Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, outubro 04, 2013

Governo lança a carteira de nome social para travestis e transexuais



ADAM BARROS/ ASCOM SEJUDH
A carteira de nome social garante o exercício pleno da cidadania a travestis e transexuais paraenses. É a primeira do Brasil a valer como o próprio RG.

Da Redação


Agência Pará de Notícias

 

O governo do Estado começa a emitir nesta quinta-feira, 3, a carteira de nome social para travestis e transexuais do Pará. 

O documento, que garante e reconhece o exercício pleno da cidadania à comunidade LGBT, será lançado em cerimônia marcada para as 17 horas, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, Mas antes, a partir das 15 horas, começa a emissão para pessoas previamente cadastradas.

A carteira de nome social permitirá o reconhecimento de transexuais e travestis pelo nome com o qual se identificam. 

O documento será válido para tratamento nominal nos órgãos e entidades do Poder Executivo do Pará. O direito foi assegurado pelo Decreto nº 726, publicado no último mês de maio no Diário Oficial do Estado.

O documento, que virá com o número do Registro Geral (RG), será emitido pela Polícia Civil. O projeto que deu origem à carteira foi aprovado no último mês de novembro, pelo Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), e está em consonância com a Portaria 362/ 2012, que disciplina o tratamento dispensado a travestis e transexuais por policiais civis nas delegacias.

A diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, Simone Machado, destaca que o primeiro Estado brasileiro a adotar a carteira de nome social para travestis e transexuais foi o Rio Grande do Sul, mas apenas como documento auxiliar ao RG. 

Sendo assim, o Pará é pioneiro ao assegurar no documento os dados civis. “Substituímos o RG pela carteira de nome social, ao contrário do Rio Grande do Sul, onde ela é valida apenas mediante a apresentação da carteira de identidade”, frisa.

O primeiro passo para ter a carteira de nome social é solicitar uma Declaração de Identidade de Gênero à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). 

É necessário também apresentar certidão de nascimento original, duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência atual. 

Com todos os documentos reunidos, basta ir até o Posto Central de Identificação, na Delegacia Geral da Polícia Civil. O documento é emitido no mesmo dia.

A carteira de nome social tem, além do nome social, foto de identificação, o número do RG e órgão expedidor. 

Também estão inseridos data de nascimento, filiação, CPF e profissão. O documento é válido em todo o Estado.

Serviço: A Delegacia Geral da Polícia Civil fica na Avenida Magalhães Barata, 209, em Nazaré. Funciona de segunda a sexta-feira, de 8 as 18 horas. 

A Sejudh fica na Rua 28 de Setembro, 339, bairro da Campina, e funciona de 9 as 16 horas, também de segunda a sexta-feira.

Texto: Aycha Nunes - Polícia Civil Fone: (91) 4006-9036 / (91) 9635-2190
Email:  imprensa@policiacivil.pa.gov.br

Polícia Civil do Estado
Av. Governador Magalhães Barata, nº 209. Bloco C. Bairro: Nazaré - Belém - Pará. CEP: 66040-903
Fone: (91) 4006-9094 / 3223-2963
Site: www.policiacivil.pa.gov.br Email: gabinetepcpa@gmail.com / delegadogeral@policiacivil.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...