Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 14, 2014

Como se faz oposição política?


article image
 
















O PMDB tem sido o melhor partido de oposição do governo 





AULA DE POLÍTICA

Como se faz oposição política?

Oposição política se faz com a confrontação ininterrupta de valores, obstrução das pautas políticas e desgaste midiático. 

Ninguém tem feito isso tão bem quanto o PMDB

por Bernardo Santoro
11 de março, 2014


Está na hora de admitirmos: o melhor partido oposicionista ao governo PT nos últimos tempos tem sido o seu principal sustentáculo na Câmara, o PMDB, especialmente na figura do Deputado Eduardo Cunha.

Por que eu digo isso? 
Oposição política se faz com a confrontação ininterrupta de valores, obstrução das pautas políticas e desgaste midiático. 
Ninguém tem feito isso tão bem quanto o PMDB e Eduardo Cunha.

Na confrontação de valores, Eduardo Cunha está criando no imaginário coletivo várias dualidades:

1 -Parlamento X Presidência:  o discurso de Cunha está sempre impondo a ideia de que o Parlamento está sendo tratorado pela Presidência, criando para o povo a ideia de que o PT é autoritário. 
O PSDB não conseguiu, em momento nenhum, construir essa ideia, e no momento em que essa situação se mostrou concreta, no caso do mensalão, o Min. Joaquim Barbosa se tornou a figura proeminente da luta contra o autoritarismo, enquanto o Sen. Aécio Neves, quando teve a chance, em 2005, ao invés de aplicar o impeachment ao Lula, resolveu salvá-lo.

2 – Liberdade X Intervenção: na discussão do Marco Civil da Internet, Eduardo Cunha tem jogado para a opinião pública a ideia de que a nova regulamentação é interventora (o que é verdade), inclusive com uma frase que estampou vários jornais do país que é simplesmente fantástica (“queremos a internet livre de governo”). Não se houve falar em PSDB.

3 – Politicagem X Democracia: nesse campo, Eduardo Cunha está conseguindo desvencilhar o PMDB da pecha de politiqueiro ao defender a entrega de todos os cargos e a saída do partido do campo governista, com um discurso sólido. 
O PSDB poderia estar nesse momento bombardeando os dois lados com um discurso de que essa briga é por cargos, e não ideológica, mas nada se ouve a respeito.

Ainda na oposição de valores, até o pequeno para médio PSC, com o Marco Feliciano, conseguiu mais destaque ao opor valores do que tucanos e democratas. 
O PSC foi o principal partido de oposição ao PL 122 (lei da criminalização da homofobia) que foi arquivada.

Na obstrução de pautas políticas, Eduardo Cunha conseguiu diuturnamente nos últimos meses trancar a pauta e parar as reformas progressistas do PT. 
Em quase 12 anos de oposição, PSDB  e DEM só derrotaram o governo, de fato, uma vez (o fim da CPMF).

No desgaste midiático, cada vez mais se vê Eduardo Cunha falando mal, não só como políticos, mas como pessoas, das lideranças do PT.

E aqui fica a pergunta: porque PSDB e DEM não conseguem se mostrar eficientes como oposição?

Talvez lhes falte convicção ideológica para se mostrarem como alternativa aos valores do PT. 
Talvez estejam cercados de má assessoria de imprensa e de marketing. 
O fato é que isso precisa ser consertado com urgência, pois se a verdadeira oposição brasileira hoje ocupa a Vice-Presidência da República, no momento das eleições faltará alternativa verdadeira ao povo brasileiro.



Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...