Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, janeiro 31, 2014

Especial Saaep: Iniciativa inovadora distribui água envasada a órgãos públicos


 

 

O sistema de envasamento de água de Parauapebas foi implantado no ano passado com o objetivo de reduzir custos dentro dos órgãos públicos municipais e oferecer um produto de qualidade aos servidores.

 




Com capacidade de produzir e envasar até 1.200 copos de água por hora, o processo de envasamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) funciona na Estação de Tratamento de Água II (ETA II) e conta com uma equipe de engenheiros e técnicos que acompanham de perto todo o processo de tratamento da água envasada.

De acordo com a coordenadora do envase, Natalia Santos, a água vem direto da ETA I, passa por um novo processo de filtração no laboratório e em seguida por filtro microbiológico e cloração. 

O controle físico, químico e microbiológico também é realizado diariamente por uma empresa especializada.

A coordenadora destaca que o processo de envasamento é inovador na cidade e está dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 

Ela sugere que os servidores e a população de forma geral conheçam todo o processo de tratamento da água fornecida pela prefeitura.

“Visitando as Estações de Tratamento de Água, a população poderá conferir todo o processo realizado com água até chegar às torneiras e a qualidade do produto”, recomenda a coordenadora. 

 Atualmente, no sistema de envasamento a produção é de 100 caixas por dia com 80 unidades de 240 ml cada, com custo de R$ 9,12 a caixa (R$ 0,19 a unidade), com economia de 54% em gastos com aquisição de água nos setores públicos.

As caixas utilizadas na embalagem dos copos são devolvidas pelas repartições e reutilizadas pelo Saaep. 

Assistente administrativa da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), a servidora Elza Loiola fala que a água envasada do Saaep representa o cuidado que a gestão tem com os servidores. 

“Essa é uma iniciativa muito boa, que demonstra a preocupação com a qualidade da água que bebemos durante nosso expediente de trabalho”,  
“Este ano deve haver mudanças na parte operacional, como os filtros e bombas. 

Vamos começar o envasamento de galão e fazer com que os bebedouros das escolas municipais sejam abastecidos com a água do sistema de envasamento”, informou o gestor do Saaep, Gesmar Costa.




Liliane Diniz

Núcleo de Imprensa | Ascom

Fotos: Anderson Souza e Irisvelton Silva

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...