Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, fevereiro 01, 2014

Comunidade do Acará terá núcleo de confecção de artefatos de caroços de açaí em escala comercial implantado por universitários da Faculdade Estácio do Pará ligados a ENACTUS.


A comunidade Boa Esperança, localizada no município do Acará, estado do Pará, no próximo dia 08 do corrente mês, receberá o grupo de estudantes universitários da  Faculdade Estácio do Pará, ligados a uma organização não governamental, ENACTUS cuja sede mundial fica nos Estados Unidos, para a implantação do núcleo de confecção de artefatos de caroços de açaí em escala comercial, como complemento do curso de capacitação para fabricação de diversos produtos utilitários, ministrado no ano passado, pelo criador da técnica inédita no mundo de aproveitamento desses grãos de forma sustentável, o professor, escritor, jornalista, blogueiro e artesão, Valter Desidério Barreto. 

 

Esta decisão foi tomada em uma reunião ontem a tarde no Centro Mags, na capital paraense, com a presença de seis universitários, representando  o grupo de 22 acadêmicos de diversos cursos de graduação na instituição superior acima citada.  

 

Nesta reunião, ficou acordado entre os universitários e o autor do projeto de implantação do referido empreendimento, artesão Valter Barreto, que a equipe de acadêmicos, assumirão a execução do mesmo, como também a coordenação, administração comercialização dos produtos confeccionados pelos membros daquela comunidade que fizeram parte do curso de capacitação para confecção de produtos à base de caroços de açaí. 

 

Ainda nesta reunião, ficou decidido que os universitários terão um prazo de seis meses, a contar do dia 1º de fevereiro a 1º de julho de 2014 para apresentar ao autor do referido projeto, o pleno funcionamento deste empreendimento, o que todos os presentes concordaram. 

 

Participaram da reunião os seguintes membros do TIME ENACTUS ESTÁCIO FAP.

GISELLY VIDEIRA

ANDREY AZANCOTH

EDSON DE OLEIVEIRA

ADEMAR CARDOSO

TIAGO SENA

DEYZIANE GUIMARÃES 

Vejam abaixo como  começou essa parceria vitoriosa.


Boa Tarde srº Valter, 


13: 47 do dia 20/05/2013.


Meu nome é Tamyres, tenho 22 anos e sou universitária. 

Faço parte de um projeto de solidariedade que esta sendo realizado na comunidade do baixo Acará. 

Esta comunidade esta passando por sérios problemas econômicos pois muitos agricultores de mandioca, macaxeira e açai venderam suas terras onde hoje são plantados dendê, e nessa plantação de dendê esta sendo utilizado muitos agrotóxicos que estão sendo escoados para água, que esta prejudicando o solo de muitas terras da região, com isso, a mandioca e macaxeira não se desenvolvem e a nossa farinha vai ficado mais cara e pode até desaparecer. 

Porém nós universitários junto com a Enactus (uma ong internacional), estamos desenvolvendo para implantar projetos de cuidados para melhoria do solo e da plantação, assim como palestras sobre educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Mas um dos pedidos da comunidade foi voltado para os jovens (moças e rapazes) que não se importam mas com a plantação, e nem com nada... São adolescentes que não estão vendo futuro onde vivem e com isso ficam desestimulados. 


Enfim, eu estava procurando uma forma de artesanato com caroços de açai para incentiva-los e aumentar a renda da comunidade e graças a DEUS achei um vídeo seu e de sua esposa, e gostaria de contar com esse casal inspirado por Deus para nos ajudar a mudar a vida desta comunidade, qualquer ajuda é bem vinda: cursos; palestras; oficinas de artesanato. 

Estaremos presente em todas as etapas de criação pois também me interessei muito pela sua arte. 


Por favor entre em contato o quanto antes, pois estamos ansiosos para iniciar essa área artesanal com os jovens e donas de casa da comunidade e lhe agradeço desde já pela sua iniciativa de levar o conhecimento que Deus deu a vocês para o mundo. MUITO OBRIGADO.


Atenciosamente,


Tamyres Reis

Valter Desidério Barreto valterbt@gmail.com
20/05/13

para tamyresreis
Boa noite Tamyres !
Obrigado por entrar em contato comigo para me falar sobre seu interesse no nosso trabalho com caroços de açaí.
O número do meu celular para contactar comigo é (94) 92146487.


Podemos conversar sobre esse assunto e conforme as conveniências tanto de sua ou da Ong que você representa como minha, poderemos fazer uma grande parceria.
De ante mão gostaria de fazer uma pequena correção sobre o termo usado para definir o nosso trabalho.


