Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 26, 2014

Reunião define melhorias para as comunidades indígenas Xikrin

Com a proposta de alinhar as ações que beneficiam a comunidade indígena e a atender demandas que foram expostas ao governo municipal, o chefe de gabinete, José de Fátima e representantes das secretarias municipais de Obras, Serviços Urbanos, Produção Rural e Educação reuniram-se com representantes indígenas na manhã desta terça-feira (24).


Fotos: Anderson Souza | Ascom

Liliane Diniz
Núcleo de Imprensa | Ascom

De acordo com o coordenador de relações indígenas, Girlan Silva, a reunião debateu um conjunto de demandas históricas das aldeias Kateté, Djudjêkô e Ôodjã.  

“Hoje foi um alinhamento entre as aldeias e as secretarias envolvidas no processo de algumas melhorias para o setor indígena que já vem sendo debatido desde 2013”, explicou o coordenador.

Girlan ressaltou que atualmente existem algumas prioridades como: a reforma da casa do índio, a recuperação da estrada de acesso às aldeias, a pista de pouso e a cobertura das quadras de esporte, construção de campo de futebol, assim como a construção das unidades de saúde.
Na oportunidade, os representantes das secretarias explicaram aos indígenas o andamento de cada processo, como é o caso das demandas direcionadas à Secretaria Municipal de Obras, que já possui processo de licitação em andamento para melhoria das estradas.
Ficou definido que na próxima sexta-feira (28) uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fará uma visita às aldeias para levantar as necessidades quanto à iluminação e a instalação de container para o descarte do lixo. 
Já a equipe da Secretaria Municipal de Obras deve visitar os locais na primeira semana de abril para averiguar o local da pista de pouso e ainda as condições das estradas.
Uma próxima reunião deve ser marcada com o gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) para resolver os problemas relacionados aos poços artesianos e bombas de água.

Solicitações já atendidas

Criação do Setor de Educação Escolar Indígena;
Contratação de professores indígenas;
Fornecimento de materiais esportivos para futebol e futsal;
Legalização e regularização das escolas municipais, com devida constituição de direção escolar e coordenação pedagógica adequada;
Entrega das escolas das aldeias Ôodjã, Djudjêkô;
Reforma e ampliação da escola da aldeia Kateté;
Serviço de emergência nas estradas de acesso às aldeias.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...