Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, novembro 16, 2013

Condenados no mensalão se entregam à Polícia Federal



Até as 22h50, Genoino, Dirceu, Valerio e outros sete haviam se entregado.
Delúbio deve se apresentar neste sábado; Pizzolato não foi localizado.

 

Do G1, em Brasília
2113 comentários
Um ano depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) condenar 25 réus do processo do mensalão, maior escândalo político do governo Lula, 12 mandados de prisão foram expedidos nesta sexta-feira (15) e os primeiros condenados começaram a se entregar no início da noite.

Até as 22h50, dez dos 12 condenados já haviam chegado a sedes da Polícia Federal: José Genoino, José Dirceu (SP); Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Simone Vasconcelos, Cristiano Paz, Romeu Queiroz, Kátia Rabello e José Roberto Salgado (MG); e Jacinto Lamas (DF).   

Delúbio Soares deve se apresentar neste sábado, em Brasília, segundo informou o advogado. 

Henrique Pizzolato não foi localizado por agentes da PF.

Em julgamento realizado em 2012, sete anos depois que o escândalo estourou durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o STF considerou que um grupo comandado por José Dirceu, então chefe da Casa Civil, operou um esquema de compra de votos no Congresso (saiba as conclusões do julgamento).

Depois de uma fase em que as penas foram definidas ainda em 2012 (dosimetria) e um período em que os réus puderam apresentar recursos contra as decisões, o STF julgou esses recursos até setembro, aceitando parte deles e rejeitando outros

No dia 13 de novembro, o tribunal decidiu que já era possível fazer cumprir as penas definitivas (transitadas em julgado), mesmo que o réu ainda pudesse recorrer de parte das condenações.

Ordens de prisão
As ordens de execução imediata das penas foram dadas pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, e chegaram à Polícia Federal em Brasília por volta das 16h10 pelas mãos de dois oficiais de Justiça.

A PF disse que enviaria os ofícios para as superintendências regionais por meio de fax para iniciar a execução das prisões. 

A polícia não divulgou o teor dos ofícios.

Segundo a PF, um avião deve buscar os presos nos estados e levá-los a Brasília no fim de semana.
 
O primeiro condenado a se entregar foi o deputado federal licenciado e ex-presidente do PT, José Genoino. Ele chegou à sede da PF em São Paulo por volta das 18h20. 

Em nota divulgada antes de sair de sua casa, na Zona Oeste de São Paulo, Genoino disse que cumpriria a decisão "com indignação" e reafirmou que se considera inocente.

José Dirceu disse que prisão é injusta, mas que cumprirá decisão. O presidente do PT, Rui Falcão, classificou as prisões como "casuísmo jurídico".

Condenados do mensalão com ordem de prisão (Foto: G1) 
Condenados com ordem de prisão
Condenados com mandado de prisão

A Polícia Federal em Brasília informou que os 12 mandados são referentes aos seguintes réus:
José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil
- Pena total: 10 anos e 10 meses
- Crimes: formação de quadrilha e corrupção ativa


José Genoino, deputado federal licenciado (PT-SP)
- Pena total: 6 anos e 11 meses
- Crimes: formação de quadrilha e corrupção ativa


Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT
- Pena total: 8 anos e 11 meses
- Crimes: formação de quadrilha e corrupção ativa

Marcos Valério, apontado como "operador" do esquema do mensalão
- Pena total: 40 anos, 4 meses e 6 dias
- Crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas

José Roberto Salgado, ex-dirigente do Banco Rural
- Pena total: 16 anos e 8 meses
- Crimes: formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas

 Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural
- Pena total: 16 anos e 8 meses
- Crimes: formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas


Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério
- Pena total: 25 anos, 11 meses e 20 dias
- Crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro

Ramon Hollerbach, ex-sócio de Marcos Valério
- Pena total: 29 anos, 7 meses e 20 dias
- Crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas

Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Marcos Valério
- Pena total: 12 anos, 7 meses e 20 dias
- Crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas

Romeu Queiroz, ex-deputado pelo PTB
- Pena total: 6 anos e 6 meses
- Crimes: corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do extinto PL (atual PR)
- Pena total: 5 anos
- Crimes: corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil
- Pena total: 12 anos e 7 meses
- Crimes: formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro


Barbosa

Desde o início do dia, o presidente do Supremo Tribunal Federal e relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, esteve reunido com assessores para finalizar um levantamento sobre a pena que cada um dos condenados começará a cumprir.

Nesta sexta (15), o STF publicou na movimentação processual da ação penal 470, do mensalão, que nove réus não têm mais possibilidades de recurso e por isso tiveram o processo encerrado para parte das condenações (o chamado trânsito em julgado).

São eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabelo, o ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado, o operador do esquema Marcos Valério, sua ex-secretária Simone Vasconcelos, o ex-advogado de Valério Cristiano Paz e o ex-sócio de Valério Ramon Hollerbach.