Nosso trabalho é denominado de ARTEFATOS DE CAROÇOS DE AÇAÍ, porque apesar de nós optarmos por fazê-lo de forma artesanal ele não está inserido no contexto de ARTESANATO, pelo fato de confeccionarmos produtos extremamente utilitários como, CADEIRAS,MESAS, ARMÁRIOS, JARROS, TAPETES e outros.


Cordialmente,
Valter Desiderio Barreto.

tamyresreis tamyresreis@bol.com.br
22/05/13


Bom Dia Valter,


Residimos em Belém na capital, eu e o grupo que trabalha em prol desta causa, se pudermos marcar para conversarmos o mais rápido possível, para que nossa parceria se concretize ficarei muito agradecida. 

No momento estamos tentando algumas parcerias de empresas privadas e prefeitura da comunidade, mas até o presente não tivemos retorno, com isso estamos utilizando nosso próprio dinheiro para que o projeto não pare. 

Nós somos muito unidos e com isso não vemos dificuldade, espero ansiosa que o senhor e sua esposa venham conhecer e abraçar a causa. 

Precisamos fazer o levantamento de como será feito sua visita, o que o senhor precisa para estar vindo até nós e até a comunidade, pois como não estamos tendo apoio de ninguém financeiramente, nós precisamos ir em busca do que for necessário para mudar a vida dessa comunidade e levar o projeto a outras famílias carentes. 

Preciso saber também de sua disponibilidade e o que possa fazer para nos ajudar.



Aguardo retorno,

Tamyres Reis
Comunidade do Acará

Tamyres e minha 1ª visita ao Acará

Comunidade do Acará recebendo certificado

 

 

 

 

 

 

 

Exposição na UEPA em Belém

 

O que é a Enactus?

A Enactus é uma organização internacional que mobiliza estudantes, acadêmicos e líderes de negócios que estão comprometidos a usar o poder da ação empreendedora para possibilitar o progresso no mundo. 

Guiados por professores conselheiros e especialistas em negócios, os estudantes participantes formam times em seus campi para criar e implementar projetos comunitários que empoderam pessoas para melhorar sua qualidade e padrão de vida. 

Essa experiência não somente transforma vidas, mas também ajuda os estudantes a desenvolverem o tipo de talento e perspectiva necessários para tornarem-se líderes eficazes e direcionados ao valor.



Sede Mundial Enactus 
1959 Leste Kerr Rua Springfield, Missouri, EUA 65803 +1 417.831.9505 contact@enactus.org



Filosofia da ENACTUS


A comunidade de estudantes, acadêmicos e líderes empresariais comprometidos com o uso do poder de ação empreendedora para transformar vidas e moldar um mundo melhor e mais sustentável. 


empreendedora-ter a perspectiva de ver uma oportunidade e talento para criar valor a partir dessa oportunidade;

ação e da vontade de fazer alguma coisa e com o compromisso de vê-lo através de, mesmo quando o resultado não é garantido;

nós, um grupo de pessoas que se vêem ligados de alguma forma importante, os indivíduos que fazem parte de um todo maior. 


Nosso Propósito 


Para permitir o progresso através da ação empreendedora.

Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne estudantes, acadêmicos e líderes empresariais que estão empenhados em usar o poder da ação empresarial para melhorar a qualidade de vida e padrão de vida para as pessoas em necessidade. 


Guiados por orientadores acadêmicos e especialistas em negócios, os líderes estudantis de Enactus criar e implementar projetos de capacitação da comunidade em todo o mundo. A experiência não só transforma a vida, ele ajuda os alunos a desenvolver o tipo de talento e perspectiva que são essenciais para a liderança em um mundo cada vez mais complicado e desafiador. 


Nosso Compromisso

Juntos, nós nos comprometemos a agir. Juntos, nós nos comprometemos a aplicar nossas paixões e talentos e idéias para impactar tantas vidas que pudermos. 

Não para distribuir ajuda às pessoas necessitadas, mas para trabalhar lado a lado com eles para criar oportunidades. 

Assim, cada pessoa e comunidade o que tocamos tem poder para viver de acordo com seu potencial.


Países
36
Universidades
1600
Alunos
66.500
Projeto Voluntários Horas
7400000 

Nossos Valores 


Imaginação

Toda crise cria oportunidades, cada luta oferece a oportunidade de redescobrir. Tudo o que fazemos nasce da capacidade de ver o potencial que outros não podem.

Parceria

Não há maior força para a mudança de uma equipe de pessoas que estão pessoalmente investido em outro, e nas vidas das pessoas que o seu trabalho se destina a servir.

