Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Milhares de peixes são encontrados mortos às margens do Rio Piracicaba

Animais foram avistados nesta quarta na região da Estrada do Bongue.
Com a estiagem, manancial enfrenta a maior seca nos últimos 50 anos.

Do G1 Piracicaba e Região

Milhares de peixes são encontrados mortos no Rio Piracicaba, em Piracicaba (SP), nesta quarta-feira (12). Não há informações se o ocorrido é devido à seca ou vazamento de algum produto químico.  (Foto: Paulo Ricardo/Futura Press/Estadão Conteúdo)Peixes foram encontrados mortos no Rio Piracicaba (Foto: Paulo Ricardo/Futura Press/Estadão Conteúdo)
 
 
Milhares de peixes foram encontrados mortos na tarde desta quarta-feira (12) no Rio Piracicaba (SP). Várias espécies diferentes boiavam às margens do manancial, que vive a seca mais rigorosa para o período nos últimos 50 anos. Não foi a primeira mortandade verificada neste verão no trecho. No último dia 3, a reportagem do G1 já havia flagrado a situação, mas em menor proporção.

Peixes mortos são encontrados no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros) 
Milhares de peixes foram achados mortos no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)
 
 
Os peixes foram encontrados mortos às margens da Avenida Jaime Pereira, conhecida como Estrada do Bongue, e algumas pessoas aproveitaram-se da situação para recolher os animais.

Nenhuma autoridade esteve no local até 15h desta quarta-feira para dar posicionamento oficial sobre as causas da mortandade.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou, via assessoria de imprensa, que não teve informações sobre a morte de peixes em Piracicaba, mas afirmou em nota que a possibilidade de morte de peixes é maior com a vazão do Rio Piracicaba baixa e que vai averiguar a questão.

Milhares de peixes são encontrados mortos no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal) 
Milhares de peixes são encontrados mortos no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)
 
 
Poluentes

A baixa vazão do manancial aumenta a concentração de poluentes, situação que afeta toda a vida aquática.


Segundo a professora de ecologia Silvia Regina Gobbo, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), a seca estimula a proliferação de microorganismos, que consomem o pouco oxigênio ainda presente na água. "É o que causa mortandade de peixes em massa."

A presença de sujeira e lixo no leito do manancial, o que a especialista chamou de "hábito cultural nefasto", traz ainda o risco de contaminação da água por metais pesados e outras substâncias químicas de componentes plásticos e de aparelhos eletrônicos.

"O prejuízo não se restringe à vida aquática, mas também às pessoas que utilizam o rio para pescar ou para o lazer. Nestas condições, ficam expostas a infecções e problemas de saúde", afirmou a professora.

Peixes mortos são encontrados no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros)Peixes de diferentes espécies foram encontrados mortos no rio (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)
 
Milhares de peixes são encontrados mortos no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)Milhares de peixes foram encontrados mortos no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)
 
Milhares de peixes são encontrados mortos no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal) 
Rio Piracicaba enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)
 
 
saiba mais
A RESPOSTA PARA ESSA CATÁSTROFE COM A NATUREZA ESTÁ NA BÍBLIA SAGRADA.

OUVI a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro. Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados. Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda, porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote.  OSÉIAS 4: 1 a 4.



  Valter Desiderio Barreto.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...