Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, novembro 23, 2013

'Presteza em não atender de cara feia', diz colega sobre médico cubano


Profissional foi afastado por suspeita de receitar dose excessiva de remédio.
Moradores fizeram abaixo assinado com mais de 200 assinaturas na BA.

 

Do G1 BA

14 comentários

marisa alencar; enfermeira feira de santana (Foto: Imagens / TV Bahia) 
Marisa Alencar é colega do médico cubano (Foto: Imagens / TV Bahia)
Esta sexta-feira (22) foi dia de comemoração no Posto de Saúde da Família da comunidade de Viveiros, em Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 100 km de Salvador. 

Isso porque os colegas do médico cubano suspeito de receitar dose excessiva de remédio comemoraram a decisão da Secretaria de Saúde do Município, que determinou a volta dele na segunda-feira (25).

"Ele é um médico que chegou e que nós adotamos pelo carisma que ele tem, pela bondade que ele apresentou com a gente e pela presteza em não atender de cara feia", disse Marisa Alencar, enfermeira da unidade e colega de trabalho do médico.

Os moradores da comunidade entregaram um abaixo na Secretaria de Saúde com mais de 200 asinaturas em defesa do médico cubano. 

Os moradores da comunidade organizaram uma comemoração para o retorno do médico, na segunda-feira.

"Eu quero o médico de volta porque ele atendeu a minha criança super bem, um médico ótimo, porém aqui no Viveiro nunca passou um médico como esse, mesmo não sendo brasileiro. 

"Eu quero o médico de volta", disse uma moradora da comunidade.


Médico volta na segunda

A Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura de Feira de Santana anunciou , por meio de uma nota oficial, que o médico voltará atender na segunda-feira (25).


Por telefone, o chefe de gabinte da secretaria, Dimas Oliveira, disse ao G1 que o profissional foi ouvido na tarde da quinta-feira, na Secretaria da Saúde do município, por uma comissão formada por representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde de Feira de Santana, da Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos e pelo tutor do médico cubano.

Investigação

De acordo com a nota divulgada, a comissão concluiu que não houve erro no procedimento adotado pelo médico cubano. 


Segundo a Secom de Feira de Santana, o médico Washington Abreu, coordenador estadual do Programa Mais Médicos, afirmou que a dosagem indicada pelo médico cubano está correta. 

Segundo a nota, o coordenador explicou que "as 40 gotas indicadas na receita não eram para ser ministradas em dose única, mas divididas em quatro vezes, a cada seis horas, como consta na receita, desde que a criança sentisse dor ou apresentasse um quadro febril".

A Secom informou ainda que o médico explicou com detalhes à mãe da criança como administrar a medicação e que onde ele trabalhou anteriormente é comum receitar a medicação da maneira que fez, e não fracionada, como é no Brasil. 

Segundo Washington Abreu, os médicos do Programa Mais Médicos no estado passarão por reforço no treinamento da prescrição dos medicamentos da atenção básica. 

Em nota, a Secom informou que as declarações da mãe da criança dadas à imprensa pesaram na decisão de reintegrar o médico à equipe do programa.


COMENTÁRIOS:



Paulo Rocha

Na boa gente... conheço uma médica cubana aqui na minha cidade... e é incrível a diferença no atendimento... Médico brasileiro te atende de um jeito no SUS e de outro na Clínica particular. É perfeito o atendimento dos médicos Cubanos, simpáticos, atenciosos, e até a barreira do idioma acrescentam mais carisma a eles... eles se doam.
 
Léa Santiago

E o que vai acontecer com essa médica que postou a foto na Net? Não vai ser advertida pelo CRM??


Marcelo Oliveira 

Ainda assim tenho certeza que vai ser melhor que qualquer médico brasileiro. Acabou aquela resenha de que tudo é "virose".


Marcelo Oliveira

Única decisão acertada do governo Dilma, se o daqui não presta, vamos importar que dá certo.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...