Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, junho 29, 2013

Gays se casam na Califórnia após proibição de 2008 ser suspensa

Casais oficializaram união homoafetiva nesta sexta, em Los Angeles.
Casamento entre pessoas do mesmo sexo era proibido pela Proposição 8.

 

Do G1, em São Paulo
1269 comentários
O casal Paul Katami e Jeff Zarrillo se casaram nesta sexta-feira (28), na Califórnia, EUA, após revogação da Proposição 8 (Foto: REUTERS/Lucy Nicholson) 
O casal Paul Katami e Jeff Zarrillo se casou nesta sexta (28), na Califórnia (Foto: Lucy Nicholson/Reuters)
 
 
O estado da Califórnia, nos EUA, contou com seus primeiros casamentos gays em cinco anos depois que um tribunal federal americano suspendeu, na sexta-feira (28), a proibição da união homoafetiva. 

Segundo a agência de notícias France Presse, a Corte de Apelações em São Francisco, que legisla para todo o estado, anunciou que a decisão tinha efeito imediato. 

Para comemorar, casais homossexuais decidiram oficializar sua união na própria sexta.

Na Califórnia, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo haviam sido admitidos por um breve período em 2008, até o veto no referendo que aprovou a chamada Proposição 8. 

Essa decisão ficou em vigor até o ano passado, quando foi declarada inconstitucional.

Porém, grupos que são contra a união civil entre homossexuais entraram com um recurso na Suprema Corte dos Estados Unidos, instância máxima da Justiça americana. 

Os juízes da Suprema Corte então instruíram a Corte de Apelações de São Francisco que suspendesse a proibição.

Celebração

O casal Paul Katami e Jeff Zarrillo esperou por cinco anos para oficializar sua união, em cerimônia que aconteceu nesta sexta-feira (28), em Los Angeles, na Califórnia. 


Sandy Stier, uma das demandantes da revogação, também se casou com sua companheira, Kris Perry, com quem tem quatro filhos, nesta sexta, na Califórnia.

O casamento gay já é aceito em outros 12 estados do país: Connecticut, Delaware, Iowa, Maine, Maryland, Massachusetts, Minnesota, New Hampshire, Nova York, Rhode Island, Vermont e Washington, assim como na capital, Washington D.C.

Kristin Perry e Sandra Stier se casaram nesta sexta-feira (28), na Califórnia, EUA, após revogação da Proposição 8 (Foto: REUTERS/Stephen Lam)Kristin Perry e Sandra Stier se casaram após revogação da Proposição 8 (Foto: REUTERS/Stephen Lam)
 
Kristin Perry e Sandra Stier se casaram nesta sexta-feira (28), na Califórnia, EUA, após revogação da Proposição 8 (Foto: REUTERS/Stephen Lam) 
O casal de lésbicas aproveitou o fim da proibição para oficializar sua união (Foto: REUTERS/Stephen Lam)
 
O casal Paul Katami e Jeff Zarrillo se casaram nesta sexta-feira (28), na Califórnia, EUA, após revogação da Proposição 8 (Foto: REUTERS/Lucy Nicholson) 
Paul Katami e Jeff Zarrillo se emocionam durante cerimônia de casamento (Foto: REUTERS/Lucy Nicholso

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...