Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, junho 20, 2013

Importância da Água para os seres humanos


Água: o recurso natural importante de nosso planeta
 
Importância da água doce para os seres humanos, principais usos da água em nossas vidas, uso racional e inteligente.
 
Introdução  
 

Antes de tudo é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta. 

Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. 

Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. 

Levando em conta que a população mundial atual é de sete bilhões de habitantes e continua crescendo, é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar a água de forma racional e inteligente. 

Economizar água para que não falte no futuro é o grande desafio ambiental neste início de milênio. 

Importância da água doce para os seres humanos (principais usos da água): 

- Funcionamento e manutenção do corpo humano. 

- Irrigação na agricultura (produção de alimentos para os seres humanos). 

Uso também na pecuária (criação de gado). 

- Funcionamento dos ecossistemas (fauna e flora), tanto aquáticos quanto terrestres.

- Uso da água na produção industrial (bens materiais, medicamentos, alimentos industrializados, etc.). 

- Geração de energia nas usinas hidrelétricas. 

- A evaporação da água doce das principais fontes hídricas (rios, lagos, açudes e represas) são importantes na formação de chuvas e da umidade do ar.
 

A SAAEP informa que já está funcionando em caráter definitivo mais um serviço de atendimento a população de Paruapebas. 
É o Pronto Atendimento SAAEP - PAS. 


Qualquer situação de emergência nos serviços de água e esgoto, pode ligar para o 08000-950001 a qualquer hora do dia e da noite que serão atendidos pelos seus plantonistas. 
Por favor evitem fazer trotes, porque além dessa prática ser considerada crime, só trará prejuízo para a comunidade. 


 
Estamos buscando a cada dia, fazer o melhor para atender as necessidades dos nossos usuários que são nossos principais parceiros nesta nova administração " Mãos que Trabalham".


Atenciosamente, 

 
SAAEP. 

 
Prefeitura Municipal de Parauapebas - Governo Valmir Mariano Queiroz.



 ATENÇÃO !

Fazemos um apelo para toda a população de Parauapebas que ao se deparar com algum vazamento de água em qualquer rua, entre em contato com o SAAEP através do 0800 que está exposto no texto acima, para que não haja desperdício de água, como também, o vazamento em tubulações que conduzem a água para as torneiras das residências, provoca a falta desse líquido precioso para o bem estar das pessoas, que muitas vezes não sabem por qual motivo a água não está chegando na sua torneira. 


Ontem (19), eu e minha esposa estávamos passando na esquina da Rua "10", nos deparamos com um vazamento de água no meio fio da calçada, imediatamente entramos em contato com a SAAEP e avisamos o que estava ocorrendo, ato contínuo, rapidamente os agentes daquela autarquia se dirigiram ao local e consertaram  o vazamento. 


Posteriormente ficamos sabendo que àquele vazamento já estava há mais de uma semana sem que ninguém entrasse em contato com o órgão responsável para a manutenção e distribuição de água no nosso município.  


Nossa responsabilidade em colaborar com a preservação da nossa água no município aonde vivemos, está além da simpatia que tenhamos ou não pelo gestor que administra a cidade, é uma questão de obrigação nossa cuidar e proteger a nossa água como um bem indispensável para a vida de todos nós que dependemos dela para vivermos. 


por isso mesmo, não existe em administrações públicas quer seja a nível estadual, federal ou municipal, setor mais importante do que esse setor que cuida da água, porque todos os demais setores dependem da água para funcionarem. 

Se não tiver água, tudo para.


Não custa colaborarmos com os órgãos públicos de nossa cidade e do nosso país, que cuidam do bem público que pertence a todos nós. 


Essa atitude inclusive, nos credencia fazermos nossas críticas e cobranças aos gestores públicos quando alguma coisa não está funcionando bem no nosso município.

Façamos a nossa parte e cobremos a deles também. 


Valter Desiderio Barreto - jornalista. 

  




























 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...