Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, setembro 17, 2013

Sheikha do Catar busca parceria no Pará

Governo do Estado e do Catar podem fechar acordo na área educacional

17/09/2013 - 12:00 - Belém
 
A chegada da sheikha Mozah Bint Nasser Al-Missned, do Catar, a Belém, ontem (15), pode representar o início de uma colaboração entre a Fundação Catar e o setor educacional do Estado, garantindo o funcionamento de escolas indígenas. 
 
Ela desembarcou no início da noite no Aeroporto Internacional de Belém, vinda do Rio de Janeiro. 
 
Ao pisar em solo paraense, a sheikha Mozah foi recepcionada pela coordenadora do Programa Propaz, Izabela Jatene, e pelo secretário especial de Estado de Promoção Social, Alex Fiúza de Mello, além de outros dirigentes do governo estadual.


Mozah desceu do avião Airbus 330, do Catar, e seguiu rapidamente, com escolta das polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, do aeroporto para o Parque da Residência, onde foi recebida pelo governador Simão Jatene e a esposa, Ana Jatene, pelo vice-governador Helenilson Pontes e secretários de Estado. 
 
Na chegada ao restaurante do Parque da Residência, a sheikha assistiu a uma apresentação de boas-vindas do grupo parafolclórico Frutos do Pará, coordenado pela folclorista e radialista Iracema Oliveira.

Acompanhada pelo embaixador brasileiro Carlos Ceglia, do Ministério das Relações Exteriores, pela amiga brasileira Bethy Lagardère, ex-modelo radicada na França, e comitiva, a sheikha conversou, reservadamente, com o governador Simão Jatene e autoridades paraenses, antes de se hospedar no Radisson Maiorana Hotel.

Ela conhecerá experiências bem-sucedidas em escolas indígenas, projetos sociais na área de educação e o funcionamento do Pacto pela Educação, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 
 
A expectativa de investimentos em ações sociais no Estado por parte da Fundação Catar poderá se concretizar por meio de parcerias estratégicas e financeiras no sistema de educação do Estado, a partir do fato de que a Fundação mantém ações beneficiando crianças pobres em todo o mundo.

A Fundação Catar é considerada como uma das maiores instituições no setor de educação e o Pará é o único Estado da Região Norte a receber a visita da presidente da Fundação.

Xikrin, em Água Azul, receberão a visitante - Hoje a sheikha Mozah deverá se reunir com o governador Simão Jatene no hangar do Governo, em Val-de-Cães, antes de seguir viagem até a Serra dos Carajás, de onde viajará de helicóptero para a aldeia Djudjêko, da etnia Xikrin, em Água Azul do Norte, no sudeste do Pará. 
 
A intenção da sheikha do Catar é conhecer as ações empreendidas pelo governo do Estado na área da educação indígena, sistema de ensino e características culturais da comunidade.

A sheikha Mozah Missned regressará a Belém ainda hoje e jantará com autoridades. 
 
Amanhã Mozah Al-Missned conhecer pontos turísticos do Pará e após o almoço seguirá para Nova York, nos Estados Unidos.

Estado mantém seis escolas indígenas - A rede estadual conta com seis escolas indígenas e oito escolas anexas, atendendo cerca de 950 estudantes nos níveis infantil, fundamental e médio. 
 
A população indígena no Estado é de 51.217 cidadãos de 55 povos. 
 
Em todo o leque de ações de educação escolar indígena, são 13 mil alunos atendidos.

As ações desenvolvidas pelo governo estadual na educação escolar indígena incluem ainda uma escola itinerante de formação de professores índios do Pará; ensino regular indígena; ensino modular indígena; oficina para elaboração e publicação de material didático; ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e exames de suplência.

O curso de formação de professores indígenas contabiliza 159 indígenas formados e outros 82 que se formarão ainda este ano, envolvendo 43 etnias de 55 existentes no Pará. 
 
Cerca de R$ 15 milhões foram investidos para formar novos professores indígenas para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental.

O Pacto pela Educação tem como meta aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) desde o nível Fundamental I E II até o Ensino Médio em cinco anos
 
Fonte:  Jornal Amazônia

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...