermeiros de modo em geral de 2.500 reais, não sei precisamente a carga horária.
De acordo com a; Resolução COFEN Nº 146/92
Normatiza em âmbito Nacional a obrigatoriedade de haver Enfermeiro em todas as unidades de serviço onde são desenvolvidas ações de Enfermagem durante todo o período de funcionamento da instituição de saúde
O Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, no uso de suas atribuições, com fulcro no Artigo 8º, inciso IV da Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, combinado com o Artigo 16, inciso IV, do Regimento da Autarquia conjunta, aprovado pela Resolução COFEN-52, cumprindo deliberação do Plenário em sua 211ª Reunião Ordinária.
Art. 1º – Toda instituição onde exista unidade de serviço que desenvolva ações de Enfermagem deverá ter Enfermeiro durante todo o período de funcionamento da unidade.
Art. 2º – Em todas as unidades de serviço onde são desenvolvidas ações de Enfermagem, deverá haver Enfermeiro em número que deve ser definido de acordo com a estrutura e finalidade das mesmas, levando-se ainda em conta, o grau de complexidade das ações a serem executadas pela Enfermagem.
Art. 3º – Os casos omissos serão resolvidos em primeira instância pelos Conselhos Regionais e em última instância pelo Conselho Federal de Enfermagem.
Parágrafo único – Os atos decisórios pertinentes à matéria deverão ser encaminhados ao COFEN para homologação.
Art. 4º – A presente Resolução entrará em vigor na data em que for publicada na Imprensa Oficial, retroagindo seus efeitos à data de sua assinatura.
Art. 5º – Revogam-se disposições em contrário, em especial a Resolução COFEN-140/92.

Sendo assim, Solicito providencias e intervenções com a Máxima URGENCIA, para que façam uma escala correta, afim de manter o quadro de Enfermeiros 24hs de Plantão.
A unidade de saúde disponibiliza dos seguintes serviços; Pronto Socorro, Maternidade, Centro Cirúrgico, Sala de Parto e Internações. A população tem em média 18 mil Habitantes.
Na realidade só que esta sendo esquecido e a população, segundo o prefeito não tem dinheiro para pagar os enfermeiros para trabalhar no período noturno.
Será se o ministério da Saúde sabe disso?
Nestes Termos
P. Deferimento

Contatos de Curionópolis – PA;
Secretaria de Saúde; Drª Elizete – Enfermeira
094 – 9162 1904
Diretora do Hospital Municipal; Eciene – Técnica de Enfermagem
094 – 9144 9549

Hospital Municipal “EICIONE BARBALHO”
End; Rua. Jacaranda nº 49
Bairro – CENTRO
CEP; 68.523.000
Curionópolis - PA

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...