Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 18, 2013

Semana do Japão vai até o dia 21

Seguem até sábado, 21, as comemorações pela 26ª Semana do Japão, em Belém, que este ano celebra os 60 anos da imigração japonesa no período pós-segunda guerra mundial. 

Até lá, a arte e a cultura oriental serão destaque em oficinas e palestras na programação que encerrará com um grande desfile de dança japonesa em frente à sede da Associação Nipo-Brasileira, na travessa 14 de Abril. 

De acordo com a instituição, a comunidade japonesa no Pará conta com uma população de aproximadamente 30 mil pessoas que residem em Belém, Tomé-Açu, Santa Izabel e Castanhal e está na sexta geração.

De acordo com a presidente da comissão organizadora do evento, Mami Ito, a participação de não japonesas cresce a cada edição. “Nas nossas oficinas de arranjo floral (Ikebana) e kotó (instrumento musical que lembra uma arpa na horizontal), a maioria dos participantes são brasileiros interessados em conhecer a cultura japonesa”, destacou.

Questionada sobre a diferença entre os imigrantes japoneses que chegaram aqui há 84 anos – antes do período pós-guerra – com os que vieram depois, ela ressaltou que os primeiros imigrantes que vieram para o Pará sofreram muita discriminação e perseguição. “Muitos até se escondiam na mata”, frisou. 

Hoje, eles são convidados a apresentar a cultura deles aos paraenses.

“Eu gosto da cultura japonesa e, como já tocava violão, decidi fazer esta oficina de kotó”, disse o universitário Samuel Vieira, 22, que participa da programação. 

A Semana do Japão contou com a presença do vice-ministro de Negócios Estrangeiros do Japão, Kenta Wakabayashi, que esteve presente na solenidade de abertura e depois seguiu para Tomé-Açu. 

Sábado, a partir das 19h, acontece a apresentação de danças japonesas para o encerramento da programação.

(Diário do Pará)

 

Primeira família japonesa imigrante no Pará .Hisae Sakiyama e os colonos.





















Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...