Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

Aproveitamento do caroço de açaí

< / a >

segunda-feira, setembro 30, 2013

Segunda rodada da Jornada Formativa contempla campo e educação infantil



Cerca de 40 gestores das unidades municipais de educação infantil e do campo participaram da segunda etapa da 1ª Jornada Formativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), de 24 a 26, no auditório da Prefeitura de Parauapebas.


Com o tema “Práticas de Gestão”, a jornada teve como objetivo instrumentalizar os gestores escolares da rede municipal para as tomadas de decisão no cotidiano escolar e o reconhecimento da dimensão do papel que ocupam no cenário educacional local e nacional. 

A primeira etapa ocorreu na semana anterior, de 17 a 19, e também contemplou cerca de 40 gestores, só que das escolas de ensino fundamental.


Segundo Floriza Simões, gestora da Escola Alegria do Saber, localizada na vila Sanção, zona rural do município, o objetivo da formação foi alcançado com sucesso. “É meu primeiro ano à frente da escola. 

E, apesar de já ter experiência em gestão escolar, eu sentia a necessidade de aprofundar meus conhecimentos sobre a prática e de trocar experiências com outros colegas de profissão. 

E foi isso que fizemos. 

Já comecei a colocar em prática tudo o que aprendi durante a formação”, afirma.


Para Veronice Coelho, formadora da SEMED, durante o encontro houve alinhamento com os gestores acerca da concepção de ensino concebida pela rede municipal de educação. “Alinhamos a proposta de ensino que queremos implementar na rede, além de afinarmos nossa comunicação”. 

A formadora ressalta que, com a nova visão compartilhada pelos gestores, ficará mais fácil alcançar excelência na qualidade da educação.


Além dos gestores escolares, participaram da 1ª Jornada Formativa alguns dos responsáveis por setores dentro da estrutura organizacional da SEMED como Departamento de Inspeção e Documentação Escolar (Dide), Setor de Estatística, Divisão de Merenda e departamentos de Pessoal e Lotação. 

Na ocasião, os chefes de setor apresentaram as ações desenvolvidas pelos departamentos em que atuam; informaram sobre serviços oferecidos e novidades implantadas; e tiraram dúvidas sobre os procedimentos adotados em seus setores, colocando-se à disposição para colaborar com o que for necessário para o bom andamento das atividades educacionais do município.


Texto e fotos: Messania Cardoso

JUBILEU DE PRATA



Escolas apresentam resultado de trabalhos dos alunos

Várias escolas da rede municipal de ensino apresentaram à comunidade, nos dias 27 e 28, o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre a temática “Parauapebas 25 anos. O Brasil num só lugar”. 

A culminância encerra o projeto “Jubileu de Prata”, que envolveu todas as unidades educacionais, inclusive de educação infantil, com vistas a desenvolver atividades práticas e de pesquisa com os estudantes, abordando a temática em questão e fazendo com que eles se percebam sujeitos participantes da construção da história e do desenvolvimento da cidade.

A comunidade lotou as escolas para prestigiar as crianças em suas apresentações, que contemplaram canto, dança, musicais, paródias e exposições de trabalhos textuais, maquetes, desenhos e fotografias do município de Parauapebas.

Realizaram a culminância as unidades de educação infantil Gente Inocente, Sorriso de Criança, Criança Esperança, Moranguinho, Comecinho de Vida, Despertando o Saber e Ana Maria Machado, bem como as escolas de ensino fundamental Cecília Meireles e Antônio Matos e Domingos Cardoso, entre outras.

Desfile na Palmares II

Unidade de Educação Infantil Despertando o Saber, da Palmares II, encerrou seu projeto em forma de desfile e levou 70 alunos, ao som da fanfarra municipal, a marcharem pelas principais ruas da vila.