Nesta quinta, outros sete réus também tiveram o processo declarado como transitado em julgado: o delator do mensalão, Roberto Jefferson; o ex-deputado José Borba; o ex-tesoureiro do extinto PL Jacinto Lamas; o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato; o ex-primeiro secretário do PTB Emerson Palmieri; o ex-dono da corretora Bônus-Banval Enivaldo Quadrado e o ex-deputado Romeu Queiroz.

Além desses 16 condenados, há outros seis réus que apresentaram embargos infringentes em relação a todos os crimes pelos quais foram condenados, mas que não obtiveram ao menos quatro votos favoráveis. 

De acordo com o regimento do Supremo têm direito aos infringentes (que podem levar a um novo julgamento) todos os réus que obtiveram ao menos quatro votos contrários à condenação.

2113
comentários recentes populares

 
Marcelo Ribeiro
há 10 minutos
E o Lula????

Jose Juca
há uma hora
PT = maior quadrilha do Brasil!!!!...Faz PCC e CV ser mero estagiários do crime!!!

Matusalen
há 18 minutos
Os militares sabiam o que faziam !!!!!!!!!!!!!

Jorge Lima
há uma hora , respondido há 14 minutos
Globo insiste em mostra marginais condenados fazendo pose de vitória. Parece querer ajudá-los a parecer injustiçados. Q Vergonha.

Alex Santos
há uma hora , respondido há 14 minutos
Nossa que odio que me da de ver esses Nordestinos apoiando o Genuino, por isso que la ta cheio de miseraveis, gente ignorante, cade os black blocks pra quebra a cara desses corruptos e seus simpatizantes?? ainda tem uns malditos que ficam la querendo intimidar os reporteres. deveriam leva tiro de rojao na cara e coquetel Molotov.

Abrahão
há 14 minutos
Tomara que não pare por ai ,queremos mais corruptos na cadeia. A justiça tem que acabar com a farra do PAC ,tem muita gente enriquecendo em todo o pais com dinheiro publico, principalmente pessoas ligadas a prefeituras e a partidos políticos dominantes, queremos o que é nosso de volta em benefícios pelo que pagamos de impostos.

Rosemberg Segundo
há 15 minutos
Esses caras falarem que são presos políticos, é o maior absurdo que já vir na minha vida!! é atentar para nossa inteligencia!! e outra, e pudesse só por causa dessas declarações era para dobrar a pena desses caras!!! e colocar junto de todos os presos comuns!!!!!!!!!!!

Ismael Oliveira
há 42 minutos , respondido há 16 minutos
José Genuíno, o cara é genuinamente ladrão do povo, olha a cara dele de ' ' faz de conta que sou herói 

Everton Duarte
há 31 minutos
JOAQUIM BARBOSA PRA PRESIDENTE JÁ, PRA ACABAR COM A CORRUPÇÃO DESSE PAÍS !!

Matusalen
há 42 minutos
Os militares sabiam o que faziam na época, se não fosse o golpe militar nós estaríamos nas mão desses corruptos comunistas, bem fez os militares ter dado sumiço nos comunistas , a verdade sempre aparece eles realmente sabiam o que faziam !!!!!

Valmir Usa
há 17 minutos
Os caras vão para a delegacia acenando para o público e levantando os braços como se estivessem em campanha política! Isso é Brasil meu caro! Aqui na américa eles entrariam nas delegacias algemados! Vergonha!!!

Wesley Leite
há 19 minutos
Na minha opinião , posso está falando bobagem, esse pessoal não fica por muito tempo na cadeia não. O povo brasileiro se iludi demais e rápido é só ver os comentários. Esses não são ladrões comuns, eles meio que comandam esse país e possuem vínculos com órgãos internacionais, ou seja, uma vez presos eles podem bota a boca no trombone e dedura todo mundo, poque não é só mensalão, tem muita coisa suja que envolve outros países. Bem não acredito em ninguém, nem no ministro, para ganhar minha confiança tem que prova muita coisa e isso vai tempo,depois de tanta sujeirada, em quem confia???

Hernane Dor
há 19 minutos
pena que o CHEFÃO, LULA , não tá lá. Livraram a cara dele. Mas uma hora chega sua vez...

João Costa
há 20 minutos
Falta o lula chefão de todo esquema

Hernane Dor
há 20 minutos
E AÍ, PETISTAS, já devolveram o PASSAPORTE DIPLOMÁTICO DO FILHO DO chefe de vocês, o ALI BABA 9 dedos? (a diferença é que ao invés de 40 ladrões são MILHARES)

Anderson Oliveira
há 23 minutos
A mafia foi desmantelada. Só falta agora prender o "Don Corleone", o poderoso chefão!

Hernane Dor
há 23 minutos
quero ver quanto tempo essa bandidagem aí vai ficar presa? com certeza na segunda feira muita conta fantasma de DESEMBARGADOR vai amanhecer recheada. Prepara o bolso, PT. A juizada vai cobrar caro pelas liminares.

Guy Fawkes
há 24 minutos
Não dá pra acreditar que ainda tem gente que defende esses bananas! Merecem o país que tem.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...