Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, dezembro 09, 2013

O romance de Daniela Mercury e Malu Verçosa

A cantora e sua mulher contam em livro a história de amor entre elas

 


IVAN MARTINS



MULHER E MULHER Daniela, sentada,  e Malu, em foto  de casal. O livro tem um quê de comédia romântica (Foto: Julia Rodrigues/ÉPOCA) 
MULHER E MULHER


Toda história de amor merece um livro que a eternize. Essa é a primeira coisa que vem à mente quando se folheia Daniela & Malu – Uma história de amor, lançado nesta semana pela editora Leya (200 págs., R$ 29,90). 

O livro conta como a cantora Daniela Mercury e a jornalista Malu Verçosa se apaixonaram. 

Conta, também, por que decidiram tornar seu romance público, em abril deste ano. 

Escrito por elas duas, em capítulos alternados, é uma celebração da paixão que todos deveriam fazer uma vez na vida – e um manifesto em defesa da liberdade que apenas elas poderiam fazer com legitimidade. “Nem ela nem eu temos espírito para viver escondidas”, disse Daniela a ÉPOCA. “Acredito em falar contra o preconceito. 

Um dia as pessoas perceberão que todo mundo é diferente e que tudo é possível quando se trata de afeto.”

Daniela e Malu estão sentadas à minha frente, na sala de reuniões de um hotel impessoal em São Paulo

As duas estão cuidadosamente vestidas e penteadas, prontas para a cerimônia em que Daniela receberá, dentro de algumas horas, um prêmio que homenageia sua coragem por fazer o que ela e Malu fizeram juntas. 

Vê-las impressiona. Duas mulheres bonitas, femininas e elegantes que, juntas, parecem ainda mais atraentes. 

Talvez porque não estejamos acostumados a casais de mulheres. 

Talvez porque pareçam escandalosamente apaixonadas. Um homem e uma mulher poderiam disfarçar seus sentimentos. 

Elas não. Olham-se o tempo todo, cochicham, trocam brincadeiras e afagos. Duas meninas felizes. 

Na hora de falar, Daniela é hiperbólica e intensa, enquanto Malu é objetiva e irônica. 

Difícil não perceber a química poderosa entre elas. Facílimo simpatizar com o casal.

Daniela Mercury: "Malu agora é minha esposa" Depois daquele beijo

O romance delas, como todo romance que se preze, tem um componente de comédia romântica que o livro não captura inteiramente – o contraste entre a fama de Daniela e a profunda timidez de Malu, avessa às câmeras e ao estrelato. “Por incrível que pareça, sou uma pessoa reservada”, diz ela, com ar resignado. 


Em abril, quando o Instagram de Daniela apresentou a baiana de 38 anos como sua “esposa”, o mundo de Malu, com “cinco amigos”, ficou de ponta-cabeça. 

Ela disse que nunca mais sairia do quarto do hotel em Lisboa, onde estavam hospedadas. Malu ficou famosa da noite para o dia, contra sua vontade. 

Agora tenta se adaptar. “Não corro mais risco de cair na rua, porque caminho olhando para o chão, para evitar os fotógrafos”, diz ela. 

Daniela diz que tentou prepará-la e protegê-la, mas a experiência da fama é intransferível. “Quem entra na minha vida fica conhecido, não tem jeito.”

"Muitas vezes, sinto minha
privacidade violada. Daniela
sofre isso há 30 anos"
Malu Verçosa, mulher de Daniela Mercury
Como as duas eram amigas havia sete anos, Malu sabia o que a esperava quando cedeu aos apelos de Daniela. “Se ela tivesse aceitado meus mil nãos, não estaríamos juntas”, diz ela. “Imagine: artista! Não queria nada a ver com isso.” 

O cerco amoroso de Daniela começou logo depois de sua separação do empresário italiano Marco Scabia, em novembro de 2012. 

 Ela começou a ligar, a escrever, a mandar mensagens de celular para Malu, que, àquela altura, namorava outra mulher. “Eu respondia que aquilo era loucura, que ela estava fragilizada.” 

Daniela desaparecia por uns dias, mas voltava. Malu conta que nem atendia mais os telefonemas dela. 

Um dia, depois de um SMS com uma citação do moçambicano Mia Couto – “Todo silêncio é música em estado de gravidez” –, ela finalmente cedeu. “Eu já estava totalmente apaixonada.” Então, vieram as descobertas. 

A artista que tanto a assustava, vista de perto, era uma pessoa normal, nem louca nem volúvel. 

Mas a vida, sua vida, estava irremediavelmente transformada. “Muitas vezes, sinto minha privacidade violada. Deixei de ter uma vida privada. 

Daniela não tem há 30 anos”, diz Malu.

A comédia romântica do casal é alimentada por outro equívoco, de nomenclaturas sexuais. 

Daniela, que foi casada com dois homens, e é mãe de cinco filhos, da noite para o dia virou símbolo homossexual. Ela hesita até em usar a palavra, por ojeriza de rótulos. 

Poderia ser um caso de conversão súbita (acontece) ou de saída espetacular do armário, mas não parece ser uma coisa nem outra. “Não me encaixo em rótulos de sexualidade. 

