Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, abril 22, 2013

Índios Xikrins ganham três novas escolas



 

O Dia do Índio, 19 de abril, foi comemorado de forma diferenciada pela tribo Xikrin, que vive nas aldeias indígenas Odjãã, Djudjekô e Kateté. 

Nesta data, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou três novas escolas públicas àquela comunidade.



As novas escolas Bep-Tum Xikrin, Bep-Karotixikrin e Moiko Xikrin oferecem ensino fundamental com todas as disciplinas determinadas pelo Ministério da Educação e ainda disciplinas específicas, como cultura identidade e língua indígena. 

Para comemorar, os índios dançaram e cantaram, apresentando um pouco de sua cultura aos visitantes.



As escolas contam com amplas salas de aula, sala de informática, sala de leitura, refeitório e quadra poliesportiva. 

Ao todo, mais de 30 professores distribuídos nas aldeias. 

As salas de aula contam com um intérprete. 

Juntas, as escolas atendem mais de 500 alunos.


A entrega das novas unidades escolares é mais um investimento realizado pela Semed que beneficia alunos e professores com a proposta de oferecer uma educação de qualidade.



O diretor pedagógico da Secretaria de Educação, Márcio Carneiro, esteve no local representando as autoridades municipais e agradeceu pela receptividade, além de reafirmar o compromisso do governo com o povo indígena. 

”A entrega dessas escolas hoje é apenas um dos compromissos que o governo municipal firmou com vocês. 

Muito obrigada pela parceria”, declarou o diretor.


A guerreira Ngreikati, esposa do vice-cacique da aldeia Odjãã, agradeceu à prefeitura pela ajuda à comunidade. 

“Estamos muito felizes. 

Esse governo está ajudando muito, colocou índios para trabalhar nas escolas”, destacou.



Compromisso



Em reunião realizada em fevereiro com a comunidade indígena, a secretária de Educação, Francisca Ciza, se comprometeu em atender a algumas solicitações. 

Algumas delas já foram atendidas, como a criação do Setor de Educação Indígena; contratação de mais profissionais; contratação de indígenas para prestação de serviços de limpeza; fornecimento de materiais esportivos para futebol e futsal; e legalização e regularização das escolas municipais, com devida constituição de direção escolar e coordenação pedagógica adequada.


Outros compromissos estão sendo providenciados, entre elas a implantação de internet nas escolas; cobertura da quadra poliesportiva; fornecimento de uniforme escolar; reforma do alojamento dos professores na comunidade; e transporte de qualidade para os professores.



Para acesso às fotos, clique aqui.

Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social



















 








Xikrins em Parauapebas



 
Xikrins participando de desfile de 7 de setembro em Parauapebas.    















 











Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...