Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, abril 28, 2014

Produtores de Cedro recebem certificado.

Foto


Em parceria com o Sebrae e o Senar, a Prefeitura Municipal capacitou cerca de 30 produtores rurais do distrito Vale do São Miguel (sede Agrovila). 
Solenidade de certificação ocorreu quinta-feira (17/4)
Cerca de 30 produtores rurais do município de Cedro, no distrito Vale do São Miguel (sede Agrovila), receberam o certificado de participação do Programa Negócio Certo Rural, desenvolvido por meio da parceria entre Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). 
O Curso foi realizado na sede e na zona rural do município.

Presentes à solenidade de certificação o prefeito Nilson Diniz; o secretário de Agricultura, Rubenilson Alves; o gerente do escritório da Emater-ce local, José André; o articulador do Sebrae na região Centro-Sul do Ceará, Alcides Marques; o presidente do Sindicato Rural de Cedro, José Ferreira; o ex-secretário de Agricultura João Batista de Moura, além de vereadores, presidentes de Associações e moradores.

Tudo pela qualificação do produtor rural

Para o ex-secretário de Agricultura, a sistemática básica de o curso é possibilitar ao produtor rural gerenciar seu próprio negócio. 
“O curso alternou aulas práticas com aulas teóricas, com ajuda de instrutores”, esclareceu Batista de Moura.

De acordo com o articulador do Sebrae, o município de Cedro tem sido beneficiado com diversos cursos. 
Alcides Marques explicou que a presente parceria com a Prefeitura tem por meta profissionalizar os produtores rurais com vistas à sua sustentabilidade. 
“Demos passo importante nesse sentido”.

Empreender

A Secretaria Municipal de Agricultura em Cedro tem ampliado ações no município, visando à melhoria da qualidade de vida na zona rural; entre os benefícios, está o incentivo ao empreendedorismo de sucesso. 
“Todos que receberam os certificados estão preparados para transformar suas atividades em empreendimentos lucrativos”,explicou Rubenilson Alves.

Nilson Diniz ratificou a importância de parcerias como essa entre a Prefeitura, o Sebrae e o Senar. 
“Encontrar oportunidade de trabalho através desses cursos, mediante a capacitação profissional para incremento da fonte de renda no campo, é bom sob todos os aspectos, inclusive para o intercâmbio entre o produtor rural e o poder público municipal”.

O prefeito citou ainda os benefícios que chegam ao município via governos Federal e Estadual, entre eles as cisternas de polietileno, o abastecimento de água, a recuperação de estradas vicinais.

Resultados

José Humberto Facundo, presidente de Associação de Ovinos e Caprinos de Cedro, produtor de cabras no Distrito de Várzea da Conceição (Curralinho),parabenizou a administração municipal pela iniciativa de levar capacitação aos produtores. 
“A gente está tendo uma noção muito boa de como administrar o nosso negócio, com profissionalismo e competência”, salientou.

O que alavancou a criação de ovinos e caprinos no município foi à realização da I EXPO CEDRO, em 2013, durante as festividades da Semana de Emancipação política. Na ocasião, José Humberto conquistou o primeiro lugar no quesito qualidade.

O apicultor Gildevan Vitor (Sítio Olho D’água) destacou a importância da capacitação na zona rural, e conta como a vida mudou depois do curso Negócio Certo Rural. 
 “Antes a gente investia muito errado, não tinha conhecimento e não sabia o que entrava e gastava, além de não saber como diminuir as despesas”, ponderou.

Outros cursos estão sendo programados para as comunidades rurais, para a melhoria da renda de produtores e mulheres do campo.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...