Sou uma pessoa livre para ter relações livres com outras pessoas. 

Sou uma mulher que tem atração física por homens e mulheres”, diz ela. Como Malu se define? “Para mim é o mesmo. 

Meu histórico é parecido”, afirma. Quer dizer que o casal gay mais famoso do Brasil não é gay? “A gente não tem uma alfândega sexual”, diz Daniela. 

Ao que Malu contesta, com ironia: “Agora, eu tenho”.
CELEBRAÇÃO O livro que será lançado nesta semana. É uma história contada a quatros mãos, meio manifesto, meio romance (Foto: Divulgação)




Gay ou não gay, são duas mulheres, com tudo o que isso implica. 

A entrevista começou com três horas de atraso, porque elas estavam no cabeleireiro se preparando para as fotos e para o prêmio. “Duas mulheres é complicado”, diz Daniela. 

A vida delas em Salvador, cercada por crianças, parece tranquila. Elas falam em “caos” e “DR permanente”, mas deve ser exagero. 

Nos casais héteros, as mulheres reclamam da falta de iniciativa dos maridos para cuidar da casa e para administrar a vida comum. 

Com duas mulheres, o quadro é outro. “Se deixar, a gente faz tudo duas vezes”, diz Malu. 

Ambas acompanham a lição de casa das crianças, a troca de lençóis e a manutenção dos carros. 

Como duas mulheres bem psicanalisadas, conversam sobre tudo, incessantemente. “Entre nós, tudo é investigado e discutido. O tempo todo”, diz Malu.

Outra diferença notável entre elas e os casais de homens e mulheres – que também daria cenas de comédia – é a administração do ciúme. 


As duas se dizem ciumentas, as duas riem disso, as duas tomam providências para evitar que a outra se chateie. 

Antes que Malu se mudasse para a casa dela, Daniela fez uma limpeza dos vestígios de outras eras. Malu, que adora fotografar, enfiou décadas de lembranças numa mala velha, que socou num canto. 

São delicadezas mútuas. Se aquele vestido faz lembrar alguma outra encarnação amorosa, ele some. Se aquela música evoca alguém que já esteve lá, sai da lista. Os códigos são os mesmos – bem diferentes dos conflitos entre homens e mulheres, que falam dialetos emocionais frequentemente intraduzíveis. 

Um exemplo definitivo: Daniela e Malu têm senhas comuns para todos os aparelhos eletrônicos, de iPads a celulares. Quantos homens concordariam com isso? 

Elas parecem encantadas com o regime de transparência total. “É a relação mais plena e mais limpa que já vivi. Tem ciúme, mas não tem desconfiança”, diz Daniela.

Cristiane Segatto: Daniela Mercury e a saúde das mulheres

Um dos resultados indesejados da notoriedade do casal é que aumentaram as cantadas. 


De homens e mulheres. Ao vivo e nas redes sociais. “Acho uma falta de respeito. 

As pessoas sabem que estamos casadas”, diz Malu. Além disso – e da atenção triplicada da imprensa, que faz alarde delas em toda parte –, elas dizem que não houve efeitos colaterais com o anúncio do casamento. 

Os filhos de Daniela receberam bem, o público dela parece ter aceitado a nova situação, e muita gente as tem procurado – ao vivo e nas redes sociais – para cumprimentá-las pela coragem. “Dizem que estimulamos conversas no interior das famílias. 

Pais que fingiam ignorar a situação dos filhos romperam o silêncio”, afirma Daniela. 

As duas dizem se comportar com naturalidade em público (andam de mãos dadas, trocam selinhos), mas evitam aglomerações masculinas nas ruas. 

Mesmo famosa, mesmo protegida pela notoriedade, Daniela não se sente segura na nova situação. “Nunca se sabe se um machista se sentirá incomodado”, diz ela.

Até agora, isso não aconteceu. Daniela se diz preparada para eventuais efeitos sobre sua carreira. “Subo no palco e observo o público. 


Procuro alguma mudança na maneira de me olhar”, diz ela. “Não dá para saber o que acontecerá.” 

É provável que não aconteça nada. Daniela é uma artista querida. Casou-se com uma mulher linda e simpática. 

O Brasil do século XXI, onde elas vivem e trabalham, aprende rapidamente a conviver com a diversidade. “Ajudamos as pessoas a deixar de ser invisíveis, porque nós mesmas não aceitamos ser cidadãs invisíveis”, diz Daniela. 

A história de amor dela com Malu – que tem luta política, paixão e cenas de comédia romântica – merece ter um final feliz.

 

INTIMIDADE REVELADA Malu, à esquerda, abraça Daniela na cerimônia de casamento das duas, em 12 de outubro (acima). Ao lado, as duas mostram suas alianças, em Paris. Elas dizem que, na divisão de tarefas domésticas, não existem conflitos. As duas fazem tud (Foto: Celia Santos e arq. pessoal)

INTIMIDADE REVELADA
Malu, à esquerda, abraça Daniela na cerimônia de casamento das duas, em 12 de outubro (acima)

Abaixo, as duas mostram suas alianças, em Paris. 

Elas dizem que, na divisão de tarefas domésticas, não existem conflitos. 

 

Fonte: Revista Época:

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...