Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, outubro 30, 2013

Prefeito de Parauapebas diz que tempo de verticalizar minério já se passou

Foto: Anderson Souza





Ao participar de sessão especial no final da tarde desta segunda-feira (28), na Câmara Municipal de Parauapebas, o prefeito Valmir Queiroz Mariano declarou aos presentes que o tempo de verticalizar o minério extraído na região já se passou. 

Segundo o prefeito, é preciso que os municípios mineradores busquem alternativas econômicas para desenvolver a região, entre estas na educação, fauna e flora.

Na avaliação do gestor municipal, o maior entrave enfrentado pelos órgãos públicos e setores industriais para deslanchar o Distrito Industrial de Parauapebas é a falta de energia elétrica no município. “Com a falta de energia, estamos inaugurando escolas com grupo gerador de energia elétrica”, revelou Valmir Mariano.

Para o prefeito, a verticalização do minério já era para ter ocorrida na região há 20 anos. 

Agora, com a perspectiva dentro de poucos anos de exaustão do minério no subsolo, culminando com a falta de energia elétrica, “não há mais sentido investir na industrialização minerária”, observa.

Para compensar a situação, Valmir Mariano sugeriu como alternativas de investimentos a criação de um grande centro de inteligência, um lugar que ofereça conhecimento à população, com cursos técnicos e superiores; exploração sustentável da flora e da fauna; e a criação de um fundo de exaustão das jazidas, destinado a apoiar o município após o fim da renda auferida com a exploração do minério.

Durante ainda sua intervenção, o prefeito de Parauapebas lembrou que os municípios da região já sobreviveram por vários ciclos econômicos, entre estes, o da castanha-do-pará (hoje, castanha-do-brasil), da madeira, garimpo de ouro e por último do minério de ferro e cobre.

Além da participação de representantes de segmentos sociais organizados da cidade, a sessão especial, que discutiu temas relacionados ao Marco Regulatório da Mineração, contou com a participação do deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA).


Waldyr Silva

Núcleo de Imprensa | Ascom

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...