Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, abril 23, 2013

Produtores recebem resultado parcial do Censo Agropecuário


























Na manhã do domingo (21), a equipe responsável pela região 5, uma das seis macrorregiões da zona rural de Parauapebas, apresentou a cerca de 120 produtores o resultado parcial do Censo Agropecuário daquela região, como também os projetos e ações da Secretária Municipal de Produção Rural (Sempror).

A reunião ocorreu na Escola Arco-Íris II, localizada na Vila Rio Branco, e contou com a participação de produtores da Ilha do Gelado, Araçatuba, Carlos Fonseca, Rio Branco, Tapete Verde e Valentim Serra.

Na ocasião, também estiveram presentes o secretário de Produção Rural Horácio Martins; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Assis; e representantes das associações locais.

Clovis Domingos, produtor do Projeto de Assentamento Rio Branco, foi um dos participantes do evento. Ele ouviu atento a todas as informações disponibilizadas e ao final concluiu que a partir de agora poderá investir na diversificação da produção. “Além do gado que já tenho, vou apostar também em horticultura e fruticultura, um desejo antigo que com incentivo do governo atual poderá dar muito certo”, afirma o produtor.

PARCIAL DO CENSO: REGIÃO 5

A equipe do Censo Agropecuário da região 5 cadastrou 366 famílias e concomitante à realização do censo fez mais de 40 atendimentos emergenciais aos produtores, entre assistência técnica, atendimento veterinário e mecanização de áreas para plantio.

Segundo a coordenadora da área, Acaína Kiss, o número de famílias cadastradas por sua equipe superou as expectativas. “Apesar de nossa área ser a mais extensa, esperávamos cadastrar no máximo 300 famílias e acabamos cadastrando 22% a mais”, destaca.

Segundo ainda Acaína, a região onde ela atua está mais voltada para a produção de culturas temporárias, aquelas que têm um ciclo curto, variando entre 6 e 8 meses entre o plantio e a colheita. A exemplo, temos o arroz, o milho e o feijão. A exceção é a Ilha do Gelado, que está mais voltada para a horticultura com 70% da produção.

De acordo com os dados apresentados na reunião, os produtores pretendem continuar com o cultivo das culturas temporárias, mas ao mesmo tempo querem diversificar a produção. Cinco das seis áreas - Ilha do Gelado, Carlos Fonseca, Rio Branco, Tapete Verde e Valentim Serra - pretendem investir mais na piscicultura.

Os dados do Censo Agropecuário estão em processo de tabulação e devem ser apresentados de forma geral, assim que for concluído o processo.

Para acessar as fotos do evento, clique aqui.


Texto e Fotos: Messania Cardoso


Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...