Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, abril 24, 2014

Governo Jatene implanta "Central de Medicamentos" para facilitar a articulação entre as unidades prestadoras de serviços de saúde.


 


Minhas amigas e amigos,

Tenho recorrentemente comentado que a sociedade brasileira precisa ser incentivada a desenvolver e praticar o conceito de pertencimento coletivo, de uma forma que nos ajude a compreender o público como algo que é financiado por toda a sociedade, logo, todos têm o direito de usar, mas, também, o dever de cuidar.

Entendo que vivemos uma grave crise de esgarçamento das regras de convivência coletiva e valores, a qual alimenta a descrença e o descrédito, gerando desesperança e medo, que só nos deixa saldos negativos, como: a falência das instituições e serviços públicos; o crescimento da violência em todas as suas formas; a quebra de correspondência entre direitos e deveres; o “salve-se quem puder e como puder”.

Nesse cenário, mais do que nunca, atos, manifestações e gestos que ajudem a recuperar a esperança, a força do coletivo, a credibilidade das instituições, o binômio Direito x Deveres e a essência do que é público, devem ser praticados e valorizados. 

Assim, recentemente, com o objetivo de racionalizar o gasto público com remédios, melhorando a qualidade das compras, armazenamento e distribuição de medicamentos – despesas importantes na saúde – implantamos uma “Central de Medicamentos” para facilitar a articulação entre as unidades prestadoras de serviços de saúde.

Evitando, por exemplo, a falta de um remédio em uma unidade enquanto está sobrando em outra, contribuindo ainda para quebrar a velha e equivocada noção de que cada hospital é um “feudo” que pertence à sua direção ou aos que lá trabalham. 

A central reforça a ideia de complementariedade e de que o serviço de saúde pública será tanto melhor, quanto melhor for o atendimento em todas as unidades.

É claro que a mudança de procedimentos sempre exige ajustes, mas experiências bem sucedidas têm nos inspirado e sei que ganharemos qualidade, especialmente pela decisão e atitude que tomamos ontem e que se constitui no objetivo central desta postagem.

Amigas e amigos,

Minha experiência, enquanto servidor público me ensinou que a racionalidade que pode ser obtida com a centralização em determinadas áreas, pode render resultados muito maiores se forem a ela agregados mecanismos específicos e eficientes que permitam a transparência e o tão sonhado controle social.

Assim, para aumentar justamente este controle, assinei ontem um decreto que permite as entidades que reconhecidamente atuam na área de saúde, como associações, conselhos e instituições que promovem o controle de gastos públicos, após o devido cadastro na Sespa, passem a ter uma senha que permita o acompanhamento pela Internet do estoque de medicamentos da secretaria.

Em tempo real poderão ser acessadas informações, como preços de compra dos remédios, saldos e movimentações no estoque e outras necessárias para o pleno exercício do controle social. 

O decreto prevê, inclusive, a “inspeção cidadã”, onde as entidades agendam visitas à Central de Medicamentos do Estado.

Sem dúvida este é mais um passo que, exercido de forma responsável por todos os atores envolvidos, reforça o sentimento de pertencimento do verdadeiro sentido de público e que pode contribuir, de uma forma significativa, para a racionalização da oferta de medicamentos, com a sociedade utilizando as ferramentas disponíveis, para realizar de forma efetiva o controle e fiscalização numa área tão sensível.






COMENTÁRIOS:


Você, Anderson Souza e outras 422 pessoas curtiram isso.

Isto me parece ser Política Pública com transparência e decência!

PARABÉNS !!! Pela corajosa atitude pois a efetiva participação da sociedade no controle social deveria ser praxe, desta maneira o sr. esta contribuindo para a quebra do paradigma do Estado autoritário que pode tudo e, principalmente, para a quebra do "status quo" da corrupção.  

Dai a césar o que é de césar. É sim, uma bela iniciativa. Resta aos "atores envolvidos" como bem colocou o Governador, serem responsáveis (no sentido moral da palavra) pelo correto andamento desse controle. Parabéns.

Transparência e sempre fundamental meu governado,principalmente para os legos deixando informados dos investimentos realizados pelo nosso governo...aproveitando o comentário estou triste pelo que chegou ao meu conhecimento Hj que os nossos queridos e amados professores já estão querendo paralisar as aulas novamente....meus querido mestres isso não e justo para com seus alunos eles são os únicos prejudicados...sinto muito só que a classe tem que ver que isso e no Brasil...vcs como meu governador Pq Tbem e um mestre fazem parte da melhor e principal profissão do Brasil(falo pelo meu país)...Entao peço a Deus que ilumine está negociação de vcs para que os alunos das escolas públicas não sejam novamente prejudicados...

Muito importante este acompanhamento tanto para a sociedade quanto aos funcionários públicos.. Parabéns Governador,mais uma excelente iniciativa.

Fiscalizar é preciso .O povo tem esse direito. Todos temos compromisso: os gestores e servidores públicos e a população. Parabéns governador.

A esse ato chama-se coragem! Coragem de fazer obra que não se vê , mas que se sente sem o sensacionalismo da idéia , e que condutas como esta afastam o caos. Parabém governador pelo seu republicanismo

Muito boa a iniciativa e sinal de transparencia e responsabilidade #jatenedenovo

Essa politica publica da central e do controle pelas entidades deu certo aqui em Paragominas, parabéns governador jatene

Vá em frente pois nosso Pará precisa muito de pessoas como você.

