Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 25, 2013

Secretário municipal de Saúde recebe comunidade indígena

Dando continuidade à busca de apoio junto à Prefeitura de Parauapebas, representantes indígenas das aldeias Cateté, Djudjekô e Ôodjã, da comunidade Xikrin do Cateté, localizadas no município de Parauapebas, acompanhados de Girlan Pereira da Silva, coordenador de Relações Indígenas, foram recebidos na manhã de segunda-feira (23) pelo secretário municipal de Saúde, médico Rômulo Pereira Maia, para ratificar o pedido de serviços de saúde àquelas comunidades.

Fotos: Anderson Souza | Ascom
Waldyr Silva

Núcleo de Imprensa | Ascom

Além do secretário de Saúde e do coordenador de Relações Indígenas, participaram também da reunião a secretária adjunta de Saúde Caryne Neves, a diretora de Planejamento da Semsa Wanúsia Duarte, a diretora do Carass Ana Lúcia Souza, a diretora da Atenção Básica Vilma Andrade, o diretor da Vigilância em Saúde Marcelo Monteiro, gerente da Zona Rural Ramilson Araújo, representantes do Conselho Municipal de Saúde e a chefe da Casa de Saúde do Índio (Casai) de Marabá ligada à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Vilma Lúcia de Oliveira.

Pauta
Na pauta apresentada pelos índios ao secretário de Saúde constam solicitação de construção e ampliação de UBS nas aldeias, aquisição de ambulâncias, criação do SESAI em Parauapebas, remoção Inter hospitalar de índios, implantação de farmácias, atenção básica e instalação de água tratada.

Durante a reunião, o secretário Rômulo Maia informou que irá verificar junto ao prefeito e as demais secretarias de governo a possibilidade da organização de uma visita nas aldeias para verificar in loco a atual infraestrutura das aldeias e fazer o levantando das necessidades dessa população.

O secretário destacou a importância de se ministrar capacitação de indígenas para atuar na área da saúde nas referidas aldeias. 

Com relação aos questionamentos sobre água, Rômulo Maia orientou aos índios a procurarem o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).

As aldeias indígenas foram representadas pelos líderes Poy Xikrin e Torkset Xikrin (comunidade Ôodjã), Kongo Xikrin (comunidade Cateté) e Bepkra Xikrin e Bepkardop Xikrin (comunidade Djudjekô).

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...