Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, outubro 17, 2013

Igreja da Cientologia é condenada por fraude na França


Tribunal rejeitou recurso e confirmou condenação em segunda instância.
Organização vai recorrer na Corte Europeia dos Direitos Humanos.

 

Da France Presse
5 comentários
 
O Supremo Tribunal francês rejeitou nesta quarta-feira (16) o recurso apresentado pela Igreja da Cientologia contra sua condenação por fraude e formação de quadrilha, em segunda instância, que passa a ser definitiva na França.
 
A organização vai apresentar um recurso à Corte Europeia dos Direitos Humanos (CEDH).

Na audiência do dia 4 de setembro, os advogados da Cientologia haviam alegado um atentado contra a liberdade religiosa.

Lobby da igreja da Cientologia em Pasadena, a mais recente sede da religião que pretende ter 50 novos centros pelo mundo (Foto: New York Times)Lobby da igreja da Cientologia em Pasadena, na Califórnia (Foto: New York Times)
 
 
"É um golpe muito duro para a cientologia", disse Olivier Morice, advogado da Unadfi, a associação que luta contra as seitas. 

"Esta é a primeira vez que na França a organização é atingida no seu coração".

"A etiqueta religiosa que utilizam para tentar enganar o ordenamento jurídico e violar a ordem pública francesa já não funciona", destacou Claire Waquet, outra advogada da Unadfi.
Em Los Angeles, onde tem sua sede mundial, a Cientologia denunciou um "processo de heresia".

"A Corte não examinou as violações fundamentais dos direitos humanos dos acusados, algo que contaminou todos os aspectos deste caso", acrescentou a Igreja da Cientologia em um e-mail enviado à AFP.

O representante da Cientologia na França, Éric Roux, denunciou "uma loucura judicial" e "uma violação da liberdade religiosa", e estimou que a CEDH julgará "sem pressão".

Em 2 de fevereiro passado, o Tribunal de Apelações de Paris confirmou a condenação de duas estruturas parisienses da Cientologia, o Celebrity Centre e sua livraria, SEL, a pagar multas de 200 mil e 400 mil euros.

A justiça condenou ainda cinco membros da igreja por explorar a vulnerabilidade de adeptos para obter altas somas em dinheiro, entre eles Alain Rosenberg, "dirigente de fato" da Cientologia parisiense, e Sabine Jacquart, ex-presidente do Celebrity Center, sentenciados a dois anos de prisão - com "sursis" - e multa de 30 mil euros.

Classificada como seita na França por vários relatórios parlamentares, a Igreja da Cientologia é considerada religião nos Estados Unidos e em países europeus como Espanha, Itália, Holanda e Suécia.

Fundada pelo escritor americano de ficção científica Ron Hubbard, a Igreja da Cientologia afirma reunir 12 milhões de adeptos no mundo, sendo 45 mil na França.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...