Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, setembro 27, 2013

Qatar Foundation deve informatizar escola indígena

Informação é da prefeitura de Parauapebas, no Pará. 


Moza Bint Nasser, presidente da entidade, visitou aldeia na última semana e conheceu trabalho educacional feito com crianças do povo Xikrin.




Anderson Souza/Ascom PMP
Moza é recebida por Mariano (e) e Jatene
 

São Paulo – A Qatar Foundation deve apoiar a informatização da escola indígena da aldeia Djudjêko, onde vive o povo Xikrin, no município de Parauapebas, no Pará. 

A informação é do prefeito da cidade, Valmir Queiroz Mariano, que recebeu a sheikha Moza Bint Nasser, presidente da entidade árabe, no último dia 17 para uma visita ao local. 

Simão Jatene, governador do Pará, também participou da recepção a Moza.

“Por meio da Fundação Qatar, a rainha afirmou que pretende viabilizar a informatização e o acesso à internet, para avançar ainda mais o trabalho de educação na aldeia”, contou Mariano à ANBA, por e-mail. 

Moza é mulher de Hamad Bin Khalifa Al-Thani, que foi emir do Catar até a metade deste ano, quando abdicou do trono em favor do seu filho.
 
A iniciativa de visitar a aldeia partiu da própria Qatar Foundation, entidade do governo do Catar que trabalha pela promoção da educação em diversas partes do mundo. “O objetivo [da visita] foi apresentar as ações do governo municipal na área da educação indígena, sistema de ensino e características culturais da comunidade”, explicou o prefeito.

 

Mariano relata que os Xikrin, apesar de terem acesso aos bens de consumo da sociedade, ainda preservam sua língua e sua cultura. Vivendo na região sudeste do Pará, eles se dividem em três aldeias, Cateté, Djudjêkô e O-odjã, com uma população de cerca de 1,6 mil índios. Na aldeia visitada por Moza, vivem 460 pessoas.

 
A escola de ensino fundamental Moikô Xikrin, a qual Moza visitou, foi entregue pela prefeitura em 19 de abril, data em que se comemora o Dia do Índio. “A escola oferece ensino infantil, fundamental e educação para jovens e adultos, com todas as disciplinas determinadas pelo Ministério da Educação, e ainda disciplinas específicas, como cultura, identidade e língua indígena”, diz Mariano.

 

De acordo com o prefeito, 201 crianças de 05 a 12 anos frequentam a Moikô Xikrin, divididas em salas de 25 alunos cada. 

Para as aulas, foram contratados 11 professores não-índios e sete intérpretes, já que o material didático é escrito em português.
“Todas as aulas já são ministradas com auxílio de um intérprete nativo da tribo. 


E como forma de reforçar nosso respeito à cultura indígena, a rainha sugeriu a adequação do material didático à língua indígena. 

É importante levar cultura a essas comunidades de forma que haja valorização de suas origens”, contou Mariano, sobre sugestão dada pela sheikha.
 
A aldeia visitada pela presidente da Qatar Foundation fica a 300 quilômetros do centro de Parauapebas, na Floresta Nacional do Carajás. 


Além da escola, Moza visitou também a Casa de Guerreiro, um ponto de encontro dos indígenas, onde ocorrem reuniões e manifestações culturais do povo Xikrin.
 
Conforme noticiado pela ANBA, na semana passada, Moza também visitou duas escolas na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. 



Fonte: Agência de Notícias Brasil - Árabe.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...