Coragem

A vontade de experimentar, errar e aprender sobre a viagem para a criação de algo novo é tão crítica como a paixão para ter sucesso. Não há nenhum substituto para estar disposto a levar, especialmente quando o território a ser coberto é novo eo resultado é incerto.

Responsabilidade

Toda iniciativa ou projeto que empreendemos serão julgados por a única medida que interessa: como efetivamente criamos progresso duradouro e significativo na vida daqueles a quem servimos.

Determinação

Mudança significativa não é fácil. Ela exige a capacidade de superar obstáculos aparentemente intransponíveis e enfrentar desafios muitas vezes assustadores. Nós temos a persistência para fazer o que for preciso para alcançar os resultados que buscamos.

Curiosidade

Somos apaixonados em busca de novas perspectivas e suposições de longa data desafiadoras, porque sabemos que a liderança eficaz requer aprendizado contínuo.

2 comentários:

Maria das Dores Carvalho disse...

Enquanto a gente assiste pela televisão a falta de vergonha de políticos brasileiros que roubam os cofres públicos, condenados do mensalão pela prática de roubos nos cofres públicos sendo beneficiandos com arrecadação de dinheiro através de campanhas promovida por quem gosta de bandidos, para pagarem suas multas, prefeito no estado do Amazonas comandando rede de exploração sexual com menores de idade e deixando criança morrer por falta de socorro em avião porque o mesmo é usado para transportar adolescentes para satisfazerem seu apetite sexual, jovens universitários de Belém do Pará, se unem em torno de alternativas que visam levar a comunidades ribeirinha daquele estado paraense, projetos de aproveitamentos de matéria prima reciciclável para produzir produtos utilitários, garantindo a sustentabilidade de quem não tem aonde buscar recursos para a sua sobrevivência, ou até mesmo aumentar a sua renda familiar. Confesso que ao ler a matéria, não pude conter as minhas lágrimas diante do apelo que a universitária Tamyres Reys faz ao artesão Valter Desidério Barreto, para ajudar essa comunidade. Ainda bem que esse artesão tem uma alma nobre e atendeu o apelo desses jovens estudantes universitários que está fazendo a diferença nessa nova geração de jovens que se preocupam com o bem estar do seu próximo. Parabéns jovens universitários paraense pela lição de solidariedade e ação em prol do seu semelhante que vocês estão dando a todos nós, que muitas vezes fazemos vistas grossas para os problemas do nosso semelhante desasistidos pelos governantes do nosso país e por aqueles que podem ajudar e não ajudam por serem miseráveis e gananciosos. Parabéns artesão Valter Barreto, por sua atitude solidária em atender o apelo desses jovens estudantes universitários que mesmo passando por suas dificuldades financeira, não medem esforços para dar um pouco de si a quem está precisando, e finalmente, quero parabenizar essa ong ENACTUS que tem procurado despertar nesses jovens universitários, o espírito de empreendedorismo social, transformando os mesmos em agentes transformadores de um novo estilo de vida neste novo século, que é o de investir de forma voluntária no ser humano como o bem maior deste mundo. Abraços a todos.

Maria das Dores Carvalho. Manaus - Amazonas.

Blog do Valter disse...

Infelizmente esse projeto não se concretizou pela falta de responsabilidade e seriedade deste grupo de estudantes que dizendo-se representar a ong ENACTUS, usou de má fé não só com a comunidade do Acará, interior do Pará, assim também com o criador da técnica inédita de produzir produtos utilitários, a partir do caroço de açaí, como se vê as fotos nesta matéria.

Este projeto que levaria perspectiva de oportunidade de trabalho e renda para a comunidade carente ribeirinha do município do Acará, foi abortado pelo titular deste empreendimento artesão Valter Desiderio Barreto, pela desonestidade e irresponsabilidade deste grupo de estudantes que aparece nas fotos, porque não cumpriu um item se quer, do que fora acordado em reunião que ficou definida a parceria para a execução deste projeto em benefício daquela comunidade carente.

Hoje, esta atividade é desenvolvida em caráter empresarial através da empresa de aproveitamento de materiais recicláveis, "Coisas do Pará. Coisas do Brasil", que foi criada com a finalidade de produzir diversos produtos utilitários à base de caroços de açaí, para a comercialização em escala comercial. Quem interessar se dedicar a essa atividade com fins comerciais é só através de compra de FRANQUIAS da empresa proprietária desta marca.

Valter Desiderio Barreto. Sócio Diretor.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...