A comunidade não só parou para prestigiar o desfile, como também acompanhou os alunos até o destino final, a escola, onde os populares ouviram a diretora Deusamar Sales Matos destacar a importância de projetos como o “Jubileu de Prata” para o desenvolvimento cognitivo dos educandos.

“Ao trabalharmos a temática de forma dinâmica e lúdica, com músicas, desenhos, fantoches e simbologias, adaptando a linguagem da faixa etária, ensinamos aos alunos sobre sua própria história e oferecemos esse momento cultural à comunidade”, explica Deusamar.

Quadra Lotada!

A quadra da Escola Cecília Meireles ficou pequena para abrigar pais de alunos e convidados que foram prestigiar o encerramento do projeto. 


Desde o início, todos estavam a postos com máquinas e celulares ligados, prontos para registrar cada momento.

Segundo Fausta Xavier, mãe de João Manoel e Maria Tereza, alunos da escola, o evento foi “espetacular”. “Além da parte cultural, com os mais diversos tipos de apresentações, ainda tomei uma aula expositiva sobre a história do município. Aprendi muito”, relata Fausta.

Além das apresentações culturais, os trabalhos expostos chamaram a atenção dos visitantes. Num desses trabalhos havia o depoimento dos alunos do 4° ano sobre o bairro e a cidade no qual residem. 

A aluna Fabrícia Martins, por exemplo, demonstrou o quanto Parauapebas significa para ela. “Quero deixar um recado para vocês: vamos cuidar da nossa cidade porque, para mim, ela é muito importante”, registrou a estudante, alertando para a necessidade de preservar o ambiente urbano de um dos municípios com o maior crescimento populacional do país.

(Texto e fotos: Messania Cardoso)









A campanha Outubro Rosa 2013 foi lançada oficialmente ontem, na praça de alimentação do North Shopping Barretos.

 
O Instituto de Prevenção Ivete Sangalo do Hospital de Câncer de Barretos é responsável pela coordenação das várias ações que acontecem durante o mês de outubro, chamando a atenção da população para a importância da prevenção no combate ao câncer de mama. 
O lançamento no North Shopping foi a primeira grande ação da campanha.

A apresentadora e atriz Amanda Françozo foi a mestre de cerimônia do evento que contou ainda com show do cantor Kadu Velasco e foi fechado com uma apresentação do humorista cearense Tirulipa. 
A primeira dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andreza Junqueira Franco Marrelli, escolhida como a madrinha do Outubro Rosa 2013, falou aos mais de 5 mil clientes que lotaram as dependências do centro de compras barretense sobre a importância da prevenção do câncer.
 
Durante todo o mês de outubro, ações de conscientização e prevenção do câncer na mulher serão realizadas na cidade e na região.

2º Encontro Off-Road em Barretos

 
Com ajuda da chuva, que garantiu a lama que os “trilheiros” adoram, o 2º Encontro Off-Road em Barretos foi encerrado ontem, com mais de 200 veículos, entre jipes, picapes tracionadas, gaiolas e motos, participando do Trilhão do Tio Calil, na área rural do povoado de Contendas. 
Organizado pelos grupos Os Dependentes da Trilha e Barretos Off-Road, o evento contou com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, e foi visitado por centenas de pessoas, que acompanharam as disputas de motos e gaiolas na pista montada ao lado da Estação Cultura Placidino Alves Gonçalves, visitaram os estandes armados no local e assistiram apresentações de motocicletas no Freestyle Arte & Domínio, além de shows com violeiros.

