Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, novembro 27, 2013

Ex-premiê Silvio Berlusconi é expulso do Senado da Itália

Decisão retira imunidade parlamentar do líder direitista.
Antes da votação, ex-premiê afirmou que não vai deixar a política.

 

Do G1, em São Paulo
23 comentários
O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi discursa nesta quarta-feira (27) para partidários em Roma (Foto: Tiziana Fabi/AFP) 
O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi discursa nesta quarta-feira (27) para partidários em Roma (Foto: Tiziana Fabi/AFP)
 

O Senado da Itália decidiu nesta quarta-feira (27) pela expulsão do ex-premiê Silvio Berlusconi, condenado em um caso de fraude fiscal mais cedo neste ano, em mais um dos recentes reveses na carreira política do magnata das comunicações.

O presidente do Senado, Pietro Grasso, fez o anúncio da destituição de Berlusconi após a rejeição, pelos membros do Senado, em diversas rodadas de votação, de vários documentos apresentados pelo "Cavaliere" para tentar evitar a expulsão.

"São, portanto, consideradas aprovadas as conclusões da Comissão Eleitoral defendendo a invalidação da eleição do senador Silvio Berlusconi", disse Grasso.

O plenário do Senado recusou nove propostas, apresentadas por vários senadores, para que não fosse aplicada a chamada "lei Severino", criada no ano passado no governo do ex-premiê Mario Monti, que determinava que sejam expulsos do Parlamento todos os condenados a penas superiores a dois anos de prisão.

O resultado da votação secreta não gerou surpresas, já que a esquerda e o Movimento Cinco Estrelas, do humorista Beppe Grillo, anunciaram um voto conjunto.

"Atropelaram a democracia, os direitos e a liberdade", declarou, visivelmente emocionado, ao prometer que continuará lutando por seus ideais fora do Parlamento.

"É uma decisão que convida a vingança", afirmou o magnata, que não poderá ser candidato nas eleições italianas nem europeias nos próximos seis anos.

Na véspera, Berlusconi anunciou que seu partido, o Forza Italia, estava retirando o apoio ao governo do premiê Enrico Letta, de centro-esquerda, acusando-o de criar um "golpe de Estado" para afastá-lo da política.

Letta, por sua vez, afirmou que a perda de apoio não iria afetar a estabilidade de sua coalizão.

Antes da votação desta quarta, Berlusconi, de 77 anos, afirmou a partidários que a derrota não iria significar o fim da sua carreira política.

Ele disse quer vai continuar liderando seu partido, o Forza Italia, mesmo de fora do Parlamento.

Espera-se que o ex-premiê use seu capital político para atacar o governo de Letta, o que gera o temor de uma nova fase de incerteza política e econômica no país.

No entanto, ele já não tem influência suficiente no Parlamento para derrubar o governo, que venceu facilmente um voto de confiança sobre o orçamento de 2014 na noite de terça-feira, com o apoio de cerca de 30 dissidentes que deixaram a Forza Italia neste mês.

Berlusconi foi condenado em 1º de agosto a quatro anos de prisão (três já perdoados e "trocados" pela prestação de serviços comunitários) por fraude fiscal no chamado caso Mediaset. 

Ele também foi proibido de ocupar cargos públicos por dois anos, impedindo qualquer retorno imediato ao governo.

Com a expulsão do Senado, ele perde a imunidade parlamentar para enfrentar outros julgamentos no qual é réu, como o do caso Ruby, em que é acusado de pagar por sexo com uma mulher que, à época, era menor de idade, durante as famosas festas em sua residência particular.

Os partidários de Berlusconi anunciaram um protesto para esta quarta-feira em Roma, enquanto os opositores pretendiam celebrar sua queda perto do Senado.

Manifestantes pró-Berlusconi vão às ruas nesta quarta-feira (27) em Roma, capital da Itália (Foto: Tony Gentile/Reuters)Manifestantes pró-Berlusconi vão às ruas nesta quarta-feira (27) em Roma, capital da Itália (Foto: Tony Gentile/Reuters)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...