Parabens Governador por mais uma iniciativa para beneficiar o povo de nossa terra.

Parabéns governador. A otimização dos recursos aplicados e a moralização dos meandros internos e externos do suprimento/abastecimento/estocagem/distribuição/dispensação passam por aí. Para quem ainda pensa política de forma populista, eleitoreira e oportunista, isto não dá voto. Para quem pensa administração pública com seriedade, SHOW DE BOLA, NOTA DEZ! Tomara que o povão paraense saiba fazer a escolha certa para mais quatro anos de competência, organização e probidade na "coisa pública".

Parabéns governador, dito e feito!!!

Excelente trabalho governador!

Parabens, conte comigo e minha familia pra continuar esse trabalho maravilhoso

Deus te abençoe governador, que Deus possa te ajudar a governar o Pará

Parabéns, Governador! O povo do Pará, se quiser, pode acompanhar....transparência, coragem, atitudes visando o bem da população!

to com vc governador.

Gostei Parabéns

Um gestor altamente preparado . Parabéns por mais um benefício voltado ao coletivo.

Mto satisfeito com isso. Tb fico feliz quando v. Exa. Lembra a estes oligarcas que o povo e que e dono dos negócios públicos. OBg.

Parabns nosso governador!...isso q eh trabalho...

Muito bom parabéns governador

Parabéns pela iniciativa,resta agora para o serviço ser completo e eficiente expurgar os incapazes,incompetentes que estão no lugar errado(entre o empreendimento e o povo), pois nada adianta como foi bem escrito acima se temos pessoas que não querem que nada aconteca. Prestem bem atenção nisto.(Henrique Bouth)

Ma Sp  
Muito bom Governador, divulgue para que a sociedade saiba da sua administração competente.

Sabias palavras Governado parabéns só acha motivos pra falar, mal os empregados do Jader Barbalho que são um monte de pela soco

Sabias Palavras Governador...Parabens

Eu acredito na administração desse governo...

Parabens meu governador....espero que os servidores finais possam colaborar, pois tem deles que quanto pior melhor. Deixando de exercer sua funcao princioal de servir os cidadaos. Obrigado Jatene e vamos a luta pela releicao...Para o PARA nao parar de crescer Jatene outra vez.

No dia que o povo tomar a consciência de pertencimento,de que o público é principalmente nosso também vai saber votar.

Parabens meu governado por se preocupar pelo povo

Parabéns governador

Realmente o descrédito, a tristeza a incerteza o medo toma conta das pessoas e nos apavora e um sentimento de impotência enorme... Já vivi e senti na pele o q é depender de atendimento público de saúde. Profissionais de saúde sem o menor sentimento de humanidade. O programa de humanização da assistência hospitalar não consegue funcionar( já fui participe da implantação desse projeto na Santa Casa há alguns anos ). Uma simples vacinação contra gripe não se consegue ter com dignidade, qualidade, respeito... Só pra v. Exa ter idéia minha mãe foi ontem no posto de saúde do guamá e foi muito mal atendida por uma servidora q dizia a todo instante... A vacina já vai acabar, porq q vcs resolveram vir tudo hoje no primeiro dia de vacinação voltem amanhã .... Infelizmente é assim q somos tratados .... Quem vai buscar o serviço e mal atendido e quem atende parece que também não esta satisfeito com a profissão que escolheu. Sou servidora pública hoje não atuo na minha área mais sei um pouquinho de como funcionam as coisas nessa área, lamentável. Muito lamentável.


O sr governador deveria ser mais vigilante quanto as indicações que faz pois o que se vê são pessoas despreparadas à frente de um órgão público, pessoas que se dão o prazer de "perseguir" o funcionário como se isso fosse um prêmio. Digo isso baseada em 29 anos de serviços dedicados à Educação Especial do Pará, com formação na área e nenhuma oportunidade de devolver os ensinamentos recebidos durante especialização stricto sensu.

O homem tem quase cem mil fumcionários. Tú quer cem mil santinhos? Espera quando for pro céu

jogue duro governador, trabalhe dia e noite pelo seu povo.

Sr governador o comentário que fiz diz respeito aos Funcionários Públicos que vivem e convivem na dialética, não falei de santidade , sei bem que o senhor entendeu. Agradecida!

politicas públicas sim precisamos e isto deve ser o inicio de uma coragem e transparencia a sociedade efetiva

Antonio Henrique Batista Ivan Silveira da Costa, sugiro você tecer aqueles comentários na pagina do governador, pois você representa uma entidade importante

Ivanilda Vieira Gov. o senhor está de parabéns pelo trabalho que está fazendo em nosso Estado,quem anda pelo interior do Pará pode perceber estive em Abaetetuba e Barcarena e estou feliz demais pelo tratamento dado as rodovias desses municípios não somente asfalto mas também pontes de concreto. #Jatenhocandidatoagovernador 
valeu governador o Pará agradece.

Arct-Pa Governador, nossos parabéns pela corajosa iniciativa. Tudo isso é para que os pacientes não fiquem sem medicamentos como está acontecendo nos hospitais. Estamos muito agradecidos e esteja certo que estaremos lá para somar e ajudar o Pará a sair dessa triste historia de falta de medicamentos. BRAVOOOOOOO!!!!!

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...