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quinta-feira, maio 29, 2014

Centro de informações institucionais da Prefeitura Municipal de Parauapebas



Conhecida como Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Parauapebas-ASCOM, este órgão de comunicação da administração pública municipal, é de suma importância para dar visibilidade a todas as ações do governo na pessoa do seu gestor municipal. 

Denomino-o de Centro de Informações Institucionais, porque é dali que partem todas as informações das ações do governo municipal através de suas secretarias, como também do gabinete do governo. 

Para que você entenda melhor como funciona uma assessoria de comunicação em um setor público ou privado, prossiga lendo o texto que se segue. 

O que é Assessoria de Imprensa


Serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio freqüente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral. 

Esses veículos são os jornais diários; revistas
semanais, revistas mensais, revistas especializadas, emissoras de rádio, agências de notícias, sites, portais de notícias e emissoras de tevê.

Um trabalho continuado de Assessoria de Imprensa permitirá à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na
sociedade. 

Nesse sentido, no Brasil, quem costuma coordenar esse tipo de serviço são profissionais formados em jornalismo. 

Eles é que determinam o que é ou não notícia para ser enviado para a imprensa.  

Caso algum veículo de comunicação se interesse pelo assunto divulgado pela assessoria de imprensa utilizará o texto para publicar notas ou agendar entrevistas. 

Tanto a publicação de notas, como o agendamento de entrevistas e a

publicação posterior de informações, são gratuitas. 


Chamamos de mídia espontânea. 

Não se paga por essa publicação. 

Se Paga para a assessoria trabalhar de forma a

conseguir esse resultado. 


O que é Assessoria de Comunicação ?


A ampliação das atividades das Assessorias de Imprensa nos últimos anos levou o profissional jornalista a atuar em áreas estratégicas das empresas, tornando-se um gestor de comunicação. 

E isso privilegiou a integração de outros profissionais – relações públicas, propaganda e publicidade numa equipe multifuncional e eficiente.


Ao jornalista têm-se aberto oportunidades de atuar como estrategista na elaboração de planos de comunicação mais abrangentes. 

Esses planos devem privilegiar uma comunicação eficiente não apenas junto à imprensa, mas posicionando as organizações de forma a estabelecer uma interlocução com ética e responsabilidade social, comprometida com os valores da sociedade junto aos seus mais diversos públicos. 


Nesse sentido as organizações podem contar com equipes de assessorias de comunicação internas ou terceirizadas, cujas funções são:

criar um plano de comunicação (estabelecer a importância deste instrumento tanto no relacionamento com a imprensa como os demais públicos internos e externos); colaborar para a compreensão da sociedade do papel da organização; estabelecer uma imagem comprometida com os seus públicos; criar canais de comunicação internos e externos que divulguem os valores da organização e sua atividades; detectar o que numa organização é de interesse público e o que pode ser aproveitado como material jornalístico; desenvolver uma relação de confiança com os veículos de comunicação; avaliar freqüentemente a atuação da equipe de comunicação, visando alcance de resultados positivos; criar instrumentos que permitam mensurar os resultados das ações desenvolvidas, tanto junto à imprensa como aos demais públicos; preparar as fontes de imprensa das organizações para que atendam às demandas da equipe de comunicação de forma eficiente e ágil. 


PERFIL DO PROFISSIONAL 


Ao assessor de comunicação compete facilitar a relação entre o seu cliente – empresa, pessoa física, entidades e instituições - e os formadores de opinião. 

No leque de atividades do assessor há destinatários definidos conforme a área de atuação. 

Ele pode coordenar ações de Relações Públicas, Imprensa, Publicidade e Propaganda e mais recentemente tem incorporado ações de cunho institucional identificadas pela assimilação de estratégias de marketing.


Embora o mercado de trabalho sinalize para a comunicação integrada, perdura o modelo em que os profissionais de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda têm áreas específicas sob seu comando, assim como é função do Jornalista o relacionamento direto com a Imprensa. 

O futuro que se desenha no mundo moderno da comunicação social dá alertas bem nítidos para as chances de o jornalista obter êxito em funções estratégicas nas organizações em geral (vide o capítulo Apresentação). 

No entanto, as ações do jornalista-assessor terão maior chance de sucesso, quando o assessorado estiver bem orientado sobre como os veículos de comunicação funcionam, como os jornalistas atuam e quais as características de cada mídia.


Nas relações assessorado-imprensa-cliente o que vale é a credibilidade baseada na ética e no pressuposto de que para o jornalista de redação a matéria-prima de seu trabalho é a informação com alto potencial de se transformar em notícia. 
 
A conquista da confiança entre eles se consolida quando o assessorado ganha status de excelente fonte de informação. 
 
E essa relação da conquista de confiança também se estende para os demais públicos afins. 

Com o advento do Código do Consumidor, da criação dos Serviços de Atendimento ao Consumidor e da figura do Ombudsman/Ouvidor, novas tecnologias de informação (Internet, ipod, celulares etc), não há mais como se privar de estabelecer canais de comunicação eficientes, sob pena de se perder mercado, credibilidade e estar fadado ao insucesso.
 
Para as organizações sérias e comprometidas, o instrumento de comunicação é o que permitirá seu reconhecimento perante a sociedade, principalmente neste novo milênio em que o mundo globalizado elevou a informação a um produto de grande valor.


Um assessor eficiente facilita a relação entre o seu cliente - empresa, pessoa física, entidades e instituições e os veículos de comunicação. 

Cabe a esse profissional orientar seu assessorado sobre o que pode ser notícia, que interessa aos veículos e à sociedade, o que não interessa e o que deve, ou não, ser divulgado.
 
A quem contrata seus serviços, o assessor deve explicar o funcionamento e a característica de cada veículo de comunicação e as peculiaridades de cada mídia. 

Deve atuar como um consultor estando atento às oportunidades e sugerindo alternativas compatíveis com as necessidades dos assessorados. 
 
O assessor de imprensa deve ter consciência de que sua credibilidade depende de um bom relacionamento com os jornalistas dos veículos de comunicação, pautando-se sempre pela transparência e por uma postura de colaboração. 

Essa atitude pode valorizar a informação que o assessor de imprensa está divulgando, podendo ampliar os espaços de mídia espontânea. 


ÁREAS DE ATUAÇÃO 


Nas médias e grandes corporações a área de Comunicação Social abrange três profissionais. 

São eles jornalistas, publicitários e relações públicas. 

Um destes profissionais pode ser o responsável pela área de comunicação das empresas, instituições ou entidades. 

No entanto, dentro do leque da Comunicação teremos os serviços de Assessoria de Imprensa que devem ser coordenados e executados exclusivamente por jornalistas habilitados. 

Da mesma forma, as áreas de Relações Públicas e de Publicidade e Propaganda. 

Todos devem estar integrados para desenvolver

um trabalho de comunicação eficiente e produtivo nas empresas, entidades ou instituições em que

atuam.



Fonte: 

Departamento de Mobilização em Assessoria de Comunicação da
FENAJ.

As fotos são do "QG" da comunicação institucional da Prefeitura Municipal de Parauapebas, representadas pelos servidores responsáveis pelas informações precisas das ações do governo Valmir Queiroz Mariano.

Parabéns a toda equipe de 

profissionais da Ascom!


Valter Desiderio Barreto.


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