Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, setembro 22, 2013

Rússia meteórica: do nada ao tri sobre o Brasil no futebol de areia

Onze anos após projeto de um engenheiro espacial que se arriscou no esporte, país já é considerado uma potência e conta com 300 equipes

 

Por Rio de Janeiro
Nem mesmo as praias repletas de pedras, o inverno gelado que inviabiliza a prática de esportes ao ar livre e a falta de tradição foram empecilhos para a Rússia se tornar uma potência mundial no futebol de areia. 

Há 11 anos, o Brasil era praticamente imbatível enquanto o esporte não exista para os russos. 

Um projeto ousado, que sofreu desconfiança e deboche, levou o país, após muito trabalho, a três títulos sobre o Brasil: a Copa do Mundo de Futebol de Areia da Fifa, em 2011, e duas edições da Copa Intercontinental, em 2011 e 2012. 

Agora, eles tentam o bi na Copa do Mundo que termina no próximo sábado, no Taiti.

A ideia, que parecia uma utopia, foi do engenheiro espacial Sergey Nechaev, que fez carreira construindo e desenvolvendo tecnologia para a criação de foguetes e satélites. 

Apostou no planejamento a longo prazo, e deu certo. 

Em 2005, o primeiro campeonato teve apenas cinco clubes. 

Este ano, foram alcançados o impressionante número de 300 equipes.

- Eles davam risada de mim. 

Clubes, atletas, dirigentes, todos diziam que não havia a menor chance de dar certo. 

Mas eu tinha um plano. 

É a organização. 

Na indústria espacial, ser bem organizado era fundamental para ter sucesso. 

O resultado depende do planejamento. 

E percebi que mesmo os melhores países do futebol de areia não eram bem organizados. Nós tínhamos boas estratégias para colocar em prática - explicou Nechaev.

beach soccer russia campeã europeia (Foto: Vladimir Pesnya/ RIa Novosti / AFP)Rússia é uma potência do futebol de areia e quer bi da Copa do Mundo (Foto: Vladimir Pesnya/ RIa Novosti / AFP)
 
 
 
Uma das inovações dos russos no jogo, já quando estavam participando da competição, foi determinante para o sucesso. 

O futebol de areia é disputado por equipes com cinco jogadores e mais o goleiro. 

E como não há limites para as substituições, os russos passaram a trocar todos os atletas de linha de uma só vez, algo que ninguém fazia. 

Uma estratégia que, somada ao preparo físico em alto nível, deu a vitória para eles sobre o Brasil na Copa do Mundo de 2011, por 12 a 8, e o título inédito na competição.

Eles não tem a habilidade e o improviso, mas tem o futebol moderno, que é o tático. Jogam dentro daquilo que treinaram e isso tem dado certo"
 
Buru, ex-jogador da Seleção
- Eles não têm a habilidade do brasileiro, não têm o improviso, mas têm hoje o futebol moderno, que é o futebol tático e de resultado. Eles não jogam para dar espetáculo. 

Jogam dentro daquilo que eles treinaram. Eles não improvisam nada. 

E isso tem dado certo - opinou Guru, ex-jogador da seleção brasileira.

Esta edição da Copa do Mundo de Futebol de Areia da Fifa está sendo realizada no Taiti. 

A competição começou no dia 18 de setembro e termina no próximo dia 28. 

Brasil e Rússia são os dois favoritos para vencer o torneio.

COMENTÁRIO:

O segredo do sucesso e da vitória de quem tem um ideal de vida, é a persistência e a perseverança, principalmente quando se coloca sua confiança em Deus e no seu potencial. 

Valter Desiderio Barreto. 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...