Quem compareceu à Estação Cultura na sexta e no sábado, contou com a estrutura armada pela Prefeitura, como banheiros químicos e arquibancadas. 
Presente na abertura do evento, na noite de sexta, o prefeito Guilherme Ávila destacou a importância de eventos diferenciados para a atração de turistas para a cidade, movimentando a economia local e gerando vagas de trabalho e renda. 
Nas noites de sexta e sábado, cerca de 300 pessoas acompanharam as evoluções de motos com várias cilindradas no trecho de asfalto ao lado do prédio. 
Os participantes inscritos vieram de cidades como Monte Alto, Colina, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Guaíra, Franca e Frutal. “O evento cresceu muito em relação ao ano passado. 
Principalmente no domingo, pois muita gente veio apenas para o trilhão. 
E o Calil deve ter ajudado arranjando uma chuva”, festejou um dos organizadores, Jaime Pereira Junior, lembrando o membro do grupo falecido que dá nome à trilha no distrito de Contendas. 
Segundo ele, um grupo de jipeiros de Rio Preto já manifestou o interesse de marcar novos encontros em finais de semana apenas para fazer trilhas off road em Barretos.

REINAUGURAÇÃO DO RESTAURANTE POPULAR DE BARRETOS

MERCADÃO MUNICIPAL - 29.09.2013


Vereador Paulo Henrique Correa

Prefeito Guilherme Ávila falando aos presentes

Secretaria de Saúde promove programação do Dia do Idoso


















Comemorado oficialmente dia 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso terá uma vasta programação, onde cada Unidade de Saúde realizará atividades que envolvem a promoção da saúde dos idosos e a prevenção de doenças, com enfoque para as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, doenças respiratórias crônicas, infarto, câncer e outras.

Acompanhe a programação com data, horário e atividades realizadas por cada unidade de saúde

Centro de Saúde do Guanabara
Dia 1º (terça-feira), às 7 horas: caminhada em comemoração ao Dia do Idoso e em seguida café da manhã e palestra com nutricionista.

Dia 2 (quarta-feira), às 8 horas: teste de glicemia, teste de sífilis, aferição de pressão arterial (PA) e palestra sobre sexo na terceira idade.
Dia 3 (quinta-feira): atendimento do programa Hiperdia.

Centro de Saúde Altamira
Dia 1º (terça-feira), às 8 horas: palestra, aferição de PA, teste de glicemia e café da manhã festivo.

Centro de Saúde do Rio Verde
Dia 1º (terça-feira), às 8 horas: palestra, aferição de PA, teste de glicemia e café da manhã festivo.

Unidade de Saúde da Família Casas Populares
Dia 1º (terça-feira), às 8 horas: palestra, aferição de PA, teste de glicemia e café da manhã festivo.

Unidade de Saúde da Família Fortaleza
Dia 1º (terça-feira), às 8 horas: palestras sobre doenças prevalentes em idosos, lanche festivo e programação em igreja do bairro.

Unidade de Saúde da Família do Bairro da Paz
Dia 1º (terça-feira), às 8 horas: uma das equipes realizando atividade no CRAS do bairro e a outra com programação na própria unidade de saúde, além de palestras e lanche.

Unidade de Saúde da Família Liberdade I
Dia 1º (terça-feira), às 7 horas: caminhada em comemoração ao Dia do Idoso e depois café da manhã e palestra.

Unidade Saúde da Família Liberdade II
Dia 1º (terça-feira), às 7 horas: aferição de PA e teste de glicemia capilar; às 8 horas: alongamento, caminhada, palestra sobre sedentarismo e lanche.

Unidade de Saúde da Família do Novo Brasil
Dia 1º (terça-feira), às 8 horas: palestra sobre doença renal crônica e café da manhã.

Unidade de Saúde da Família Jardim Canadá
Dia 1º (terça-feira), às 8 horas: palestra, aferição de PA, teste de glicemia e café da manhã.

Unidade de Saúde Palmares I
Dia 1º (terça-feira), às 8 horas: palestra, aferição de PA, teste de glicemia e café da manhã.

Unidade de Saúde do Cedere I
Dia 1º (terça-feira), às 8 horas: palestra, aferição de PA, teste de glicemia e café da manhã festivo.

Unidade de Saúde Palmares II
Dia 24/10, às 8 horas: palestra, aferição de PA, teste de glicemia e café da manhã festivo.



Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 253 | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br